Pular para o conteúdo
Home > Gestão de Pessoas > Clima organizacional: tudo o que você precisa saber
Home > Gestão de Pessoas > Clima organizacional: tudo o que você precisa saber

Clima organizacional: tudo o que você precisa saber

Todos os profissionais buscam um ambiente adequado para trabalhar, um local seguro e confortável, afinal, passamos uma grande parte de nosso tempo no trabalho. Por isso, é essencial focar em criar e manter um bom clima organizacional em qualquer empresa.

Mas, infelizmente, ainda vemos organizações que não dão a devia importância para o clima da organização, e isso é um grande problema, principalmente quando falamos de turnover, insatisfação com o trabalho, baixa produtividade e muitos outros desafios. Para você ter uma ideia, em 2022, pedidos de demissão voluntária bateram recorde no Brasil, e isso não é atoa, quantas pessoas você conhece que estão descontentes com o ambiente em que trabalham?

Em contraposta, uma pesquisa da GPTW, nos mostra que cuidar de pessoas pode transformar empresas, e quando a boa gestão dá as mãos para o bom clima organizacional, os resultados são incríveis. A rotatividade de colaboradores passa a ser três vezes menor do que outras empresas no mercado, o lucro chega a aumentar em 7% e os colaboradores se mostram muito mais engajados e confiantes de seus trabalhos.

A verdade é que quando empresas focam em proporcionar um bom ambiente de trabalho, é possível ver funcionários satisfeitos, engajados e produtivos. Cabe às lideranças e aos profissionais do RH analisarem a essas condições de trabalho dentro da empresa.

Vemos que muitos têm dificuldade em criar e mantar um clima organizacional adequado. Então vamos conversar mais sobre o assunto?

O que é clima organizacional

Bom clima organizacional

O clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm da atmosfera da empresa. Este é um dos indicadores mais importantes para mostrar como está a qualidade do ambiente de trabalho que os profissionais de RH podem ter.

Há diversos fatores que determinam o clima de uma organização, dentre eles a gestão de pessoas em geral, a comunicação interna, cultura e valores na prática, o relacionamento dos colaboradores, entre outros. O fato é que essas questões internas influenciam diretamente o comportamento dos profissionais no trabalho, seja em suas relações com outros colaboradores, seja no seu engajamento ou produtividade.

Alguns exemplos de grandes empresas com um ótimo clima organizacional são: Apple, Google, Adobe, Nike, Disney e Facebook. Mas o que essas marcas têm em comum? Bom, segundo análise, todas são empresas que prezam pelo colaborador, focam em um bom relacionamento, dão abertura e flexibilidade para trabalhar, proporcionam um ambiente amigável e descontraído e dão oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional.

Por mais que pareça fácil, um bom clima organizacional não é criado do dia para a noite. É preciso tempo e estratégia, principalmente dos profissionais de RH da empresa. Também é importante lembrar que só criar um plano de ação não é suficiente, é preciso colocá-lo em ação e sempre acompanhar como está o clima da sua organização, logo vamos falar melhor sobre isso.

A importância de um bom clima organizacional

Como vimos, um bom clima organizacional está relacionado com a satisfação e engajamento dos colaboradores, por isso, empresas inovadoras estão focando cada vez mais em bem-estar. Portanto, vamos olhar com mais detalhes todos os benefícios que um clima saudável e adequado no ambiente de trabalho podem trazer:

  1. Melhora a produtividade e o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, os resultados.
  2. Transforma a comunicação interna.
  3. Diminui a rotatividade de colaboradores e ainda melhora a retenção de talentos.
  4. Ajuda na estratégia de Employer Branding da empresa.
  5. Ajuda a empresa a alcançar seus OKRs de forma estratégica e eficaz.
  6. Reduz de absenteísmo dos colaboradores.
  7. Ajuda a implantar uma cultura de feedback eficiente.
  8. Melhora o bem-estar e satisfação dos funcionários, o que leva a diminuir chances de burnout e outros impasses psicológicos.
  9. Alinha expectativas de visão, valores e comportamentos dentro da empresa.

Clima organizacional vs cultura organizacional

Antes de falar em como ter um bom clima, é importante que o RH entenda qual a diferença desses conceitos. O fato é que muitos confundem clima com cultura e isso pode gerar alguns equívocos nas tomadas de decisão.

A cultura organizacional é um conceito preestabelecido pela empresa, que mostra seus valores, missão e visão, e dita comportamentos e boas práticas para o dia a dia dos colaboradores. A cultura não muda com frequência, mesmo com as transformações no mercado, é como se fosse a identidade da empresa.

Já o clima organizacional, como falamos, está ligado a percepção que os funcionários têm do ambiente de trabalho, porém o clima de uma empresa é algo que pode ser analisado e alterado com o tempo e com as mudanças do mercado.

Também não podemos deixar de lado que ambos os conceitos podem andar juntos como estratégia das empresas. Um dos fatores que influenciam o clima organizacional, com certeza, é a cultura que a organização estabelece, são os seus valores e propósitos, por isso, alguns problemas relacionados ao clima podem ter relações diretas com a própria cultura da empresa.

Como melhorar o clima organizacional

Se você chegou até aqui, já deve saber que criar e manter um bom clima organizacional é essencial para a saúde da empresa e dos colaboradores. É uma estratégia win-win e que acaba até sendo um diferencial competitivo com outras organizações. Sabemos o quanto é complexo esse conceito, por isso, vamos te dar algumas dicas em como melhorar e manter um clima adequado para seus funcionários:

#1 Olhar para a situação atual

Não adianta querer implantar diversas ações para melhorar o clima organizacional, se você não sabe o que seus colaboradores pensam e sentem da sua empresa. Então, antes de mais nada, é essencial olhar para o cenário atual do clima.

Para isso, recomendamos que você faça uma breve pesquisa interna de clima e entenda, de fato, a visão que seus funcionários têm. É muito importante ouvir os colaboradores, encorajar feedbacks sinceros, pedir insights e ideias que possam guiar o RH, e assim, tomar atitudes assertivas para criar um ambiente de trabalho mais próximo ao que as pessoas desejam e esperam.

#2 Plano de ação

Agora que você já entende quais os principais pontos do clima organizacional da sua empresa, é hora de montar um plano de ação. Neste passo, o que indicamos é que você comece com as questões mais críticas, ou seja, com os fatores que mais incomodam seus colaboradores no ambiente de trabalho atual.

No geral, muitas empresas costumam focar na flexibilidade de trabalho, na valorização dos colaboradores, seja por promoções, plano de carreira ou desenvolvimento, na construção de uma comunicação eficiente e em ambientes descontraídos e amigáveis. Mas tudo depende da situação atual da sua empresa e onde você quer chegar.

#3 Conscientize seus colaboradores

Ao colocar um plano de implantação e melhoria do ambiente de trabalho, é interessante também conscientizar seus colaboradores sobre a missão, valores e visão. Compreender os valores da marca, é uma forma de fazer com que seus funcionários engajem mais com seus trabalhos. Pesquisa mostra que o sucesso das empresas também está ligado ao propósito, que vai muito além do lucro e resultado.

Por isso, mantenha sua equipe atualizada sobre o propósito da empresa e a direção que a organização pretende tomar com o tempo. Isso vai dar clareza aos colaboradores e ajudar a manter um bom clima organizacional.

#4 Desenvolva competências nas lideranças

Nossa cultura está muito acostumada com gerentes agressivos e muito distante de suas equipes, mas as coisas estão mudando no mercado. Bons líderes são gestores que prezam pela gestão humanizada, que estão atentos aos seus colaboradores.

O novo líder do mercado possui soft skills essenciais para melhorar a comunicação e os relacionamentos dentro da empresa, mas a questão é que nem todos nós temos essas competências. Por isso, o desenvolvimento de líderes é essencial para criar e manter um bom clima organizacional.

#5 Aplique uma pesquisa de clima

Como já falamos, não adianta criar um bom ambiente de trabalho e não observar se seu plano de ação está dando resultados. Mas como fazer isso? Bom, a pesquisa de clima é uma ferramenta que vai te ajudar sempre. Seu intuito é medir a satisfação dos colaboradores com a empresa.

É com a pesquisa de clima organizacional que você vai entender o cenário atual da sua empresa, mas também é com essa ferramenta que você vai monitorar e alterar seu plano de ação.

#6 Fique de olho nos indicadores e dados

Os indicadores que podem ser usados para entender o clima organizacional, são basicamente dados que mostram a realidade da empresa e devem ser medidos frequentemente. Os principais são: a rotatividade de colaboradores, o feedback e reconhecimento dos colaboradores, bem-estar, desenvolvimento dos funcionários junto com o plano de carreira, alinhamento com a cultura e estrutura em geral da empresa.

#7 Dica extra:

Para te ajudar a otimizar o clima organizacional da sua empresa, temos algumas questões que você, líder ou profissional de RH, deve fazer para entender e analisar o ambiente de trabalho:

  1. Sua empresa é bem vista pelos funcionários? Qual a opinião deles sobre o ambiente em que eles trabalham?
  2. Como está a comunicação interna?
  3. Como está a saúde mental dos colaboradores? Como a empresa está influenciando nessa questão?
  4. O que está motivando ou desmotivando as equipes? Isso está relacionado ao clima e ambiente de trabalho?
  5. Seus colaboradores conhecem e compartilham dos valores da empresa?
  6. Como está a produtividade dos times? Como o clima organizacional influencia esses resultados?
  7. Como está o relacionamento na empresa? E o relacionamento entre times? E entre gestores e colaboradores?
  8. Seus colaboradores têm flexibilidade e liberdade para trabalharem? Até que ponto isso é real na empresa?
  9. Como está o desenvolvimento dos funcionários? E a satisfação com os processos da empresa?

O que as empresas estão fazendo para o clima organizacional

Sim, existem vários fatores que levam a um bom clima na organização, mas, em geral, as empresas estão focando nas seguintes ações:

#1 Flexibilidade no trabalho

Desde que a pandemia começou, muitas empresas tiveram que se adaptar ao home office e outros modelos de trabalho, isso fez com que a flexibilidade no ambiente de trabalho se tornasse possível. E o resultado? Aumento da satisfação, produtividade e bem-estar dos colaboradores.

#2 Programa de benefícios

A proposta salarial é importante sim, mas não é só isso que os profissionais buscam no mercado de trabalho. Empresas estão cada vez mais dando importância para programas de benefícios, com o intuito de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários. Desde plano de saúde, vale-refeição, até parceria com academias, descontos em estabelecimentos específicos, verba para estudo e desenvolvimento, todos são benefícios muito importantes para o bem-estar do colaborador.

#3 Desenvolvimento profissional

Ninguém quer entrar em uma empresa e permanecer no mesmo cargo para sempre, certo? Profissionais buscam se desenvolver e crescer junto com a organização, por isso, é essencial focar e ajudar no desenvolvimento de seus colaboradores. Além de ajudar no clima organizacional, isso é essencial para reter talentos, diminuir o turnover e ainda, melhorar a produtividade e resultados. Desenvolver seus funcionários é uma estratégia win-win.

#4 Reuniões 1-1

A reunião one-on-one é essencial para ter uma troca com seus colaboradores. É o momento que líderes e liderados têm de aprimorar o seu relacionamento, alinhas as expectativas e dar feedbacks sobre o ambiente de trabalho. É importante também estruturar uma 1-1 de forma eficiente, para que haja resultados.

#5 Promover o feedback contínuo

O feedback é uma ferramenta essencial tanto para a empresa, quanto para o colaborador. É uma forma de orientar os funcionários qual caminho seguir e como alcançar os seus objetivos, em conjunto com os objetivos da organização. Feedbacks assertivos trazem muitos benefícios para a empresa, incluindo a melhoria do clima organizacional.

#6 Focar em bem-estar e descontração

Muitas empresas estão mudando o ambiente de trabalho para um momento mais descontraído, isso faz com que seus colaboradores sintam-se menos pressionados e mais felizes com a empresa. O foco no bem-estar é essencial para ajudar no clima organizacional, pois além de evitar questões psicológicas como ansiedade e burnout, também melhora a visão do funcionário.

O clima organizacional é essencial para a integridade das organizações e é por isso que muitas focam em mudar e melhorar o ambiente de trabalho. Colaboradores motivados, times engajados, metas sendo alcaçadas, é esse o cenário que um bom clima pode trazer. A verdade é que grandes resultados andam de mãos dadas com a gestão humanizada, e a Elofy pode te proporcionar isso.

Nossa plataforma foi criada para ajudar empresas a alcançar metas de forma fácil, amigável e intuitiva. A Elofy é um produto all-in-one, líder de mercado, com funcionalidades completas para transformar a gestão de pessoas das empresas, tais como gestão de OKRs, avaliação de desempenho, feedbacks, 1-1 e pesquisas.

Quer saber mais? Agende uma demonstração.

Tela de OKR da Elofy relacionado ao clima organizacional.
Tela OKR na Elofy.

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto