Pular para o conteúdo
Home > Engajamento > 5 estratégias para melhorar o engajamento dos colaboradores
Home > Engajamento > 5 estratégias para melhorar o engajamento dos colaboradores

5 estratégias para melhorar o engajamento dos colaboradores

Para alcançar um cenário ideal nas empresas onde os profissionais são muito produtivos e com muitos outros resultados positivos, é preciso cuidar do engajamento dos colaboradores. Uma das principais estratégias para crescimento das organizações é a gestão de pessoas humanizada, que foca no bem-estar e na satisfação dos funcionários, afinal, nenhum negócio se sustenta sem pessoas.

O engajamento é uma forma de envolver os colaboradores com o propósito e ações da empresa, isso os torna pessoas conectadas e comprometidas com seus trabalhos, gerando assim, um sentimento de pertencimento e satisfação.

Segundo pesquisa da Gallup, times com profissionais engajados são 21% mais produtivos e 23% mais rentáveis. Ou seja, o engajamento favorece uma boa relação entre funcionários e empresa, além de melhorar o clima organizacional, a percepção dos funcionários com a marca empregadora e claro, trazer melhores resultados.

Ainda sim, manter um bom engajamento dos colaboradores ainda é um grande desafio, talvez por falta de preparo dos gestores, por falta de uma cultura inovadora, ou por qualquer outro problema na gestão. Por isso, vamos explorar formas de ajudar o engajamento nas empresas neste artigo.

Desafios de manter um bom engajamento dos colaboradores

Engajamento dos colaboradores na empresa

Por que é tão difícil manter um bom engajamento? De quem é a responsabilidade de manter esse engajamento? São muitas questões em torno desse assunto, até porque, realmente tudo isso é muito complexo.

Quando falamos em engajamento, entramos em uma batalha de responsabilidades interminável. Muitos gestores acreditam não ser ter relação com o engajamento, assim, como muitos colaboradores acabam colocando a responsabilidade total na empresa, quando, na verdade, é uma via de mão dupla.

Muitas empresas também julgam que engajamento está ligado apenas a questões financeiras e benefícios, então deixam de olhar para o lado humano da gestão. Mas a verdade é que um bom engajamento conta com diversos outros fatores, que são até mais importantes do que salário e dinheiro.

Um bom engajamento dos colaboradores só acontece quando gestores ou profissionais de RH criam ações que promovem a valorização do funcionário, a cultura e valores da empresa, o bem-estar e a melhora do clima organizacional, incentivando assim, o pertencimento, a autonomia dos colaboradores e outras questões importantes para manter o engajamento. Contudo, nada adianta ter diversos feitos por parte da empresa, se as pessoas não trabalham o autoconhecimento e motivação pessoal.

Há diversos fatores que podem contribuir para o baixo engajamento dos colaboradores e cabe aos gestores e profissionais de RH entenderem a situação do ambiente de trabalho e aos profissionais as questões internas.

Mas quais os principais fatores para o baixo engajamento dos colaboradores?

  • – Falta de reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento na empresa;
  • – Falta de flexibilidade e autonomia no trabalho;
  • – Não entender a cultura e o propósito do trabalho na organização;
  • – Falta de fit cultural;
  • – Clima organizacional desfavorável;
  • – Lideranças despreparadas, que exercem mais o papel de chefe do que de líder propriamente dito;
  • – Alta demanda de trabalho, muita pressão para realizar tarefas e falta de organização;
  • – Problemas pessoais, tais como questões de saúde, qualidade de vida, entre outros.

Benefícios do bom engajamento na empresa

Todos os gestores sonham em ter equipes engajadas, afinal, o engajamento de colaboradores traz muitos benefícios para todos, para a empresa, para os times e para os próprios profissionais, vamos ver alguns deles?

  1. Melhora a performance e a produtividade: pessoas engajadas estão sempre comprometidas com seus trabalhos e com suas equipes, por isso estão sempre focadas em atingir as metas da empresa.
  2. Aumenta a atração e retenção de talentos: quanto maior o engajamento dos colaboradores, maior a vontade de fazer parte da empresa e menores as chances de se desligarem. Além de que, funcionários felizes, satisfeitos e estáveis em seus empregos, ajudam a melhorar a marca empregadora e assim, atrair grandes talentos a se candidatarem.
  3. Diminui o estresse e as chances de burnout: a saúde mental é essencial no trabalho, quando funcionários estão felizes, suas saúdes tendem a melhorar. Por isso, o engajamento e satisfação são formas de diminuir o estresse e outras questões relacionadas ao bem-estar dos colaboradores, como o burnout.
  4. Melhora o clima organizacional: o engajamento dos colaboradores é essencial para manter um bom clima e relacionamentos entre times. Com profissionais engajados, sua empresa também abre oportunidades de ouvir e entender as pessoas da empresa e, assim, tomar ações para melhorar o ambiente de trabalho.
  5. Diminuição do turnover e absenteísmo: como falamos, o engajamento ajuda a manter as pessoas contentes em seus empregos, o que diminui o turnover e a frequência de faltas no trabalho.

Estratégias para melhorar o engajamento dos colaboradores

Se você busca formas de melhorar o engajamento dos colaboradores, o principal ponto é entender que esse processo não acontece do dia para a noite, mas é uma construção diária. O engajamento está diretamente ligado a gestão de pessoas, então vamos ver as melhores estratégias:

#1 Melhorar o clima organizacional

O clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm do ambiente de trabalho e é um dos principais fatores para o baixo engajamento e produtividade.

Para melhorar o clima é preciso olhar para a satisfação dos colaboradores e entender quais as motivações que deixam o ambiente favorável para trabalhar. Seja dar mais liberdade e flexibilidade para os profissionais, seja um programa de benefícios que foque em bem-estar e saúde, ou até mesmo melhoria em processos internos, o importante é realizar uma pesquisa de clima e entender quais os pontos de melhoria, para assim mudar esse cenário.

#2 Usar o People Analytics

O People Analytics é uma metodologia de coleta e análise de dado comportamentais com o intuito de identificar o que pode ser feito para melhorar a gestão estratégica do RH e é essencial para entender e mensurar a eficiência de questões voltadas às pessoas da empresa. Com a ajuda dessa ferramenta é possível identificar os fatores que realmente motivam e engajam as pessoas, para que assim, a empresa consiga entender o baixo engajamento e outros problemas que podem estar atrapalhando a alta performance.

Ao identificar quais as dificuldades internas relacionadas a gestão de pessoas, é possível conhecer melhor os profissionais da empresa, criar ações assertivas para melhorar o engajamento dos colaboradores e monitorar os resultados.

#3 Trabalhar com OKRs

Muitas pessoas não sabem, mas trabalhar com a metodologia OKR pode ser muito benéfica para o engajamento dos colaboradores. Essa ferramenta permite que os times fiquem muito bem alinhados com as metas, ou seja, é uma forma de deixar claro quais as expectativas da empresa, além de trazer um propósito para o trabalho de todos os funcionários.

Ao contrário dos métodos tradicionais, os OKRs são adaptáveis e define exatamente suas prioridades, então além de guiar os times, é possível também gerar maior conexão entre as equipes e, consequentemente, um maior comprometimento com o trabalho.

#4 Dar feedbacks assertivos

Dar feedbacks é essencial para melhorar qualquer relação organizacional e pode ser muito vantajoso para aumentar o engajamento dos colaboradores. Essa prática ajuda a guiar os profissionais para o sucesso na empresa, além do mais, aumenta a satisfação interna, cria um ambiente de confiança e saudável e mostra reconhecimento do esforço dos times.

Artigos mostram que feedbacks, quando mostram reconhecimento com o profissional, aumenta 2,4 vezes mais o engajamento e aumentam consideravelmente a satisfação no trabalho.

#5 Incentivar o desenvolvimento

Treinar e desenvolver pessoas está se tornando um grande foco nas empresas, afinal, empresas precisam de pessoas capacitadas para entregar cada vez mais qualidade.

Porém, o desenvolvimento não para por aí, essa ferramenta traz muitos outros benefícios como retenção de talentos, diminuição do turnover, mas principalmente o aumento do engajamento e produtividade.

Colaboradores capacitados e com oportunidades de crescimento, são profissionais mais satisfeitos e mais concentrados em suas entregas.

Como a Elofy pode ajudar a melhorar o engajamento dos colaboradores

Sabemos que o engajamento dos colaboradores é um ponto muito importante para o crescimento da sua empresa, por isso oferecemos uma plataforma fácil e prática para te ajudar a otimizar a gestão de pessoas e, consequentemente, o engajamento e performance dos seus times.

Lembrando que tomar decisões baseadas em dados é a forma mais assertiva de cuidar do engajamento na empresa. Além disso, você ainda pode usar esses dados para motivar e satisfazer os profissionais, para manter o bom engajamento a longo prazo. 

Elofy para o engajamento dos colaboradores.
Tela da Elofy

A Elofy oferece funcionalidades customizáveis que facilitam o engajamento da sua equipe no dia a dia, como OKRs, feedbacks, People Analytics, Avaliação de desempenho, 1-1s, pesquisas e enquetes, entre outros. As empresas inovadores estão sempre em busca de melhorar o ambiente de trabalho para seus funcionários e a Elofy está aqui para ajudar. Quer saber mais? Agende uma demonstração.

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto