Qual a importância de um evento corporativo presencial?
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Depois de quase dois anos de pandemia, nós, enquanto seres humanos, passamos a sentir cada vez mais falta de contatos presenciais — sejam esses com amigos, familiares e profissionais — então criar momentos em que possamos encontrar pessoas, como um evento corporativo presencial, sem ser por meio do Zoom, se tornou essencial. Mas como é […]
Qual a importância de um evento corporativo presencial?
Depois de quase dois anos de pandemia, nós, enquanto seres humanos, passamos a sentir cada vez mais falta de contatos presenciais — sejam esses com amigos, familiares e profissionais — então criar momentos em que possamos encontrar pessoas, como um evento corporativo presencial, sem ser por meio do Zoom, se tornou essencial.
Mas como é possível criar momentos de valor para os envolvidos quando a “desculpa” de encontrar colegas de time não é suficiente? Como garantir que esses encontros sejam memoráveis, que valham a pena? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.
Esse tópico pode ser extenso, mas podemos focar nos eventos e encontros corporativos para iniciar essa conversa.
O que é um evento corporativo? Por que eu deveria fazer um?
Eventos corporativos são encontros promovidos por empresas para seus colaboradores ou clientes. Com o início do trabalho híbrido, muitos colaboradores apesar de se adaptarem bem a flexibilidade se sentem distantes do time ou até mesmo desalinhado com seus gestores mas nem sempre desalinhamentos são o motivo principal que incentiva empresas a organizarem esses eventos, encontros presenciais fortalecem a cultura da empresa, engajam os colaboradores e são uma ótima oportunidade para comemorar metas batidas ou datas comemorativas.
Qual a importância de realizar um evento corporativo presencial?
O trabalho flui melhor presencialmente, aumenta a confiança e a produtividade do time, sugere mais atenção, além de fortalecer as relações, dentre diversos outros benefícios que poderíamos listar por alguns dias para te mostrar as vantagens de reunir presencialmente sua equipe. Mas não é só sobre se reunir, encontros presenciais precisam valer a pena e para isso precisam ser bem planejados.
Qual o principal objetivo na realização de um evento corporativo?
Sabemos que o desempenho e a produtividade aumentaram com o trabalho remoto. Mas poucos encontros presenciais podem gerar falta de alinhamento, fragilidade na comunicação e menos conexão emocional entre colegas de trabalho.
Colaborar, conectar e celebrar são os principais objetivos de um evento para reunir o time em um dia de trabalho que faz valer o deslocamento de cada um.
Quais os benefícios de um evento presencial para meu time?
Estudos indicam que os funcionários de uma empresa que consideram ter um “melhor amigo” no ambiente de trabalho são até 7 vezes mais engajados e produtivos, convenhamos, é difícil criar um vínculo verdadeiro de amizade através do Zoom ou do Google Meets, não é?
Conexão, engajamento e confiança dependem de encontros físicos recorrentes. Atualmente as empresas não estão mais dispostas a investir mundos e fundos em uma convenção anual, com a instância do trabalho híbrido e remoto, as companhias perceberam que encontros presenciais menores e mais recorrentes podem ser mais benéficos quando falamos sobre resultados, tanto na entrega dos colaboradores, quanto no produto final.
O que esperar de um evento corporativo presencial?
Para a Treve, existem três motivos para reunir o time, Work (Colaborar), Work and Play (Conectar) e Play (Celebrar), e para cada um desses formatos podemos esperar coisas diferentes.
Quando falamos de um evento Work, cujo foco é a colaboração entre membros de um time, espera-se que seja um dia de trabalho como qualquer outro, então espera-se que os membros do time estejam preparados para cumprir suas demandas e que estejam devidamente equipados para tal.
Em um evento de Work and Play, focado em conectar times e equipes diferentes, o formato não é tão rígido! Normalmente o espaço é mais descontraído, para que todos fiquem à vontade, mas que ainda assim possam cumprir as metas do dia, é comum também que esses dias terminem com um happy hour ou uma ação dinâmica, que tire o “peso” do trabalho.
E para momentos de Play, que gira em torno de uma celebração ou comemoração, pode-se esperar um momento mais informal, mais descontraído, sem colaboradores focados em realizar tarefas e sim confraternizando, celebrando uma meta cumprida ou algo similar. Esses eventos normalmente começam após o expediente e focam mais em um happy hour.
Como medir o resultado de um evento corporativo?
Uma das metodologias utilizadas pela Treve, é o uso de formulários anônimos pré e pós-evento. Nesses questionários, conseguimos entender o que os colaboradores da empresa e estão pensando sobre seus dias no escritório, como estão se sentindo com o fluxo de trabalho, sobre seu relacionamento com outros membros do time e como o encontro presencial mudou essas concepções e sentimentos. Mas outros pontos podem ser utilizados para a medição desses resultados, como:
1- o engajamento e movimento nas redes sociais da empresa pré e pós-evento, levando em consideração que hoje elas são o principal meio de comunicação para o marketing, quando o uso delas é proposto pelo evento;
2- Número de participantes presentes no evento, dos que fizeram uma pré-confirmação, aos que de fato compareceram;
3 – E o retorno sobre investimento, ROI [(receita gerada – custos) / custos]. Eventos tendem a aumentar a produtividade e engajamento, e partindo do pressuposto de que se aumenta a produtividade, aumenta também a receita. Caso o foco do seu evento ou reunião não seja apenas o engajamento do time, mas também o aumento da receita, esse é um parâmetro a ser seguido.
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Manuela Centeno
Adorei o conteúdo, faz muito sentido!