Pular para o conteúdo
Home > Gestão de Pessoas > 5 dicas de como identificar talentos na empresa
Home > Gestão de Pessoas > 5 dicas de como identificar talentos na empresa

5 dicas de como identificar talentos na empresa

Como identificar talentos na empresa

Identificar talentos na empresa, sem dúvida alguma, é uma das chaves de sucesso de uma organização que deseja evoluir e crescer exponencialmente.

Todas as empresas são formadas pela motivação, satisfação e engajamento dos seus colaboradores – e não é “aleatoriamente” que os gestores estão cada vez mais direcionados a compreender de forma mais profunda aqueles que fazem parte de suas equipes.

Além de ser uma estratégia favorável em relação à parte financeira, a identificação de talentos na empresa aumenta a produtividade da equipe, pois seus integrantes entendem que seus gestores têm o intuito de lhes proporcionar crescimento e um plano de carreira.

Antes de buscar por novos talentos e gastar com contratações e treinamentos, as empresas têm buscado reter colaboradores qualificados – o que garante resultados extremamente positivos, tanto para a organização, quanto para os funcionários.

Você precisa de ajuda para identificar talentos na empresa? Confira nesse artigo as dicas que preparamos para alavancar a sua gestão nessa hora!

Antes de mais nada, o que é um talento?

No ramo profissional, talento é o colaborador que já está alinhado à cultura organizacional, aos valores e às metas da empresa na qual trabalha. Mas, ele também pode ser a pessoa que se alinha com facilidade a tais valores, e aceita de forma positiva a missão da organização.

Muito mais do que mostrar trabalho, um talento possui ideias críticas e procura sempre analisar se o que ele faz, agrega valor ao negócio. Além disso, ele se diferencia com sua responsabilidade e desempenho.

Como consequência do comportamento e ações de um talento, esse profissional se torna uma inspiração aos outros colaboradores, o que garante à empresa uma evolução contínua em que todos são beneficiados.

O que é retenção de talentos?

De forma sucinta, reter um talento significa motivar um profissional para que ele permaneça na empresa e queira construir sua carreira nela. Ou seja: tornar a empresa um lugar de evolução, de modo em que seja atrativa e não faça nenhum colaborador desejar outra oportunidade de trabalho.

Porém, reter um talento requer algumas ações e políticas que estimulem a vontade de permanecer na organização.

A retenção de talentos promove inúmeros benefícios a uma empresa, dentre eles estão:

  1. Redução de custos com processos seletivos e treinamentos;
  2. Construção de um clima saudável e harmonioso no ambiente de trabalho;
  3. Aumento no engajamento e na produtividade dos colaboradores;
  4. Visão de futuro e vontade de crescer junto aos profissionais e empresa;
  5. Sensação de pertencimento, valorização, entre outros.

Como identificar talentos na empresa?

Agora que você já sabe um pouco sobre conceito e a importância de identificar e reter talentos em uma empresa, vamos te dar algumas dicas de como fazer isso na prática! Confira abaixo:

#1 Melhore o seu processo de seleção e recrutamento

Tudo começa aqui! A atração de talentos requer vagas elaboradas e ofertas atrativas de oportunidades. Talentos buscam chances para evoluir e desenvolver suas habilidades.

Sendo assim, o primeiro passo é identificar o perfil que você deseja, para evitar contratações equivocadas de profissionais que não estão de acordo aos valores e à cultura da sua empresa.

#2 Utilize ferramentas que permitam a avaliação dos colaboradores

Fazer o acompanhamento do desenvolvimento dos seus colaboradores, é essencial para que você saiba como cada um está posicionado diante das expectativas da empresa.

Existem inúmeras ferramentas para avaliar o desempenho dos seus funcionários, como a 9 box, a avaliação de desempenho 360, entre outras.

Utilizando esses métodos, você terá um parâmetro geral das competências e evolução dos profissionais da sua equipe, e poderá tomar decisões baseadas em dados atuais sobre cada um.

#3 Fique atento aos diferenciais

Para identificar um talento na empresa, você deve partir de uma análise prévia. É importante que você tenha atenção aos seus colaboradores.

Ou seja, observe o comportamento de cada uma diante das tarefas impostas, dos desafios, e veja como eles se adaptam às equipes e funções.

Comumente, os talentos se sobressaem com engajamento, espírito de liderança e eficiência. Eles tendem a ser os motivadores de outros colaboradores, e não cansam até conquistarem algum objetivo profissional.

Talentos geralmente se preocupam com resultados coletivos. Mesmo sabendo que o desenvolvimento individual é extremamente relevante, eles trabalham em prol da equipe.

#4 Desafie e estimule os colaboradores

Quando estimulados, os talentos se sentem impulsionados a desenvolver novas habilidades. A zona de conforto não é o “lugar” preferido deles.

Então, ao promover desafios e novos métodos de trabalho, você instigará um talento a “abrir as asas” e mostrar todo o seu potencial.

Um talento raramente desanima diante de uma tarefa desafiadora. Ele busca por meios de concluir ela com excelência e de surpreender os seus superiores.

#5 Tenha comprometimento com sua equipe

Sim, os colaboradores devem ser comprometidos com a empresa, mas a empresa também deve ser comprometida com os colaboradores – o comprometimento precisa ser recíproco!

Você precisa entender o que sua equipe necessita. Se você se empenhar nesse quesito, terá grandes chances de reter os melhores talentos e de obter maior produtividade deles.

Demonstrar que você se importa com as necessidades e desejos do seu time, não é uma atitude antiprofissional, mas totalmente profissional e direcionada à identificação de talentos.

A partir do momento em que você demonstra comprometimento com um talento, ele sentirá confiança em você, e ficará à vontade para demonstrar suas ideias, e até mesmo mudar seu posicionamento e lhe surpreender.

Identificar talentos na empresa é um processo, mas com as dicas acima, você conquistará a confiança do seu time, e ficará mais próximo dos profissionais que podem crescer com sua organização.

Identificando talentos com a plataforma da Elofy

Utilizando a plataforma da Elofy, você não apenas conta com todas as funcionalidades necessárias para identificar talentos na empresa, mas também consegue registrar, analisar e monitorar dados de maneira simples, rápida e eficaz.

Em um software amigável, intuitivo e fácil de usar, você descarta a ideia de depender de planilhas, papéis impressos, e-mails e todo o resto.

Tela da Elofy com okrs e formas de identificar talentos

E aí, gostou do passo a passo? Conseguimos te ajudar? Deixe seu comentário!

Comece agora sua jornada na Elofy

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto