Confira 6 passos para promover a diversidade e a inclusão social na sua empresa

5 minutos de leitura

A diversidade e a inclusão são pilares essenciais para a construção de um mercado de trabalho mais igualitário e representativo. No último dia 28 de junho com comemorado em todo mundo o dia do Orgulho LGBTQIA+ e, para marcar da data, a Elofy resolveu abordar os temas da visibilidade para pessoas que não são heteronormativas […]

Confira 6 passos para promover a diversidade e a inclusão social na sua empresa

A diversidade e a inclusão são pilares essenciais para a construção de um mercado de trabalho mais igualitário e representativo. No último dia 28 de junho com comemorado em todo mundo o dia do Orgulho LGBTQIA+ e, para marcar da data, a Elofy resolveu abordar os temas da visibilidade para pessoas que não são heteronormativas  e políticas de inclusão racial, outra  questão crucial para garantir inclusão social nas  empresas brasileiras.No entanto, a realidade da representatividade social brasileira dentro das empresas ainda é um grande desafio para gestores e profissionais de Recursos humanos de todo o país.

A falta de representatividade racial

Infelizmente, a representatividade racial nas empresas ainda é desigual no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), embora cerca de 56% da população seja composta por pessoas negras, elas são sub-representadas nos cargos de liderança e têm menor acesso a oportunidades de emprego qualificado.

A realidade atual da visibilidade LGBTQIA+ nas empresas brasileiras

A visibilidade LGBTQIA+ no ambiente de trabalho ainda é um desafio em muitas empresas no Brasil. Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 35% das empresas brasileiras têm políticas de diversidade que incluem a orientação sexual e a identidade de gênero.Isto significaque a grande maioria das empresas e corporações nacionais não se dedicam a estimular a diversidade e inclusão social em suas equipes de trabalho.

1.Fomentando um ambiente inclusivo

Criar um ambiente inclusivo é fundamental para promover a visibilidade LGBTQIA+ nas empresas. Isso pode ser feito por meio da implementação de políticas e práticas que garantam a igualdade de oportunidades, o respeito e a valorização da diversidade. Iniciativas como grupos de afinidade, treinamentos de sensibilização e a criação de espaços seguros para os colaboradores LGBTQIA+ são importantes passos nessa direção. É fundamental também a educação das equipes e de gestores para que saibam identificar abusos e casos de discriminação por identidade de gênero, opção sexual, credo ou etnia.

2.Fortalecendo a liderança inclusiva

Para ampliar a diversidade, é fundamental que as lideranças estejam comprometidas com a causa e sejam exemplos de inclusão. Promover a formação de líderes inclusivos por meio de programas de capacitação e incentivar a representatividade LGBTQIA+ em cargos de gestão são medidas que podem contribuir para uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva.

3.Desenvolvendo políticas de não discriminação e combate à LGBTfobia

Estabelecer políticas claras de não discriminação e combate à LGBTfobia são passos essenciais  para a criação de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para as pessoas LGBTQIA+. Essas políticas devem ser divulgadas amplamente, reforçando a postura da empresa em relação à diversidade e deixando claro que qualquer forma de discriminação não será tolerada.

4.Estabelecer metas e indicadores

Definir metas claras e mensuráveis para a inclusão racial, acompanhando indicadores de diversidade e monitorando o progresso ao longo do tempo.

5.Revisar os processos de recrutamento e seleção

Rever e eliminar vieses inconscientes nos processos seletivos, buscando diversificar os candidatos, valorizando habilidades e competências, e garantindo a igualdade de oportunidades para todos.

6.Fomentar uma cultura inclusiva

Promover a conscientização e a educação sobre a importância da inclusão racial, por meio de treinamentos, workshops e eventos que abordem a temática do racismo e estimulem o respeito e a valorização da diversidade racial.

O que podemos concluir?

Promover a visibilidade LGBTQIA+ e combater o racismo  nas empresas brasileiras é um desafio que exige comprometimento e ações concretas.

Ao criar um ambiente inclusivo, fortalecer a liderança inclusiva, desenvolver políticas de não discriminação, promover a visibilidade nas comunicações e investir em treinamentos e sensibilização, as empresas podem ampliar a diversidade e construir um ambiente de trabalho mais igualitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário
Manuela Centeno

Manuela Centeno

Adorei o conteúdo, faz muito sentido!