Bem-estar dos colaboradores: como a empresa pode ajudar
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Vivemos um momento complexo, pós pandêmico, no qual muitas das incertezas aumentaram, assim como o estresse, a ansiedade, o burnout e outras questões emocionais. O problema é que tudo isso afeta os profissionais no ambiente de trabalho, isso quando o estresse não se origina no trabalho. Por isso, cabe à empresa, junto com as lideranças […]
Bem-estar dos colaboradores: como a empresa pode ajudar
Vivemos um momento complexo, pós pandêmico, no qual muitas das incertezas aumentaram, assim como o estresse, a ansiedade, o burnout e outras questões emocionais. O problema é que tudo isso afeta os profissionais no ambiente de trabalho, isso quando o estresse não se origina no trabalho. Por isso, cabe à empresa, junto com as lideranças e profissionais de RH, ajudar a cuidar da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores.
Segundo pesquisas, 72% dos profissionais brasileiros estão estressados com o trabalho e desses, 32% apresentam a síndrome de burnout. Isso significa que mais da metade da população, que está no mercado de trabalho, passa por situações de esgotamento mental, emocional e, muitas vezes, físico.
O cenário é muito preocupante e pode provocar uma defasagem na integridade das empresas, problemas na produtividade e baixos resultados. E como as organizações podem ajudar? Focando no bem-estar dos colaboradores!
O que, de fato, engloba o bem-estar dos colaboradores?
Antes de mais nada, vale explicar o que, de fato, significa o bem-estar e quais os fatores que englobam esse conceito. Muitos acham que o bem-estar está apenas relacionado com a satisfação de seus funcionários no trabalho, mas temos que tomar um pouco de cuidado com essa definição.
O bem-estar, quando relacionado ao ambiente de trabalho, engloba fatores que vão além da satisfação. Ele está relacionado com a cultura e valores da empresa, com o clima organizacional, com o desenvolvimento e valorização do funcionário, com a saúde financeira, com o engajamento e os relacionamentos internos.
Ou seja, para manter o bem-estar é preciso de ações e iniciativas que foquem em melhorar a experiência do colaborador em toda a sua jornada na empresa.
Qual a importância de cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores?
Profissionais, quando estão bem fisicamente e emocionalmente, são pessoas mais felizes, satisfeitas e, consequentemente, mais produtivas e envolvidas com o trabalho. Isso é um fato! Mas, infelizmente, muitas empresas não dão atenção para isso.
A questão é que o desequilibro da saúde e do bem-estar dos colaboradores pode desencadear maiores problemas e interferir no desempenho do time. Aliás, a Gallup mostra que a negligência do bem-estar e o burnout podem custar entre 15% a 20% do total de custos para a empresa. Além de que, o turnover e perda de produtividade, devido ao desgaste dos funcionários, custa em torno de 322 bilhões de dólares.
Fora os custos, deixar de cuidar do bem-estar dos colaboradores traz outros problemas para a gestão, como:
- A alta rotatividade dos colaboradores e perda de talentos;
- O alto absenteísmo e sobrecarga do time;
- Problemas com o clima organizacional e a imagem da marca empregadora no mercado;
- Problemas de engajamento;
- Conflitos no time;
- O aumento de casos de esgotamento profissional.
Também vale lembrar que, todos os problemas de estresse e ansiedade acontecem por diversos fatores, tanto pessoais, quanto profissionais. Quando relacionados ao ambiente de trabalho, as empresas podem e devem prevenir essa situação. A seguir, vamos explicar como.
Como a empresa pode ajudar na saúde e no bem-estar dos colaboradores?
Existem várias formas que a empresa pode auxiliar seus funcionários a manterem um bem-estar no trabalho. Só que, para isso, é importante entender que existem vários tipos de bem-estar, tais como o físico, mental, social e financeiro. Ou seja, é preciso olhar para todos esses fatores e entender quais as principais necessidades dos seus colaboradores.
Cada caso é diferente e cada empresa também é diferente. Por isso, não existe uma regra ou um padrão. O importante é não generalizar e nem se comparar, mas entender as necessidades e expectativas dos seus funcionários.
Vamos abordar, com mais detalhes, as principais formas que os líderes e profissionais de RH podem ajudar no bem-estar dos colaboradores e prevenir grandes problemas na gestão.
#1 Conheça as pessoas do seu time
O primeiro passo para cuidar dos seus colaboradores é conhecendo o perfil comportamental de cada um e suas principais necessidades. Assim, é possível criar ações e estratégias que condizem com as expectativas das pessoas e que, de fato, sejam eficientes para o bem-estar na empresa.
#Dica: nossa parceira, a MAPA, pode te ajudar nesta missão. Eles são especialistas em conhecer pessoas e trabalham ajudando empresas a entender a personalidade e o estado de saúde emocional de seus colaboradores. Tudo isso com uma metodologia segura e cientificamente certificada.
O teste de personalidade MAPA, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, traz à tona indicadores capazes de entender o ser humano e a sua relação com o trabalho.
#2 Promova ações de melhoria no clima organizacional
O clima organizacional são as condições do ambiente de trabalho, que na percepção dos colaboradores podem ser boas ou ruins. Há vários fatores que influenciam o clima, tais como os valores e crenças, o relacionamento entre os times, a cultura organizacional, as ações de engajamento, as oportunidades de crescimento, a flexibilidade, entre outros.
Um bom clima organizacional e um local adequado de trabalho transformam a relação e a percepção do colaborador com a empresa. Além de ajudar na satisfação, no engajamento e, principalmente, a manter uma boa saúde emocional dos profissionais.
#3 Crie ações de saúde física e emocional
A empresa e os profissionais de RH podem criar ações que incentivem o cuidado com a saúde física e emocional de seus funcionários.
Vemos muitas organizações no mercado que oferecem benefícios e ajuda de custos focados em saúde. O próprio plano de saúde é uma forma de cuidar dos colaboradores, mas também existem benefícios específicos que englobam e incentivam o uso de academias e exercícios, terapia, meditação, entre outros.
Incentivar o bem-estar dos colaboradores também pode ser através de ações educacionais. Muitas empresas dizem não ter o orçamento necessário para investir em tudo isso, mas há diversas formas de educar e incentivar a saúde física e emocional na empresa. Palestras, webinares, rodas de conversas, também são ações eficientes.
#4 Preze por uma cultura de transparência e flexibilidade
A cultura se refere às crenças, valores e expectativas comportamentais na empresa. Quando a cultura preza pela transparência, a empresa abre oportunidades para criar um relacionamento de confiança com seus funcionários. Esta relação, além de trazer maior conexão, faz com que as pessoas tenham segurança para falar sobre seus problemas pessoais ou profissionais.
Já uma cultura flexível pode ajudar na diminuição do estresse, principalmente porque ela dá abertura para o colaborador conciliar melhor sua vida pessoal com a profissional e, assim, aumenta o bem-estar e melhora a saúde emocional.
#5 Faça pesquisas e promova o feedback
Ouvir seus colaboradores é a principal forma de entender como estão as coisas no dia a dia de cada um, quais as melhorias podem ser feitas na empresa, quais os problemas e dificuldades que eles estão enfrentando e quais suas expectativas no trabalho.
Também é importante ter um canal de comunicação aberto e mostrar para seus funcionários que suas críticas e sugestões importam.
Por isso, usar as pesquisas de pulso, de clima, E-NPS e de satisfação, assim como o feedback contínuo, são formas de ouvir e entender como anda o bem-estar dos colaboradores.
#dica: a Elofy oferece uma plataforma completa para ajudar sua gestão de pessoas, com funcionalidades que te ajudam a criar formulários customizáveis de pesquisas e questionários personalizáveis de feedbacks. Tudo isso de forma simples, fácil e eficiente.
#6 Foque no engajamento das equipes
Gerar conexões é uma das principais formas de ajudar no bem-estar dos colaboradores, principalmente em equipes remotas. Bons relacionamentos melhoram o ambiente de trabalho e a qualidade de vida desses profissionais.
Quanto mais engajados, maior a satisfação, melhor o clima e o bem-estar na empresa.
#7 Desenvolva sua liderança
Pasme, mas um dos principais motivos pela desmotivação no trabalho é um relacionamento ruim com as lideranças. A verdade é que muitos líderes ainda fazem o papel do chefe tradicional, não desenvolvem suas habilidades comportamentais e, muito menos, buscam transformar a gestão em algo humanizado e focado em pessoas.
Por isso, quando a empresa investe no desenvolvimento das suas lideranças, ela também está investindo em melhorar os relacionamentos internos e, consequentemente, o bem-estar dos colaboradores.
A saúde mental e emocional é uma pauta essencial nas empresas, afinal, a qualidade de vida se tornou um dos maiores focos dos profissionais hoje em dia. Cuidar do bem-estar dos colaboradores é uma estratégia que beneficia a empresa e os próprios profissionais, todos saem ganhando. Mas também é uma responsabilidade muito séria que as organizações precisam ter com as pessoas.
Manuela Centeno
Adorei o conteúdo, faz muito sentido!