Reconhecimento profissional: 5 ações para gerar impacto

5 minutos de leitura

O reconhecimento profissional é uma ação que vem se tornando, cada vez mais, um destaque na gestão de pessoas. Muitos estão reconsiderando a forma de implantar essa estratégia e enfatizando sua importância para a cultura e os valores da empresa. Mais de 60% dos líderes e gestores afirmam dar alguma forma de reconhecimento, pelo menos […]

Reconhecimento profissional: 5 ações para gerar impacto

O reconhecimento profissional é uma ação que vem se tornando, cada vez mais, um destaque na gestão de pessoas. Muitos estão reconsiderando a forma de implantar essa estratégia e enfatizando sua importância para a cultura e os valores da empresa. Mais de 60% dos líderes e gestores afirmam dar alguma forma de reconhecimento, pelo menos algumas vezes por semana, para seus times.

Quando falamos em reconhecimento, precisamos entender duas coisas. Primeiro, a sua importância e necessidade na gestão atual. E segundo, quais as formas que podem ser eficientes em diversas situações e em diferentes times, afinal, uma ação pode gerar em impacto para uma pessoa, mas não, necessariamente, para todos.

O assunto pode ser um tanto quanto complexo. Até porque reconhecimento profissional não é só sobre uma promoção, um aumento ou um elogio. Mas sim, um conjunto de ações e estratégias que geram impacto na empresa.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar melhor o que é o reconhecimento, qual sua importância e como reconhecer um colaborador de forma eficiente.

O que é o reconhecimento profissional?

Uma estratégia de reconhecimento profissional envolve ações para valorizar o trabalho dos funcionários, seus esforços e conquistas na empresa. Esta é uma forma de manter a motivação, a satisfação e o engajamento dos times.

O reconhecimento profissional pode acontecer de diversas formas. Desde um feedback positivo, um elogio, uma promoção, um bônus salarial, benefícios, treinamentos, até um plano de carreira podem ser formas de reconhecer um funcionário ou um time todo.

Mas é preciso cuidado, pois o reconhecimento é uma estratégia que só vai funcionar quando exercida com eficiência. Reconhecer um colaborador não se limita apenas em uma ação, mas um conjunto de práticas que juntas se completam e trazem o resultado esperado.

Qual a importância do reconhecimento na empresa?

Todos nós gostamos de receber algum tipo de reconhecimento, principalmente, depois de uma conquista, de um projeto, de qualquer esforço que fazemos no dia a dia do trabalho. E, de fato, vemos que o reconhecimento profissional gera grande impacto, tanto na gestão, nos relacionamentos, no bem-estar, quanto nos resultados da empresa.

Reconhecer um funcionário é uma forma de mostrar que a organização se importa com as pessoas, que está vendo seus esforços. Este é um movimento que traz muita satisfação, que engaja e aumenta a produtividade dos colaboradores.

Material sobre o reconhecimento profissional

Quando os funcionários são reconhecidos, eles se sentem motivados a ir mais longe e a alcançar grandes objetivos. Também há uma forte relação entre o reconhecimento profissional com a harmonia do time, com o bom clima organizacional e a diminuição da rotatividade de colaboradores.

Agora, olhando um pouco para os benefícios que a cultura de reconhecimento traz para a gestão de pessoas e para a empresa, vemos que:

1- O reconhecimento profissional é um fator que faz com seus colaboradores fiquem por mais tempo na empresa, buscando o crescimento em conjunto. Ou seja, aumenta a retenção de talentos.

2- Reconhecer é essencial para incentivar o desenvolvimento e crescimento dos profissionais junto com a empresa. Criando uma relação de apoio e suporte mutuo.

3- Quando um gestor faz um ato de reconhecimento, ele ajuda a reforçar positivamente a cultura organizacional e melhorar a marca empregadora, em um mercado que é tão competitivo.

4- A cultura do reconhecimento também está diretamente ligada ao amento do retorno de investimento das empresas, com o aumento do desempenho dos times, com a inovação e com a qualidade das entregas.

São muito benefícios que tornam o reconhecimento profissional, um ato tão importante no dia a dia dos colaboradores. Empresas, que não priorizam essa estratégia na gestão, estão perdendo grandes oportunidades não só de melhorar o relacionamento com seu colaborador, a produtividade e performance, mas de alcançar seus resultados com menores índices de estresse, burnout, com menor rotatividade e de criar um ambiente inovador e competitivo no mercado.

O que precisamos considerar sobre o reconhecimento nos times?

Existem algumas questões que precisamos considerar ao implementar uma cultura de reconhecimento nas empresas. Afinal, nem todos os colaboradores e times se comportam da mesma forma, pensam igual e vão se contentar com as mesmas ações. As diversas situações e o momento que o negócio está, também influenciam na implantação desta cultura.

O primeiro ponto está relacionado às diferenças comportamentais de cada geração. Pesquisas mostram que as gerações mais novas, os millennials e a geração z, tendem a ser mais engajados e doar mais esforços quando sabem que vão ser reconhecidos com frequência. Já os baby boomers e a geração X tendem a não fazer tanta questão dessa constância.

A forma como você vai reconhecer seus funcionários também pode ser influenciada dependendo da geração, mas também pode ser baseada na indústria que você atua. Sim, as diferentes áreas de atuação e o tipo de trabalho podem ser pontos importantes para considerar ao implementar uma cultura de reconhecimento profissional.

Não podemos deixar de destacar a cultura da empresa e as experiências culturais individuais como fatores que devem ser considerados no reconhecimento.

São diversas situações e acredito que você deve estar perguntando como superar todas essas questões e não cometer um grande erro? Bom, o primeiro passo é buscar uma gestão mais humanizada, isto vai abrir portar para que você conheça mais seu colaborador, seu comportamento e relacionamento com a empresa, suas preferências e as formas mais adequadas para dar um feedback, um elogio.

Como fazer um reconhecimento profissional?

Separamos um passo a passo para que você entenda como fazer um reconhecimento profissional eficiente, levando em conta alguns dos pontos que ressaltamos a cima. Lembre-se sempre que cada time é um time e cada situação é diferente e isto precisa ser considerado na sua estratégia.

#1 Conheça seus colaboradores individualmente

Assim como mencionamos diversas vezes, a preferência das pessoas são diferentes. Pode ser que algum colaborador seja mais tímido e prefira um feedback em um one-on-one, ou mais extrovertido e goste de um elogio em público. Pode ser que uma pessoa mais velha do time goste de um reconhecimento específico, diferente de um millennial, por exemplo.

O seu reconhecimento só vai ser eficaz quando for autêntico e individual.

#2 Entenda qual o momento da empresa

Existem várias formas de reconhecer um funcionário, aliás veremos em breve quais são essas ações. Mas é muito importante entender qual o momento do time e do colaborador na empresa.

É hora de dar uma promoção? É uma conquista grande? É uma questão de desempenho individual ou do time todo? É preciso pensar em todo cenário! Por exemplo, se seu colaborador ajudou de forma eficiente um cliente importante, talvez seja interessante mandar um presente ou algo que mostre seu agradecimento. Se seu time está há meses com um alto desempenho, talvez seja hora de uma promoção para os envolvidos. Tudo vai depender.

#3 Não perca o timing

Gostamos muito de ressaltar essa dica. Quando um gestor faz uma ação de reconhecimento profissional no tempo errado, talvez essa estratégia não dê muito certo. Isso acontece porque o timing não é tão bom. É preciso reconhecer seu funcionário logo após uma conquista, um projeto ou mesmo depois de um dia cansativo, mas com muitas entregas. Saber qual a oportunidade certa e não perder esse momento, é a chave para a eficiência do seu reconhecimento.

Quais as 5 ações que geram impacto?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando quais as ações que, de fato, geram impacto quando o assunto é reconhecimento profissional. Bom, vamos te mostrar alguns e algumas dicas que podem te ajudar a reconhecer seus funcionários.

#1 Feedback positivo e contínuo

O feedback contínuo é uma das principais formas de implementar uma cultura de reconhecimento. Ele não só aumenta o engajamento dos colaboradores com seus gestores e time, mas uma oportunidade de melhorar as relações internas e trazer maior satisfação.

#Dica: na Elofy, você pode solicitar e receber feedbacks de qualquer pessoa da sua empresa, a qualquer momento, com questionários personalizáveis para enviar para seus colaboradores. Também contamos com um analytics gera insights para te ajudam a entender em quais pontos da organização o feedback ainda é uma dor e que planos de ação são necessários.

Tela de feedack da elofy para uma cultura de reconhecimento profissional

#2 Plano de carreira

O plano de carreira é uma forma que gestores usam para traçar as expectativas e possibilidade de crescimento do colaborador dentro da empresa. Esta ferramenta também pode ser uma forma de promover o reconhecimento profissional, uma vez que ela mostra ao funcionário que ele tem espaço e garantia de crescimento.

Mas como usar o plano de carreira para reconhecimento, na prática? Bom, conforme seu colaborador vai atingindo metas, realizando projetos e mantendo o desempenho, você pode propor um caminho de crescimento e um plano para o futuro desse profissional junto com a empresa.

#3 Treinamentos e incentivo ao desenvolvimento

Programas de desenvolvimento e treinamentos internos, ao contrário do que muitos pensam, são formas muito eficientes de promover o reconhecimento profissional, afinal, todos queremos nos desenvolver e crescer profissionalmente.

Oferecer esse incentivo mostra o quanto a empresa reconhece que seu colaborador quer crescer e desenvolver, e ainda dá os materiais que vão ajudá-lo a alcançar maturidade profissional.

#4 Cultura do elogio

Um elogio é uma forma simples e rápida de reconhecer um colaborador, que tende a fugir da formalidade das empresas, porque o seu intuito é ser algo leve, simples, rápido e eficiente. Esta ferramenta é, na verdade, um ato de reconhecimento profissional simples, mas que pode gerar grande impacto.

#Dica: na Elofy, você conta com um mural de elogios que permite aumentar o engajamento e o reconhecimento. Sempre que um elogio é enviado, ele vai direto para caixa de notificações e também para o e-mail da pessoa que foi elogiada, assim, ninguém perde esse momento tão importante.

Tela de elogio da Elofy para uma cultura de reconhecimento profissional

#5 Bonificação financeira e promoções

Quando falamos de aumento salarial através de uma promoção e/ou uma bonificação, precisamos ter muito cuidado. Muitas empresas acham que esta é a única e principal forma de reconhecimento profissional. Mas nós sabemos que nem sempre.

Claro que, o financeiro chama atenção. Mas sozinho não traz grandes resultados na motivação, no engajamento e nem no desempenho dos colaboradores. Afinal, não adianta ganhar um aumento, por exemplo, e trabalhar em uma empresa sem desenvolvimento, sem um clima adequado, que traz situações de estresse e burnout. Tudo precisa ser equilibrado.

Para fechar o assunto, gostaríamos de lembrar que não existe ação certa ou errada para reconhecer um funcionário. Mas é preciso criar estratégias diversas e que sejam de acordo com as necessidades e expectativas desses profissionais. No momento em que vivemos, a gestão deixou de ser algo geral e passou a se preocupar com questões mais individuais e personalizadas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem você acha que precisa ler! Ou siga a Elofy nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário
Manuela Centeno

Manuela Centeno

Adorei o conteúdo, faz muito sentido!