5 coisas que aprendemos com a cultura de grandes empresas
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Ter uma boa cultura organizacional é um dos pontos mais importantes para a integridade da gestão de uma organização. Você já percebeu que a cultura de grandes empresas, aquelas mais referências no mercado por inovação, ganham tanto destaque no mercado? Sabe por que isso acontece? Bom, ter uma boa cultura organizacional é um indicativo de […]
5 coisas que aprendemos com a cultura de grandes empresas
Ter uma boa cultura organizacional é um dos pontos mais importantes para a integridade da gestão de uma organização. Você já percebeu que a cultura de grandes empresas, aquelas mais referências no mercado por inovação, ganham tanto destaque no mercado? Sabe por que isso acontece?
Bom, ter uma boa cultura organizacional é um indicativo de que a organização é atrativa e bem estruturada. Além de ser uma estratégia muito eficaz para manter a competitividade no mercado e uma boa marca empregadora, é a uma forma de cuidar do ambiente de trabalho, de aumentar o engajamento e de fazer uma boa gestão de talentos.
Pesquisa da Gallup mostra que ter uma cultura bem definida e atrativa é um fator que pode reduzir em até de 41% do absenteísmo e uma melhorar em até 33% a qualidade do trabalho e das entregas dos times. Fora os diversos outros benefícios que impactam em resultados.
Neste artigo vamos explorar as estratégias que ditam a cultura de grandes empresas do mercado, mas antes de vamos relembrar o conceito de cultura e sua importância?
Relembrando, o que é cultura organizacional?
A cultura pode ser definida como as crenças e valores da empresa, aqueles que determinam as expectativas comportamentais, as formas aceitáveis de se relacionar entre os times e de conduzir o negócio. São as ações do dia a dia! A cultura está na comunicação, nas decisões, nas relações e em todos os processos internos de gestão.
Vale lembrar que a cultura não se limita a termos escritos. É muito mais sobre o que acontece na prática, do que os valores escritos em um papel, ou em uma página na web. Afinal, não adianta ter uma cultura perfeita na teoria, mas não implementá-la na prática.
E para implementar uma boa cultura organizacional com eficiência é preciso de gestores que criem ações que a torne presente no dia a dia dos colaboradores. É preciso de muito alinhamento e engajamento para que a cultura se torne parte da rotina de todos. Também é essencial que esse alinhamento aconteça com todos os profissionais da empresa, seja um estagiário, um colaborador ou um líder.
Por que grandes empresas cuidam de sua cultura?
Como já falamos a cima, ter uma boa cultura organizacional traz diversos benefícios para o negócio. Esta é uma estratégia que dá muitos resultados e é por isso que as empresas estão focando em cuidar desse fator, cada vez mais.
Vamos, rapidamente, analisar alguns dos benefícios de ter uma boa cultura:
1- Cria um clima adequado e engajado: cultura está diretamente ligada ao clima da empresa. Uma boa cultura vai impactar o comportamento dos funcionários e, consequentemente, todo o clima do ambiente de trabalho. Isso vai também influenciar a forma como os colaboradores engajam com seus times e com a empresa.
2- Diminui o absenteísmo e a rotatividade: quanto mais adequado e atrativo é a cultura, mais os profissionais vão querer continuar a na empresa e dar o seu melhor. A verdade é que a cultura é um dos maiores aliados para reter a taxa de turnover.
3- Ajuda no bem-estar dos colaboradores e diminui o estresse: culturas que prezam por melhorar o ambiente de trabalho, que são mais leves e descontraídas podem ajudar a melhorar o bem-estar, a saúde emocional e mental dos times.
4- Aumenta a atração de talentos: quem não quer trabalhar em uma empresa com uma cultura atrativa e inovadora? Ter uma boa cultura é, de fato, uma das principais estratégias para atrair novos talentos e para reter seus melhores colaboradores.
5- Ajuda a proporcionar uma melhor experiência para os colaboradores: todos os profissionais buscam por oportunidades onde eles podem ter uma boa jornada. A experiência que essas pessoas têm na empresa é essencial para melhorar os resultados de seus trabalhos e a cultura vai ajudar a proporcionar esse cenário ideal.
Poderíamos ficar horas falando dos diversos benefícios que a cultura organizacional oferece para as organizações. Afinal, são inúmeros. Mas vamos conversar agora sobre a estratégias da cultura de grandes empresas, que você pode se inspirar.
O que a cultura de grandes empresas inovadoras têm em comum?
Google, Netflix, entre muitas outras, são exemplos de organizações que recebem grande destaque no mercado por terem uma boa cultura organizacional. Mas o que esses negócios estão fazendo? Quais as estratégias que a cultura de grandes empresas, como estas, estão levando em conta? É isso o que vamos explorar agora.
#1 Cultura do reconhecimento e feedbacks contínuos
O primeiro ponto que gostaríamos de trazer é um assunto que nós ressaltamos com muita frequência, a cultura do reconhecimento através de feedbacks, elogios e recompensas. Esta é a primeira estratégia que faz com que a cultura de grandes empresas sejam atrativas.
No Google, por exemplo, o reconhecimento é um fator importante para a gestão, seja por pequenas contribuições, ou por grandes conquistas.
Contudo, o mais curioso é que a empresa também têm a cultura de comemorar o fracasso. Mas não comemorar no sentindo que você deve estar pensando. Para a gestão do Google, errar é uma oportunidade de reconhecer o seu erro, de aprender e crescer com ele. Já dizia o co-founder, Larry Page, que a falta de erros, mostra que a empresa não está se arriscando o suficiente. E ter riscos, pode ser um sinônimo de inovação e crescimento.
Já para a Netflix, a cultura de reconhecimento se dá, principalmente, pelo feedback contínuo. Para os colaboradores e líderes, o feedback é algo que acontece em todo o momento, seja ele positivo ou negativo. No final das contas, o intuito é chegar em uma conclusão em como eles podem trabalhar melhor para alcançar os resultados.
A cultura do reconhecimento e do feedback contínuo são formas de engajar os times, de mostrar que a empresa se importa com as conquistas, com o desenvolvimento e crescimento do funcionário.
#2 Cultura descontraída e amigável
Já foi mais que comprovado que uma cultura divertida e amigável é a melhor maneira de manter seus colaboradores engajados e atrair novos talentos. Um ambiente pode ser descontraído de diversas formas, seja por um dress code mais flexível, por happy hours de sexta-feira, ou mesmo pela forma que as pessoas se comunicam e se relacionam.
Vemos, por exemplo, o Twitter é muito conhecido pelo ambiente leve e descontraído que eles proporcionam para seus colaboradores. Acho que todo mundo já viu a imagem no rooftop da empresa, cheio de mesmas e cadeiras de praia para que seus funcionários trabalhem. Muitas das reuniões também acontecem neste espaço.
Mas uma cultura amigável não se dá só por momentos de descontração. Também vemos que modelos de gestão mais flexíveis, no qual o colaborador tem mais contato com seu líder, mais liberdade criativa e maior autonomia, são formas de inovar a cultura.
Já o Google é conhecido por proporcionar ações interativas nos intervalos da tarde para seus funcionários. Mas, não menos importante, eles também dão liberdade de trabalho para seus times e incluem o colaborador nas estratégias e tomadas de decisões da empresa. Para a empresa, aquela estrutura hierárquica top-down não faz mais sentido.
#3 Bem-estar dos colaboradores
Prezar pelo bem-estar, pela saúde emocional e física dos colaboradores é uma urgência, de fato. Por isso, a cultura de grandes empresas sempre abrange o bem-estar, a saúde emocional e mental de seus profissionais.
Aqui, trouxemos o exemplo da Natura, uma empresa que preza em colocar as pessoas em primeiro lugar na gestão. Sua cultura é conhecida pelo lema “bem estar bem” não só em seus produtos, mas pela forma como eles valorizam e se conectam com os profissionais da empresa.
Quando falamos de bem-estar, o intuito é abranger todas as formas de estar bem. Por isso, muitas organizações também estão trazendo ações que promovem todo e qualquer tipo de bem-estar. Então, aulas de yoga, meditação e outros benefícios voltados a saúde são muito usados.
#4 Transparência e comunicação assertiva
As empresas inovadoras usam a comunicação como a chave de todo o sucesso da gestão. A verdade é que se comunicar com assertividade e transparência sempre foi um grande problema no mundo corporativo, isso não é novidade para ninguém.
Mas o que observamos é que, mais do que nunca, a solução para esse problema, virou prioridade.
Bom, no Google, por exemplo, seus gestores prezam por ter uma missão clara e bem comunicada para todos os funcionários. É essencial um ambiente onde as pessoas sabem por que fazem o que fazem, que tenham um propósito muito bem estabelecido e claro.
Ainda falando sobre a empresa, para o Google a comunicação também está no compartilhamento de informações por meio de uma reunião semanal, que também traz transparência, assertividade e o alinhamento dos colaboradores.
#5 Gestão baseada em dados
Usar dados na gestão de pessoas tem intuito de identificar o que pode ser feito para melhorar as estratégias e tomar decisões mais assertivas. E isso é muito importante, porque além de facilitar os processos, faz com que a gestar se torne mais eficiente.
Com a transformação digital, principalmente, a cultura de grandes empresas estão usando a tecnologia e os dados para melhorar seus processos e para otimizar a gestão.
Mais uma vez, usando o Google como exemplo, vemos que a empresa usa números para maximizar o potencial de seus funcionários, com a metodologia de People Analytics. Com essas análises, eles conseguem tomar decisões de gestão mais precisas para engajar e reter talentos.
A Netflix também preza por dados em sua cultura. Ela usa muito a análise de performance, que apesar de fugir da formalidade que conhecemos para esse processo, traz insights mais assertivos sobre seus colaboradores.
De fato, são muitas questões que fazem com que a cultura de grandes empresas seja eficiente, atrativa e inovadora. O que mais percebemos é que o foco sempre vai ser em uma gestão de pessoas e de processos mais humanizada, com foco nos colaboradores e vão, principalmente, acompanhar as tendências e mudanças do mercado.
Se você busca otimizar sua cultura organizacional, é preciso entender que o RH, a gestão e os processos mudaram, é preciso acompanhar e entender quais as novas necessidades do mundo corporativo e preparar sua empresa para isso. Por isso, convidamos você a continuar esse papo e ouvir nosso episódio do Elofy Talks, a seguir:
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Manuela Centeno
Adorei o conteúdo, faz muito sentido!