Pular para o conteúdo
Home > Liderança > Desenvolvimento de líderes: o porquê é tão essencial
Home > Liderança > Desenvolvimento de líderes: o porquê é tão essencial

Desenvolvimento de líderes: o porquê é tão essencial

Empresas inovadoras estão observando a necessidade de investir no desenvolvimento de líderes para o futuro. A verdade é que o mundo corporativo vem mudando, assim como o papel da liderança. A figura do chefe deixa de ser autoritária e inflexível, e passa a ser a de um líder empático e humano. É neste cenário de transformações que líderes precisam se capacitar para se adequar ao mercado.

Ser líder não é fácil, mas não podemos excluir que a liderança é um dos cargos mais influentes da empresa. Quando você é um bom líder, você consegue gerar muitos benefícios. O problema é que estamos acostumados com um perfil de chefe e não de líder. Então, muitas vezes, ainda vemos comportamentos e decisões infortunas que afetam a gestão de pessoas e, consequentemente, os resultados do negócio.

Segundo relatório da Great Place to Work, a mudança de mindset da liderança é uma das preocupações dos líderes de RHs desde 2020 e ainda é uma questão que precisa ser melhorada. Além disso, em seu relatório de tendências de RH para 2022, a GPTW relatou que 39,8% dos profissionais da área sentem dificuldade em desenvolver a liderança. Em uma pesquisa, a empresa Gartner só confirmou todo esse cenário, e nos mostrou que uma das prioridades dos líderes de RH ainda é o desenvolvimento de líderes por diversas razões, como o aumento da rotatividade de colaboradores, o cenário pós-pandemia, o aumento de burnouts, entre outras.

Bom, com todos esses dados, você deve estar se perguntando: o que é ser um bom líder? Quais as principais competências do líder inovador? Quais todos os outros benefícios do desenvolvimento de líderes? Como desenvolver a liderança da sua empresa? Não se preocupe, vamos explorar todos esses pontos ao decorrer do artigo!

As soft skills e o desenvolvimento de líderes

O desenvolvimento de líderes na empresa

Antes de pensar sobre questões relacionadas ao desenvolvimento de líderes na sua empresa, você precisa entender o que é ser um bom líder e quais as principais competências desejadas no mercado.

Uma boa liderança é capaz de inspirar seus colaboradores, de tomar decisões assertivas e benéficas a todos os envolvidos, de escutar e se comunicar de forma não violenta, de controlar suas emoções e agir com empatia, respeito e flexibilidade. Um líder inovador sempre foca no crescimento e na segurança psicológica da sua equipe.

Para alcançar esse perfil de líder ideal é importante focar em soft skills, tais como:

#1 Comunicação não violenta

A comunicação não violenta basicamente envolve uma conversa e escuta transparente, consciente, empática, que ajuda a melhorar as relações, seja na vida pessoal ou na profissional. Para isso, é importante aprender a olhar para dentro, reconhecer suas emoções e sentimento, ser vulnerável e, assim, externalizar suas necessidades, pedidos e pensamentos sem ofender ao outro.

#2 Inteligência emocional

Quantas vezes você já teve uma reação inconsciente e depois ficou pensando como poderia ter lidado melhor com a situação? É aí que entra a inteligência emocional, pois é a capacidade de lidar com as suas próprias emoções e a das pessoas à sua volta. Pessoas que são emocionalmente inteligentes conseguem dar nome e sentido aos seus sentimentos e, assim, são capazes de interagir com o mundo sem afetar os outros.

No ambiente de trabalho a inteligência emocional pode ser muito benéfica junto com a comunicação não violenta para aprimorar relacionamentos entre equipes e ainda evitar problemas e conflitos. No desenvolvimento de líderes, essas soft skills não podem faltar.

#3 Gestão de tempo

Uma das maiores dificuldades das empresas é manter a produtividade dos seus colaboradores e a gestão de tempo é uma das competências que vai mudar esse cenário. Bons líderes são capazes de entender as dificuldades de seus colaboradores e de criar um plano de ação para mudar essa realidade.

Algumas práticas podem ajudar uma equipe a usar melhor o tempo nas tarefas certas, tais como: criar listas de atribuições e responsabilidades, estipular prazos reais e viáveis, reter taletos da empresa, manter um bom clima organizacional, entre outros. Cabe ao líder analisar quais alternativas e como implementá-las, mas nem todos os profissionais têm capacitação para lidar com o tempo e a produtividade.

#4 Liderança acessível

Uma soft skill muito interessante para líderes que procuram se desenvolver é ser uma figura acessível e próxima de seus colaboradores. Era muito comum ver chefes sendo pessoas muito fora do alcance, mas isso já não faz mais sentido no mundo corporativo inovador.

O segredo dessa competência é criar relacionamentos eficientes com seus colaboradores, conhecê-los não só nos quesitos profissionais, mas também pessoais. Essa também é uma prática que ajuda a entender as motivações e problemas de cada um e assim auxiliá-los no ambiente de trabalho.

#5 Orientação por dados

Outra competência para o desenvolvimento de líderes é o hábito de usar dados e informação ao seu favor, principalmente nas suas tomadas de decisão. Com os avanços tecnológicos, hoje temos uma quantidade de dados disponíveis que, de fato, mostram resultados reais da equipe, isso através de softwares de gestão de desempenho e engajamento, como a Elofy.

Além de analisar os resultados, um bom líder também precisa usar dados no desenvolvimento de seus colaboradores.

Importância e os benefícios do desenvolvimento de líderes

Que o papel do líder é essencial para o crescimento da empresa, nós já sabemos. Mas nada adianta ter cargos de liderança atribuídos para pessoas que não são capacitadas para gerir uma equipe de forma humana e eficaz. Infelizmente, é ainda esse cenário que vemos em muitas organizações no mercado e precisamos mudar.

Ainda em 2021 vemos inúmeros casos de líderes despreparados no mercado, como foi o caso da demissão em massa na Better por uma chamada no zoom. É exatamente por causa dessas situações e muitas outras que o desenvolvimento de líderes se torna essencial.

Mas quais os benefícios em focar no desenvolvimento de líderes? É o que vamos ver agora:

  1. Aumenta a satisfação e o engajamento dos times.
  2. Diminui a rotatividade de colaboradores e todos os gastos envolvidos.
  3. Ao diminuir o turnover, melhora a retenção de grandes talentos da empresa.
  4. Aumenta a produtividade e os resultados de uma equipe.
  5. Melhora a comunicação na empresa e diminui conflitos.
  6. Melhora o clima organizacional e as relações entre times.
  7. Ajuda na organização das equipes, na gestão de tempo e no atingimentos de metas.
  8. Ajuda na inovação e desenvolvimento dos colaboradores.

Como desenvolver as soft skills nos líderes da empresa?

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido bem a importância no desenvolvimento de líderes. Então, vamos te dar algumas dicas de como fazer com que isso de fato aconteça na sua empresa. Afinal, de nada adianta ver as mudanças no mercado acontecendo e não tomar uma atitude.

#1 Comece pela comunicação

O primeiro passo para um bom desenvolvimento de líderes é entender suas emoções e focar na comunicação em geral. E quando falamos de se comunicar de forma eficaz, englobamos não só a fala, mas também a escuta. Bons líderes vão sempre se comunicar com clareza, transparência, de forma não violenta e assertiva, e tudo isso é um treino. Sempre que for se comunicar lembre-se de não deixar que seus sentimentos influenciem suas falas e suas ações.

#2 Conheça e entenda seus colaboradores

O próximo passo para o desenvolvimento de líderes é conhecer e entender as motivações dos seus colaboradores. Nem todos são iguais, ao compreender a forma como cada um funciona, é possível adaptar todas as estratégias de gestão para melhor atender as necessidades de cada profissional. Olhar para as pessoas como seres humanos e não máquinas é uma forma de criar melhores relacionamentos e motivá-las. 

#3 Trabalhe sua empatia

Ser empático não é apenas se colocar no lugar do outro, é escutar o outro e agir com flexibilidade, demonstrando que, de fato, você se preocupa com o bem-estar dessa pessoa. Empatia é algo que todos podemos desenvolver, afinal, nós seres humanos, neurologicamente, temos 98% de capacidade de reconhecer, compreender e reproduzir emoções do próximo.

#4 Pratique a cultura do feedback

A prática de dar feedbacks contínuos e assertivos é uma questão muito importante quando falamos de desenvolvimento de líderes. Infelizmente ainda não temos uma cultura de feedback tão forte no mundo corporativo, mas essa ferramenta pode mudar toda a sua gestão. Mas nunca é tarde para começar, tente implementar essa cultura no seu time.

#5 Ouça sua equipe

Receber feedback da sua equipe é essencial para seu próprio crescimento e aprimoramento. Outra ferramenta que pode ser muito benéfica é desenvolver o hábito de ter 1-1s e entender o cenário que seus colaboradores se encontram. Ouvir sua equipe faz com que você olhe para a empresa, para a sua gestão e para os processos com outra visão, além de evitar problemas e diminuir o turnover.

#6 Foque na inclusão e diversidade

Líderes inovadores buscam sempre acolher todas as diferenças de seus colaboradores, afinal, o foco deve estar sempre em habilidades e possibilidade de crescimento. Quando falamos no desenvolvimento de líderes, nos referimos em ampliar os horizontes e se abrir para diferentes experiências. Um time diverso é um time que preza pela criatividade, pelas possibilidades e inovação!

O desenvolvimento de líderes é uma prática que pode mudar toda a sua cultura organizacional e transformar a sua empresa em um local agradável para se trabalhar. Lembre-se sempre que o líder é umas das figuras mais importantes e quando esse profissional é capacitado para motivar, engajar e ajudar seu time, grandes resultados podem ser alcançados.

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto