Pesquisa de sentimentos: o que é e como aplicar na sua empresa
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Você já parou para pensar em como os seus colaboradores estão se sentindo no trabalho? Ou na própria vida pessoal que esteja dificultando no rendimento profissional? Olhar para os sentimentos do time tem relação direta com o engajamento e satisfação no trabalho e a pesquisa de sentimentos pode ser uma forte aliada para medir e […]
Pesquisa de sentimentos: o que é e como aplicar na sua empresa
Você já parou para pensar em como os seus colaboradores estão se sentindo no trabalho? Ou na própria vida pessoal que esteja dificultando no rendimento profissional? Olhar para os sentimentos do time tem relação direta com o engajamento e satisfação no trabalho e a pesquisa de sentimentos pode ser uma forte aliada para medir e monitorar as emoções diárias dos colaboradores.
Segundo pesquisa, mais de 90% dos brasileiros estão infelizes em seus empregos e esse cenário é um grande problema para as empresas. Insatisfação leva a um alto turnover, dificuldades em manter uma boa produtividade e gerar bons resultados, entre muitos outros problemas internos.
Mas quando olhamos para o emocional das pessoas, é mais fácil enxergar e evitar problemas relacionados ao clima organizacional e performance dos funcionários.
A pesquisa de sentimentos pode ajudar a trazer respostas mais rápidas e, consequentemente, ações no tempo proporcional.
Para te ajudar a entender melhor essa ferramenta, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que é a pesquisa de sentimentos e como aplicar na sua empresa.
01 – O que é a pesquisa de sentimentos?
A pesquisa de sentimentos, também conhecida como termômetro de sentimentos, é basicamente uma avaliação utilizada para entender de forma mais rápida como estão as emoções e percepções dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, à cultura organizacional e a empresa.
A pesquisa de sentimentos também pode ser utilizada para entender como estão os aspectos da vida pessoal de cada colaborador, visto que isso gera impacto direto no seu rendimento profissional e é necessário que os Gestores considerem esses fatores na hora de entender e conversar com o time.
Trata-se de uma pesquisa feita de forma rápida e prática, sendo recomendável, uma coleta de informações diárias para que os Gestores consigam traçar análises mais assertivas dos liderados.
É importante lembrar que a pesquisa de sentimentos não necessariamente medirá tópicos ou conteúdos tão específicos, mas dará uma noção geral das emoções dos seus colaboradores.
02 – Quais são os benefícios da pesquisa de sentimentos?
Analisar os sentimentos dos colaboradores é essencial para que os Gestores consigam identificar quem está passando por problemas no time, conversar no momento certo e tomar as melhores decisões.
Quando isso acontece, os colaboradores ficam mais confiantes em se expressar e se sentem mais ouvidos na empresa, o que, consequentemente, aumenta a motivação e o engajamento no trabalho.
A pesquisa de sentimentos é muito benéfica para as empresas, então vamos ver com mais detalhes quais são essas vantagens:
Engajamento dos colaboradores: Ao ouvir as opiniões e preocupações dos colaboradores, as empresas podem aumentar o engajamento e a satisfação no trabalho.
Identificação de áreas de melhoria: A pesquisa de sentimentos permite identificar áreas de melhoria na cultura organizacional, no ambiente de trabalho e nos processos internos da empresa.
Retenção de talentos: Colaboradores que se sentem valorizados e ouvidos têm maior probabilidade de permanecer na empresa a longo prazo.
Confiança nos Gestores: É uma forma de mostrar para seus funcionários que você se importa, que quer cuidar e dar a devida atenção para todos.
Aumento da produtividade: Um ambiente de trabalho positivo e colaboradores engajados tendem a ser mais produtivos e motivados.
Assertividade nas decisões: Mostra resultados mais eficientes para tomadas de decisões, por ser uma pesquisa rápida e prática, a taxa de respostas tende a ser maior.
03 – Qual a diferença entre pesquisa de sentimentos e pesquisa de pulso?
Embora possam parecer semelhantes, a pesquisa de sentimentos e a pesquisa de pulso têm objetivos diferentes, ainda que ambas tenham como objetivo exercer a escuta ativa e melhorar a satisfação e engajamento dos colaboradores.
A pesquisa de sentimentos é focada nas emoções dos colaboradores, geralmente, acontece de forma diária, envolvendo apenas uma pergunta: Como você está se sentindo hoje? Com opções relacionadas aos sentimentos (zangado, triste, neutro, satisfeito, alegre) e motivos.
Com base nas respostas, os Gestores conseguem identificar quem está zangado/triste e puxar conversas para entender os cenários e tomar melhores decisões no momento certo.
Já a pesquisa de pulso, normalmente, acontece de forma semanal ou quinzenal. Ela aborda questões mais amplas relacionadas a satisfação com a empresa, que precisam de um olhar imediato, sem se limitar as emoções. Geralmente, são perguntas afirmativas sobre engajamento, relação com liderança, benefícios, salário, dentre outros assuntos (ex: Estou completamente satisfeito com o meu cargo no momento – opções: Discordo, Discordo parcialmente, Neutro, Concordo, Concordo totalmente).
04 – Como aplicar a pesquisa de sentimentos?
Agora que entendemos o que é a pesquisa de sentimentos seus benefícios, vamos explorar como aplicá-la em sua empresa.
Passo 01 – Estruture a pesquisa de sentimentos
O processo da pesquisa de sentimentos é bem fácil, pois envolve apenas uma pergunta, com opções relacionadas as emoções dos colaboradores. Geralmente, se utiliza a pergunta: Como você está se sentindo? Com as opções zangado, triste, neutro, satisfeito e alegre.
Para além das opções de sentimentos, também é possível incluir uma pergunta sobre qual área diz respeito o sentimento, com um espaço aberto para caso o colaborador queira expressar os motivos que justifiquem aquela emoção.
É importante sempre oferecer a opção de ser uma pesquisa anônima para que todos se sintam mais confortáveis em expressar os sentimentos para os Gestores.
Passo 02 – Garanta o anonimato
É muito importante que a pesquisa de sentimentos permita que as emoções sejam compartilhadas também de forma anônima. Muitas pessoas podem se sentir incomodadas em responder esse tipo de questão, por isso, o anonimato vai ajudar a trazer mais segurança e confiança para seus colaboradores.
Ao deixar seu time à vontade para mostrar seus reais sentimentos, também é possível obter respostas muito mais condizentes com a realidade da empresa, facilitando uma tomada de decisões mais assertivas e eficientes.
Passo 03 – Coleta e análise de dados
O intuito de ter uma pesquisa como esta, é usar de seus resultados para tomar decisões assertivas e rápidas.
Os Gestores podem de forma mais clara identificar quem compartilhou sentimentos negativos (desde que não tenha sido compartilhados de forma anônima) e marcar conversas para entender o que está acontecendo e tomar melhores decisões para ajudar os seus liderados.
05 – Como a Elofy pode ajudar a sua empresa?
A Elofy tem a funcionalidade de pesquisa de sentimentos para te ajudar nessa missão. A pesquisa é diária, com possibilidade de ser anônima e com as opções de emoções em emojis para incentivar a participação de todos.
Além disso, os colaboradores podem escolher o motivo do sentimento (autoconhecimento, família/amigos, saúde/bem-estar ou trabalho) e, caso queiram, explicar o que está acontecendo. Os sentimentos podem ser excluídos ou também editados posteriormente.
Para análises, os Gestores e RH contam com um dashboard que traz a visão geral dos sentimentos compartilhados pelo time ou por toda empresa (em cada time para visão de RH) e também de forma individual, qual emoção foi compartilhada por cada colaborador para análises mais específicas.
De fato, olhar para a saúde emocional dos colaboradores é muito importante para o crescimento e resultados da empresa. Então, por que não investir em uma plataforma que simplifica tudo para você? Quer saber mais sobre a Elofy? Agende sua demonstração.
Manuela Centeno
Adorei o conteúdo, faz muito sentido!