Guia de gestão de talentos na empresa: 5 dicas essenciais
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Sabemos que cuidar dos profissionais da nossa empresa é um pré-requisito para a gestão de hoje em dia. Esta é uma das tendências mais importantes para o futuro do trabalho, mas ela vem acompanhada de diversos desafios que impactam a integridade da empresa, tal como o alto turnover. A boa notícia é que quando fazemos […]
Guia de gestão de talentos na empresa: 5 dicas essenciais
Sabemos que cuidar dos profissionais da nossa empresa é um pré-requisito para a gestão de hoje em dia. Esta é uma das tendências mais importantes para o futuro do trabalho, mas ela vem acompanhada de diversos desafios que impactam a integridade da empresa, tal como o alto turnover. A boa notícia é que quando fazemos uma gestão de talentos estratégica, conseguimos superar muitos dos problemas que assombram o RH.
Por isso, mais do que nunca, as estratégias de gestão de pessoas precisam ser focadas nos talentos da empresa. Sem uma gestão de talentos bem estruturada, muitas empresas acabam perdendo seus colaboradores e, consequentemente, perdendo sua competitividade no mercado. Segundo pesquisas, 48% dos gestores de RH estão extremamente preocupados com o turnover.
Veremos neste artigo o porquê o talento é um colaborador tão importante, qual a necessidade de olhar para estas pessoas e como fazer isso de forma eficiente.
Mas o que é a gestão de talentos, de fato?
Chamamos de talento, o profissional que além de ter as habilidades técnicas necessárias para entregar um trabalho de qualidade, também tem um perfil comportamental que se encaixa com a cultura da empresa, que possibilita um bom trabalho em equipe, possui ideias críticas e está sempre disposto a enfrentar novos desafios.
Assim, a gestão de talentos consiste em uma estratégia de gestão de pessoas focada em atrair, identificar, reter e desenvolver profissionais capacitados e adequados às expectativas da empresa.
A verdade é que a gestão de talentos está totalmente relacionada ao cuidado e ao desenvolvimento das habilidades necessárias para que o colaborador e a empresa cresçam juntos. É uma estratégia no qual ambos saem ganhando e se beneficiam.
Mas esta estratégia precisa ser planejada com eficiência pelo RH, para serem bem-sucedida e para gerar o resultado esperado.
Por que fazer a gestão de talentos na empresa?
O momento em que vivemos demanda que nossa gestão seja voltada ao colaborador. Mas um simples profissional não basta para conseguir resultados, é preciso de talentos, de profissionais capacitados para crescer com a empresa, estrategicamente.
É preciso lembrar que um talento não só entrega grandes resultados, mas também está alinhado com o perfil comportamental e com toda a cultura da empresa. Ou seja, esta pessoa também influência no clima organizacional, nas relações internas, na produtividade e engajamento de todo o time.
Mas os benefícios não param por aí. A gestão de talentos tende a diminuir a rotatividade dos colaboradores, o que significa a diminuição de custos da demissão de um profissional e custos relacionados ao processo de contratação de um novo funcionário.
Contratar um novo colaborador é caro, mas também devemos considerar que há outros problemas que vem com o turnover, como a defasagem do time, o tempo de contratação, de adaptação e muito mais. Além de que contratar um talento é um desafio, afinal, grandes talentos são mais raros do que imaginamos.
Outro ponto essencial de comentar é que gestão de talentos está diretamente relacionada a competitividade da empresa no mercado e um bom employer branding. Afinal, talentos são profissionais satisfeitos com seus empregos e que passam maior credibilidade para a imagem da empresa.
Qual a relação da gestão de talentos com o employee experience?
Oferecer uma boa experiência para os colaboradores é uma estratégia de gestão que visa garantir uma jornada adequada e satisfatória para todos que passam pela organização, com intuito de aumentar a satisfação do funcionário e de manter a boa marca empregadora.
Se analisarmos bem a definição de gestão de talentos mencionada no tópico anterior, vemos que esta estratégia deve estar presente em toda a jornada do colaborador na empresa. Ou seja, desde a contratação, onboarding, até que o desligamento aconteça.
Assim, quando as duas estratégias andam de mãos dadas, os resultados são extremamente relevantes. Vamos analisar esta relação com mais clareza.
Imagine que você acabou de contratar uma pessoa que tem grande potencial de se tornar um talento. Este colaborador tem fit cultural, habilidades técnicas, sabe trabalhar em equipe, se esforça e quer entregar resultados. Mas você não tem um plano de ação adequado para entregar uma boa experiência na jornada deste profissional. O que vai acontecer no meio do caminho? Provavelmente, ele não vai se sentir satisfeito por muito tempo e pode buscar por outras oportunidades.
Sem um bom employee experience, é muito difícil de implementar uma boa gestão de talentos. Ambos tem que andar juntos nesta jornada.
Como acontece a gestão de talentos, na prática?
A gestão de talentos consiste em encontrar o colaborador certo, que atende às expectativas técnicas e comportamentais da vaga em questão e ajudá-lo a se desenvolver e crescer com a empresa. Sempre focando em garantir uma experiência positiva em sua jornada.
Para isso, é importante olhar para essas principais etapas da gestão e otimizá-las para garantir o sucesso da estratégia. Estas etapas são:
1- Recrutamento e seleção: aqui é importante identificar o perfil adequado, ter os valores e a cultura da empresa bem definidos e otimizar o processo de recrutamento para encontrar este possível talento. A seguir, você consegue ver a importância de contratar talentos para sua empresa:
2- Onboarding e engajamento: depois do processo de contratação é preciso criar um programa de onboarding para integrar esse colaborador com o resto do time e fazer com que ele se sinta pronto. Lembre-se que um talento também deve se sentir parte da empresa, precisa ter bons relacionamento internos e o onboarding vai ajudar neste quesito.
3- Desenvolvimento: esta etapa é muito importante, porque não adianta contratar um colaborador ideal e não ajudá-lo a se desenvolver e crescer junto com a empresa. Para isso, garanta o incentivo ao aprendizado e desenvolvimento, busque ações relevantes para desenvolver todas as habilidades necessárias para o futuro deste colaborador e atente-se às expectativas e necessidades dos profissionais.
4- Desempenho e reconhecimento: tão importante quanto dar as ferramentas e o apoio para a satisfação, engajamento, crescimento e desenvolvimento de um talento, é essencial acompanhar o desempenho e entender como otimizar sua gestão. E não se esqueça que todo esforço e conquista precisa de um reconhecimento, isso ajuda a motivar e engajar seu talento.
5- Planejamento e retenção: por último, mas não menos importante, é preciso acompanhar a sua gestão de talentos, entender quais ações estão funcionando ou não e criar um planejamento eficiente para garantir não só uma boa gestão, mas também a retenção desses talentos.
Como fazer uma boa gestão de talentos?
Para fazer uma boa gestão de talentos é preciso de uma estratégia bem estruturada, flexível e ágil, que envolva toda a jornada desse colaborador. Então, agora que você já entendeu como as etapas da gestão de talentos acontecem na prática, vamos ver algumas dicas para fazer uma boa estratégia.
#1 Cuide da cultura organizacional
A cultura e os valores da empresa estão diretamente ligados à gestão de talentos. Até porque um talento precisa estar alinhado com esses fatores. Sem fit cultural e comportamental não há um talento, de fato.
Além de que, funcionários que se sentem que pertencentes e alinhados com os valores, contribuem mais para os resultados e tendem a permanecer e se desenvolver em seus empregos.
Por isso, defina a cultura e as expectativas comportamentais do seu talento, para que sua contratação seja precisa. Também propague essa cultura no dia a dia dos seus talentos, assim você consegue garantir o alinhamento com os valores.
#2 Foque na transparência, flexibilidade e humanização
A gestão de talentos precisa focar em fatores que estão na gestão de pessoas, a humanização, a flexibilidade de trabalho e a transparência na comunicação são os principais.
Sabemos que a alta produtividade, o bom desempenho, o engajamento adam de mãos dadas com o bem-estar e com a satisfação dos profissionais. Assim, a humanização é a resposta para manter a expectativa dos talentos da sua empresa.
Vale reforçar que estes fatores precisam entrar em todas as etapas da gestão de talentos mencionadas acima. Afinal, não adianta ter uma comunicação transparente na contratação, mas não se comunicar da mesma forma durante o dia a dia de trabalho deste colaborador, por exemplo.
#3 Invista em treinamento e desenvolvimento
O desenvolvimento é essencial na gestão de talentos. Todos os colaboradores, principalmente os talentos, precisam estar em constante desenvolvimento, seja para adquirir novas habilidades, seja para aprimorar estas competências, para inovar processos e sempre se manter competitivo no trabalho.
Para isso, é essencial que os profissionais de RH criem um plano de ação que traga benefícios que incentivem o treinamento, o aprendizado constante.
#4 Ouça seus talentos
Não tem como fazer uma boa gestão de talentos sem entender quais as necessidades e expectativas desses profissionais. Dar voz a essas pessoas é importante em todas as etapas da gestão.
Há várias formas de ouvir o seu talento, seja por feedbacks ou pesquisas internas, o importante é sempre buscar por respostas para entender a cenário da sua empresa e buscar formas de melhorar sua gestão.
#5 Utilize a tecnologia para analisar sua estratégia
A tecnologia e a facilidade em obter dados pode mudar toda sua estratégia de gestão de talentos na empresa. Isso porque conseguimos não só medir e analisar os resultados da gestão, mas ver oportunidades de forma rápida e prática.
Ou seja, além de acompanhar o ciclo de vida do talento dentro da empresa e fazer uma gestão eficiente, também é possível para fornecer insights instantâneos e ágeis.
Com a tecnologia é possível identificar talentos, otimizar o processo de contratação, onboarding, engajamento, desempenho e otimizar o reconhecimento, dando maior garantia de que a cultura vai estar bem alinhada, que os talentos vão estar satisfeitos e produtivos e, principalmente, que a gestão de talentos será adequada e estratégica.
Considerações Finais
Por fim, podemos ver o quanto a gestão de talentos é essencial para cuidar dos melhores colaboradores da empresa e garantir competitividade e resultados. Mas a gestão não é só uma ação que vai mudar todo o cenário da sua empresa e sim um conjunto de estratégias que transformam todo o processo de aquisição e retenção de talentos eficiente. Desde a contratação, investindo em aprendizado contínuo e desenvolvimento de habilidades essenciais, otimizando o desempenho e garantindo satisfação.
Excelente