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25 leituras indispensáveis na sua jornada como gestor

Este artigo foi feito especialmente para aquelas pessoas que nunca cansam de ler e que estão sempre buscando por mais livros. O famoso “conhecimento nunca é demais”. Se você faz parte deste grupo de pessoas, confere aí 25 ótimas sugestões de leituras para gestores e pessoas da área de negócios e RH.

Você com certeza conhece aquele estereótipo da pessoa bem sucedida que devora livros e está sempre atrás de mais conhecimento, certo? Apesar dele não ser necessariamente uma regra, ele existe. Grandes líderes já vieram a público falar sobre seus vícios em leitura e discursar sobre a importância dos livros em suas jornadas profissionais.

Para quem gosta e tem o hábito da leitura, sabe que a linha entre o costume e o vício é muito tênue. Quanto mais se lê, mais se cria vontade de ler. E, de fato, conhecimento nunca é demais. Opções não faltam, existem livros para tudo que é gosto. E para cada gosto, mais incontáveis opções. Às vezes são tantas opções, que acaba sendo até difícil na hora de decidir. Por isso, hoje decidimos focar em duas áreas que nos últimos anos estão sendo cada vez mais procuradas: negócios e gestão de pessoas.Separamos nossas 25 melhores recomendações. Esperamos que gostem!

Leituras para gestores
  1. O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança – James C. Hunter

“Um livro fascinante que você não vai conseguir largar. O Monge e o Executivo contém tesouros que irão transformar a sua vida.” – Joe Weller, ex-presidente da Nestlé americana
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

2. Um Novo Jeito de Trabalhar – Laszlo Bock

Eleito um dos melhores livros de negócios pela The Economist, pela Forbes e pelo Business Insider.
O antigo vice-presidente sênior de operações de pessoal do Google, Laszlo Bock, revela detalhadamente a rotina dos colaboradores da empresa, o processo de recrutamento destes e, mais importante, como se desenvolve a cultura organizacional neste ecossistema altamente inovador.

3. Competência: a Chave para o Desempenho – Cecília Whitaker Bergamini

É indispensável contar com colaboradores que sejam acima de tudo competentes, isto é, que estejam preparados e dispostos para irem cada vez mais longe. Este livro explora como os recursos da competência individual passam a ser um dos mais importantes elementos do diferencial competitivo entre organizações congêneres.

4. High Output Management – Andrew Grove

Este é um guia fácil para qualquer pessoa cujo trabalho implique fazer com que um grupo de pessoas produza algo de valor. Adaptando as inovações que fizeram da Intel uma das corporações mais bem-sucedidas da América, High Output Management ensina:
– quais técnicas você pode usar para tornar o recrutamento corporativo tão preciso e mensurável quanto a fabricação- como transformar seus subordinados e colegas de trabalho em membros da equipe altamente produtiva

5. Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos – Nassin Nicholas Taleb

“Ambicioso e provocador… Extremamente divertido.” ― The Economist
Extremamente ambicioso e multidisciplinar, Antifrágil é sobre como se comportar ― e prosperar ― em um mundo cheio de imprevistos. Erudita e espirituosa, a mensagem de Taleb é revolucionária: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.

6. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Publicado pela primeira vez em 1995, este livro transformou a maneira de pensar a inteligência. Alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios. Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Daniel trouxe o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – e explicou como elas moldam nosso destino.
Segundo Goleman, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo.

7. Comunicação não-violenta – Marshall B. Rosenberg

O psicólogo Marshall B. Rosenberg explica como você pode expressar as suas necessidades e sentimentos para promover conexões interpessoais respeitosas e empáticas. Ele não fala especificamente sobre resolução de conflitos ou mediação. Seu foco é na “comunicação compassiva”.
Esse livro é recomendado aos empresários que buscam mais clareza na comunicação e a todos os leitores interessados em atenção plena, comunicação eficaz e crescimento pessoal.
8. Criatividade s/a – Ed Catmull

Qual a fórmula por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar.
Para Catmull, a tecnologia jamais deve estar acima de uma boa história; cercar-se de gente mais inteligente do que você torna o ambiente mais propenso à inovação; e encontrar o lado positivo do fracasso é fundamental para garantir o próximo sucesso.
9. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

“O livro de autoajuda mais bem-sucedido de todos os tempos. Carnegie nunca foi tão relevante.” – The Times
O clássico. Difícil achar quem não conheça esse livro. Com mais de 16 milhões de cópias vendidas, ele se tornou a referência quando o assunto é o desenvolvimento das relações humanas, das habilidades sociais e da comunicação eficiente.

10. Aventuras Empresariais, de John Brooks

O livro de negócios favorito de Bill Gates, sobre grandes fracassos de grandes empresas.
Em artigo para o Wall Street Journal, Bill Gates diz que mais de duas décadas depois de Warren (Warren Buffett) ter lhe indicado o livro, ele permanece como o melhor livro de negócios que leu na vida. “É verdade que muitos negócios mudaram, mas os fundamentos não”.

11. Equipes 100% Energizadas – Heike Bruch

Você provavelmente tem consciência de que a energia de sua organização não é algo estático. Mas você sabia que a maneira como a energia organizacional é administrada pode ser tanto uma fonte de vitalidade como de destruição do próprio núcleo da empresa?
Em Equipes 100% Energizadas, Heike Bruch e Bernd Vogel oferecem ferramentas e estratégias que podem ajudá-lo a desenvolver a habilidade de impulsionar a energia positiva de suas empresas.

12. Como dizer? A arte de dar e receber feedback – Eliana Pita

Na realidade dos atuais gestores no que se refere a feedback, a máxima vigente é: ”Quando não há o que dizer, significa que está tudo bem. E se há algo a ser dito é porque precisa ser corrigido”. Esse pensamento é fruto da crença de que a obrigação dos colaboradores é fazer bem feito e ponto final.
O objetivo de Eliana Pita em Como Dizer? A Arte de Dar e Receber Feedback é desmistificar esse mito do feedback como sendo algo negativo.

13. A empresa na velocidade do pensamento – Bill Gates

Esse livro não é um livro técnico. Ele explica as razões empresariais dos processos digitais e suas utilizações práticas, que resolvem problemas reais dos negócios.
É um livro antigo (1999), portanto um pouco desatualizado. Obviamente muita coisa mudou desde aquela época. Porém, ainda assim é um livro válido, principalmente por se tratar de um visionário como o Bill Gates.

14. The power of people – Jonathan Ferrar, Sheri Feinzig, Nigel Guenole

Obra indispensável ao profissional de RH, “The power of people” ensina como alcançar o sucesso por meio da gestão de dados, do uso da tecnologia e do desenvolvimento de habilidades.
O profissional do RH encontrará meios de obter mais valor e estabelecer um pensamento mais crítico por meio da narrativa e da visualização.

15. O poder do hábito – Charles Duhigg

Na últimas duas décadas, neurologistas, psicólogos, sociólogos e publicitários finalmente começaram a entender como os hábitos funcionam e, o mais importante, como podem ser transformadosEmbora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo os hábitos causam um enorme impacto na nossa saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade.
Em O Poder do Hábito entendemos por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras parecem conseguir isso da noite para o dia.

16. O Lado Difícil das Situações Difíceis – Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas – Ben Horowitz

Em ‘O lado difícil das situações difíceis’, Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz e um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis.
Ele fala desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.

17. A Startup Enxuta – Eric Ries

“Ries criou ciência onde anteriormente havia apenas arte. Uma leitura obrigatória para todo empreendedor sério e todo gestor interessado em inovação.” – Marc Andreessen, cofundador da Andreessen Horowitz, da Opsware e da Netscape
A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.Pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas.

18. Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não – Carol Dweck

O livro sustenta a tese da existência de dois tipos de códigos mentais: o fixo e o construtivo. As pessoas de código mental fixo acreditam que suas qualidades são imutáveis, e que seu objetivo principal é provarem-se a si mesmas, seja na escola, na carreira ou nos relacionamentos.
Já as pessoas de código mental construtivo acreditam que suas qualidades básicas podem ser cultivadas por meio de seus próprios esforços. Ou seja, é possível se desenvolver e se aprimorar, com treinamento, paixão e esforço.

19. Como o Google funciona – Jonathan Rosenberg e Eric Schmidt

Em Como o Google funciona, os autores reúnem as valiosas lições que fizeram da empresa uma gigante global conhecida pela missão de inovar incessantemente.
Eles descrevem como o avanço da tecnologia transferiu o poder das corporações para os consumidores e reforçam que, é essencial investir em uma nova categoria de profissionais: os criativos inteligentes.
Eric e Jonathan relatam casos curiosos do Google e abordam temas como estratégia, cultura, tomada de decisões, contratação de funcionários e capacidade de adaptação.

20. Supere o Não: Negociando Com Pessoas Difíceis – William L. Ury

Como negociar de maneira bem-sucedida com um chefe teimoso, um cliente irritado ou um colega difícil, que insistem em dizer não? Como conquistar a cooperação das pessoas nas mais diferentes situações de conflito?
Em Supere o não, William Ury, um dos maiores especialistas em negociação do mundo, oferece uma estratégia eficaz de cinco passos para contornar a resistência da outra parte e finalmente chegar a um acordo.

21. Empatia Assertiva – Kim Scott

Este livro é um guia para os líderes desnorteados ou exaustos pelo trabalho de gestão e foi escrito tanto para chefes como para “chefes de chefes”.
Baseado em anos de experiência da autora e escrito com clareza, incluindo sugestões práticas para os leitores, mostra aos gestores como ter sucesso sem perder o lado humano no ambiente corporativo, encontrando um sentido no trabalho e criando um ambiente onde as pessoas vão poder apreciar o que fazem e os colegas.

22. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

É inegável a máxima de que o mundo e tudo a seu redor vêm sofrendo um processo de mudança contínuo cada vez mais rápido. Para aqueles que acreditam que deve haver uma maneira mais eficiente de se fazer as coisas, este é um livro instigante sobre um processo de gestão que está mudando a maneira como vivemos.
Desde o advento do método, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%. Jeff Sutherland, empreendedor que desenvolveu a primeira equipe Scrum, há mais de vinte anos, apresenta seu método de maneira brilhante e lúcida.

23. Descubra seus pontos fortes — Donald O. Clifton e Marcus Buckingham

Baseado em pesquisas feitas pelo Instituto Gallup com mais de 2 milhões de pessoas, Descubra seus pontos fortes muda nossa maneira de pensar sobre como melhorar nosso desempenho profissional.
Para ajudar você a descobrir quais são e como aprimorar seus talentos e de seus colaboradores, este livro traz um conteúdo completo e essencial para todos que compõem uma empresa.

24. Organizações Exponenciais – Michael Malone

Segundo o autor, uma organização exponencial é aquela cujo impacto no mercado e crescimento é desproporcionalmente grande, em geral 10x maior do que as demais empresas, através da adoção de novas tecnologias.
Enquanto uma organização tradicional ou linear é restrita a recursos escassos, as organizações exponenciais multiplicam seu potencial através da abundância.

25. De zero a um – Peter Thiel

Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas.
Thiel afirma que fazer o que já foi feito leva você a uma jornada para lugar nenhum – “de 1 a n”, ou zero. Mas quando você cria algo novo – um negócio, um produto ou uma obra de arte – Thiel acredita que você avança de “0 a 1”.

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