Pular para o conteúdo
Home > Gestão de Pessoas > O que é Síndrome de Burnout e como evitar no seu ambiente de trabalho?
Home > Gestão de Pessoas > O que é Síndrome de Burnout e como evitar no seu ambiente de trabalho?

O que é Síndrome de Burnout e como evitar no seu ambiente de trabalho?

Você provavelmente já escutou sobre a Síndrome de Burnout. Esse termo, apesar de não ser recente, se popularizou bastante nos últimos anos, principalmente quando o assunto é trabalho. Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre o que é essa condição e como evitá-la na sua empresa.

Saúde mental é um assunto que não muito tempo atrás ainda era um grande tabu. Pouco se falava e quando se falava não eram comentários positivos ou de apoio, pelo contrário, era algo carregado de preconceito.

Nos últimos anos o cenário está mudando, cada vez mais isso se torna pauta e as pessoas estão começando a encarar a saúde mental com a mesma importância que a saúde física recebe.

E essas pautas não estão só no dia a dia das pessoas, como também no ambiente corporativo. Aos poucos a saúde mental tem se tornado prioridade e hoje muitas empresas já contam com o suporte psicológico adequado para seus colaboradores.

Um dos aspectos psicológicos mais discutidos é a síndrome de burnout, já que existe muita relação entre a rotina de trabalho e essa condição. A seguir nós explicaremos os principais pontos sobre essa síndrome.

O que é a Síndrome de Burnout?

síndrome de burnout, o que é

A Síndrome de Burnout é caracterizada pelo desgaste mental excessivo e pela exaustão física, emocional e mental. Quase que em sua totalidade é ligada ao excesso de trabalho, sendo chamada muitas vezes de síndrome do desgaste profissional.

Para muitos ela pode parecer inofensiva ou passageira, mas a verdade é que ela pode desencadear doenças bem mais graves, como uma depressão profunda.

Sabemos que dinheiro é fundamental para nossa sobrevivência e, para isso, precisamos trabalhar. Porém, quando isso passa dos limites, nossa saúde fica comprometida e o caminho começa a ser bem mais complicado.

Mas entenda que essa síndrome não surge repentinamente, ela é um esgotamento, ou seja, quando você atinge seu limite. Por isso, muitas pessoas falam sobre a existência das fases do burnout. Aqui vamos listar as 5 mais conhecidas.

As 5 fases da Síndrome de Burnout

Pico de ansiedade

É o momento que a pessoa está esperançosa, ambiciosa, sedenta por resultados e conquistas. Ela começa a gastar toda sua energia, em um pico de ansiedade, querendo dar tudo de si e fazer todas as coisas possíveis e impossíveis de uma vez só.

Frustração

Como se pode imaginar, a etapa anterior causa bastante frustração, porque é impossível manter esse pico de ansiedade por muito tempo e não tem como resolver todos os nossos problemas em um dia. Fora que alguns resultados não acontecem de imediato, por isso essa etapa acaba acontecendo.

Raiva

Para acompanhar a frustração, um comportamento muito comum é a raiva. Mesmo que a pessoa não seja uma pessoa estressada normalmente, essa síndrome acaba causando uma mudança drástica de comportamentos. Os sentimentos ficam à flor da pele e a raiva aparece frequentemente.

Apatia

Logo após temos a fase da apatia, ou seja, a falta de sentimento, a neutralidade. Essa fase parece inofensiva para a maior parte das pessoas, mas é uma das mais perigosas, já que é um dos maiores sintomas da depressão. A pessoa não sente vontade de nada, não consegue mais sentir prazer no que faz.

Esgotamento

Por fim, chegamos ao ápice da síndrome, aqui é onde ela mora de verdade. O esgotamento mental, o cansaço, a sensação de não aguentar mais. Como vimos, para chegar até aqui existe um longo percurso, por isso, existem formas de não deixar isso avançar tanto.

E como identificar? Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?

“Ok, sabemos que podemos evitar, mas como fazemos isso? Quais são os sinais? Como identificar se estamos ou se alguém está com a Síndrome de Burnout?” Bom, vamos para os sintomas mais famosos, segundo especialistas:

  • Cansaço mental e físico excessivos;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Perda de apetite;
  • Irritabilidade e agressividade;
  • Lapsos de memória;
  • Baixa autoestima;
  • Desânimo e apatia;
  • Dores de cabeça e no corpo;
  • Negatividade constante;
  • Sentimentos de derrota, de fracasso e de insegurança;
  • Isolamento social;
  • Pressão alta;
  • Tristeza excessiva.

Em que áreas profissionais a Síndrome de Burnout é mais presente?

Pois é, você não leu errado! Existem algumas áreas específicas que se destacam no número de casos de pessoas com essa síndrome. Uma pesquisa realizada em 2018 revelou que 60% das pessoas que trabalham com tecnologia, comunicação e marketing digital sofrem com essa condição psicológica.

Isso se explica com a atualização constante dessas áreas, o mercado da tecnologia e da comunicação está sempre inovando e mudando. Consequentemente, quem trabalha nessas áreas precisa acompanhar.

Acaba que esses profissionais estão sempre alertas a tudo que está acontecendo dentro e fora do trabalho, para que sempre possam se adaptar e aproveitar oportunidades. Causando, assim, um desgaste enorme.

O que a empresa pode fazer para evitar casos de burnout?

Agora a parte mais importante: o que fazer nesses casos? E o que fazer para EVITAR esses casos? Saiba que, sim, a empresa pode e deve tomar atitudes sobre isso. Aqui vão 5 dicas:

#1 Ambiente de trabalho confortável e acolhedor

Passamos a maior parte da nossa vida no trabalho. O mínimo que podemos oferecer é um ambiente agradável, seguro e pronto para receber pessoas de todos os tipos.

#2 Estimular o crescimento e ter plano de carreira definido

Se não temos sonhos, não temos nada. É necessário sempre estimular a ambição dos colaboradores, para que eles sonhem alto e estejam sempre motivados a atingir objetivos de vida. Porém, é claro, com um plano de ação bem definido, sem precisar acelerar nada, nem passar dos limites.

#3 Ver o descanso como um direito, não como um prêmio

Esse é um ponto chave. Muitas pessoas acreditam que o descanso é uma recompensa. Mas ele não é, ele é um direito. Ninguém consegue trabalhar de forma ininterrupta. O descanso é uma necessidade e uma obrigação.

#4 Possuir momentos de descontração e relaxamento

Além do descanso, é fundamental que existam momentos de relaxamento. O dia a dia pode ser muito estressante às vezes, isso é normal por conta das demandas e das tarefas que vão surgindo. Por isso é essencial que existam momentos de “respiro” como happy hours, intervalos rápidos, pausas para bater um papo e esfriar a cabeça, etc.

#5 Criar uma conexão forte entre equipes e entre líderes e liderados

Por fim, também é muito importante estimular uma ótima comunicação e conexão entre todos da equipe. Mesmo que não seja uma obrigação estar em contato toda hora, é essencial que existam pessoas de confiança ali por perto, pessoas que você possa conversar e se sentir bem. Isso faz toda diferença no dia a dia.

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto