Pular para o conteúdo
Home > Liderança > Chefe x Líder: conheça as diferenças entre eles
Home > Liderança > Chefe x Líder: conheça as diferenças entre eles

Chefe x Líder: conheça as diferenças entre eles

No meio corporativo, as pessoas costumam comentar que “um líder pode ser um chefe, mas um chefe nunca poderá ser um líder”. Você já se perguntou o porquê dessa afirmação? Será que ela é verdade?


Bom, a forma como as pessoas lidam umas com as outras evolui diariamente – inclusive no trabalho. Cada vez mais, as empresas têm entendido que o modelo “tradicional” de chefe, que é visto pelos colaboradores como alguém a quem devem temer, não é eficiente. Segundo pesquisa mais de 60% das pessoas já tiveram problemas com o chefe, isso devido ao comportamento agressivo desses gestores.


Estar em um cargo superior ao das outras pessoas significa ser um “engajador”, um “motivador”. Ou seja, gerir uma equipe não se resume a simplesmente cobrar resultados ou tarefas, mas sim em ser inspiração a partir de exemplos positivos.
Mas calma, você sabe o que significa ser líder e ser chefe? Continue lendo para descobrir!

Chefe vs líder


O que é ser um líder?

A figura de um líder é diretamente relacionada à inspiração. O profissional que lidera, é visto pelos outros como alguém inspirador, que independentemente de pressão ou qualquer situação, consegue inspirar sua equipe de forma leve e encorajadora.

É como se o líder agisse de “pessoa para pessoa”, não de “superior para subordinado” – mas claro, mantendo o respeito e a hierarquia existente.

O ambiente que o líder cria é amplamente democrático: ele apresenta suas ideias e perspectivas, e dá espaço para que as pessoas contribuam e trabalhem com ele. Ele não anula o que a sua equipe tem a dizer. O líder age influenciando, não exercendo sua autoridade bravamente. Ele entende que para tornar sua equipe produtiva, é preciso de comunicação e união, não de ordens.


O que é ser um chefe?

Chefe é o nome dado ao profissional que possui algum tipo de autoridade em uma hierarquia – comumente utilizado no modelo tradicional de empresas.

O papel do chefe é assegurar que as tarefas e obrigações sejam cumpridas pelos colaboradores. Normalmente, ele é aquela pessoa autoritária que determina o que as pessoas devem fazer. Seu principal objetivo é alcançar metas, independentemente de qualquer situação ou momento.

Esse modelo mais autoritário já foi muito importante antigamente, em tempos em que era necessário alguém para cobrar e pressionar as pessoas, a fim de obter resultados. Porém, nos dias atuais, uma gestão de pessoas humanizada é muito mais eficaz.


Qual a diferença chefe x líder?

A principal diferença entre líder e chefe é a forma como cada um lida com o poder. O chefe é autoritário, enquanto o líder, democrático.

Quando há a necessidade de pedir algo para a equipe, o chefe apenas delega, cobra e pressiona os subordinados. Já o líder, acompanha de perto os processos e se dispõe a ajudar as pessoas. O chefe acredita que o seu papel é mandar, e o líder compreende que sua função é fazer parte.

O líder é aquele que está disposto a ouvir. Ele é comprometido com os colaboradores e se empenha sempre para que cada um esteja satisfeito e feliz com o trabalho. O líder valoriza o esforço das pessoas, e sempre demonstra reconhecimento. O chefe, por sua vez, prefere ganhar os créditos de quem está “abaixo” dele. Se a equipe teve um bom desempenho, ele fará questão de dizer que ele foi o causador dos bons resultados.

Uma das maiores diferenças entre chefe e líder é que, para o chefe, tudo é sobre ele, e para o líder, tudo é sobre o time.

Sendo assim, entendemos que o chefe:

  • Lidera de forma autoritária;
  • É obedecido por temor e medo;
  • Tem uma equipe que não gosta da sua presença.

Enquanto o líder:

  • Lidera a partir da democracia;
  • Conquista o respeito das pessoas, e é obedecido por isso;
  • Tem a equipe trabalhando com e por ele.

Qual a importância de uma boa liderança em uma empresa?

Em uma empresa, é essencial que os colaboradores se sintam satisfeitos e felizes no ambiente de trabalho – e para isso, uma boa liderança é necessária. Ter um profissional que ocupa um cargo de liderança e que se posiciona como um verdadeiro líder, faz com que os colaboradores se sintam mais engajados e motivados, e claro, isso significa que eles oferecerão melhores resultados para o negócio.

Quando um time é bem liderado, automaticamente se torna muito mais eficiente. Além dos benefícios que uma boa liderança garante aos colaboradores, ela também torna mais simples a resolução de problemas, afinal, o líder preza pela comunicação e está sempre disposto a receber ideias e sugestões que podem simplificar processos na empresa.

Como transformar um chefe em um bom líder?

Ao contrário do que muitos dizem, um chefe pode sim se tornar um líder, pois as pessoas sempre evoluem e podem mudar sua forma de agir. Nunca é tarde para melhorar! Confira as dicas para ser um líder e influenciar sua equipe positivamente:

#1 Capacitação de colaboradores

Passe adiante o que você sabe. Compartilhe conhecimento e faça o possível para que a sua equipe cresça profissionalmente. Na posição de líder, você é o motivador e a inspiração dentro da empresa.

#2 Escute mais

Para ser um líder, você precisa ouvir mais os colaboradores. Com certeza, cada um pode contribuir de alguma forma e, ao dar espaço às pessoas, você abrirá caminho para inúmeras ideias e possibilidades.

#3 Reconhecimento

O líder reconhece o trabalho dos colaboradores e os recompensa por isso, mesmo que seja apenas com uma frase de agradecimento ou motivação. O sucesso é resultado do trabalho em grupo, pois em uma empresa, todos trabalham a partir dos mesmos propósitos.

#4 Feedbacks

feedbacks construtivos aos liderados, de preferência, individualmente. Acompanhe o desempenho da sua equipe e mostre que você se importa com a evolução de cada um na empresa.

#5 Exemplo

Líder é um exemplo que deve ser seguido. O seu comportamento e o seu conhecimento importam muito. Ao contrário do chefe, você é respeitado por ser inspirador, não por proporcionar medo às pessoas. Então, dê o seu melhor para quem trabalha com você!

#6 Confiança

Muito mais do que delegar tarefas, o líder demonstra e dá confiança aos colaboradores. Ele acredita no potencial de cada um, e aceita dicas e novas ideias que possam agregar em alguma tarefa. Acompanhe os processos de perto, mas não por desconfiança, e sim por fazer parte do time!

Sem dúvidas, o comportamento de um bom líder pode tornar uma equipe muito mais produtiva, engajada, satisfeita e feliz!

Liderança com a plataforma da Elofy

Utilizando a plataforma da Elofy, você não apenas conta com todas as funcionalidades necessárias para acompanhar o impacto da liderança na sua equipe, mas também consegue registrar, analisar e monitorar dados de maneira simples, rápida e eficaz. Em um software amigável, intuitivo e fácil de usar, você descarta a ideia de depender de planilhas, papéis impressos, e-mails e todo o resto.

E aí, gostou da nossa explicação? Conseguimos te ajudar? Deixe seu comentário! 💙
Comece agora sua jornada na Elofy

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto