Importância da segurança psicológica no ambiente de trabalho

5 minutos de leitura

Você já sentiu receio de compartilhar alguma ideia, dúvida ou opinião durante uma reunião de trabalho? Essa sensação está relacionada à segurança psicológica no ambiente de trabalho. Este é um pilar para empresas de sucesso, por ser um fator que influencia inúmeros pontos que impactam diretamente a produtividade, o desempenho, a satisfação e o clima […]

Importância da segurança psicológica no ambiente de trabalho

Você já sentiu receio de compartilhar alguma ideia, dúvida ou opinião durante uma reunião de trabalho? Essa sensação está relacionada à segurança psicológica no ambiente de trabalho. Este é um pilar para empresas de sucesso, por ser um fator que influencia inúmeros pontos que impactam diretamente a produtividade, o desempenho, a satisfação e o clima organizacional.

Principalmente depois da pandemia do covid-19, o que já era importante, se tornou um assunto urgente nas empresas. Muitos profissionais estão cada vez mais estressados e cansados, o burnout tomou conta de muitos e hoje é o problema de saúde mental que mais assombra os colaboradores. E a segurança psicológica no ambiente de trabalho é um dos fatores que mais afetam a saúde emocional.

Um ambiente, em que todas as pessoas se sentem confortáveis para expor o que sentem e o que desejam compartilhar, é imprescindível para melhorar os diversos problemas que líderes enfrentam na gestão.

Além de ser essencial para o crescimento individual, do grupo e também de uma organização. Quando um profissional se sente bem no trabalho, ele se arrisca mais, explora novas ideias e não tem medo de mudanças.

Quer saber mais sobre segurança psicológica no trabalho? Continue lendo e confira!

Segurança psicológica no ambiente de trabalho

O que é segurança psicológica

Segurança psicológica se refere a um ambiente que possui um clima no qual as pessoas se sentem confortáveis para expressar o que quiserem – com o devido respeito, claro.

Assim, a segurança psicológica no ambiente de trabalho é quando as empresas oferecem aos seus colaboradores a tranquilidade para se expor, seja dando uma opinião, uma dica, uma discussão, diante dos seus colegas, assim como dos gestores, líderes, entre outras pessoas que compõem uma equipe.

Sabe aquele medo que comentamos no começo? Ele não existe em uma empresa segura, pois os colaboradores sabem que não serão constrangidos ou tratado de forma negativa por simplesmente expressar alguma ideia. Isso promove autenticidade, respeito e autonomia, além de melhorar a convivência e o relacionamento entre os times.

Aspectos da segurança psicológica no ambiente de trabalho

Na rotina de uma empresa, a segurança psicológica fica evidente de diferentes formas. Confira a seguir os seus principais aspectos:

#1 Segurança para se expressar: os colaboradores precisam se sentir à vontade para questionar, falar, expor opiniões, entre muitos outros pontos que envolvem expressão. Sem medo de serem punidos e sem o constrangimento e a frustração de não ser ouvido ou respeitado.

#2 Segurança para interagir: é essencial manter um clima em que todos se sintam tranquilos e confortáveis para pedir ajuda, dar e receber feedbacks, mesmo quando as interações sejam mais difíceis.

#3 Segurança para aprender: não deve haver o receio de arriscar, errar e aprender. Uma empresa segura dá espaço para o erro e transforma esses acontecimentos em aprendizados. Afinal, é a partir de erros que os aprendizados se transformam em aptidões.

#4 Segurança para pertencer: os profissionais têm que se sentir valorizados, vistos e apoiados, sem pensamentos de rejeição ou de que serão prejudicados de alguma forma dentro do ambiente de trabalho.

Qual a importância da segurança psicológica no ambiente de trabalho?

Ter um ambiente de trabalho que não gera medo e nem inseguranças nos colaboradores, com certeza é um ambiente próspero, produtivo e mais feliz.

A segurança psicológica no ambiente de trabalho possibilita maiores chances de confiança entre liderados e líderes, garante clareza em objetivos e metas, além de proporcionar a valorização dos colaboradores não apenas como profissionais, mas também como pessoas.

Sua importância não está somente no quesito “produtividade”, mas diretamente ao bem-estar dos colaboradores, o que reduz, significativamente, os índices de turnover.

Mas, infelizmente, esta não é a realidade das empresas. Artigo da empresa Officevibe mostra que 20% dos colaboradores não se sentem seguros para se expressarem no trabalho. Além de que, a Gallup mostrou que a melhoria da segurança psicológica no ambiente de trabalho pode reduzir 27% na rotatividade e aumentar 12% a produtividade.

Sendo assim, ter segurança psicológica no trabalho possibilita maiores níveis de colaboração, afinidade, soluções criativas e mais liberdade de participação aos colaboradores.

Como saber se há segurança psicológica na sua empresa?

Há inúmeras formas de saber como estão os níveis de segurança psicológica na sua empresa, mas as duas metodologias mais eficazes e assertivas, são por meio de feedbacks contínuos e conversas 1-1 com os colaboradores.

Nesse caso, o RH pode criar algum questionário com perguntas com o objetivo de entender como está esse aspecto dentro das equipes. Veja alguns exemplos de questões que você pode fazer:

Questionário da segurança psicológica no ambiente de trabalho
Questionário

Liderança e a segurança psicológica no ambiente de trabalho

Você sabia que um dos principais motivos pelos quais os profissionais se demitem voluntariamente é a má gestão de líderes? Infelizmente, muitos gestores ainda têm o perfil autoritário que, muitas vezes, chega a ser abusivo.

A verdade é que, a liderança é um dos cargos mais influentes na empresa. Líderes têm o papel não só de gerir uma equipe, mas de influenciar e guiar seus colaboradores para o sucesso. Por isso, essas pessoas podem e devem promover a segurança psicológica no ambiente de trabalho.

Mas como fazer isso? Bom, o primeiro passo, se você é um líder ou gestor, é desenvolver as soft skills necessárias para uma gestão mais humanizada e estratégica. Outra dica é cuidar do clima organizacional e sempre dar espaço de fala e trocas com seus colaboradores. Temos mais dicas e vamos explorar cada uma delas, no próximo parágrafo.

Dicas para criar segurança psicológica no ambiente de trabalho

Não basta apenas ter conhecimento para ter uma boa equipe. A forma como os colaboradores se relacionam é um fator que torna muito mais eficiente a performance de um time. Ser um bom líder ou gestor, vai muito além das hard skills e conhecimento técnico.

Como falamos, a liderança das empresas tem um papel extremamente importante em criar segurança psicológica no ambiente de trabalho. Afinal, são essas pessoas que lidam direto com o colaborador e, de certa forma, ditam o clima e as relações de seus times.

Cultivar um ambiente seguro, confortável e agradável para os profissionais, é o que faz com que a produtividade desejada seja alcançada, assim como torna os colaboradores mais engajados e satisfeitos.

A partir dessas informações, vamos te dar algumas dicas de como promover segurança psicológica no ambiente de trabalho. Confira:

#1 Cuide do clima organizacional

Um dos principais fatores para oferecer segurança psicológica no ambiente de trabalho é ter um bom clima organizacional.

Este é um pilar que diz sobre a atmosfera da empresa. Quando o clima está bom, quer dizer que os colaboradores estão cada vez mais felizes, satisfeitos e confortáveis, que conseguem ter bons relacionamentos e uma boa estrutura para trabalhar.

#2 Crie uma cultura de feedback

O feedback é uma forma de ajudar o desenvolvimento de pessoas e guiar o colaborador em suas melhorias e no caminho de crescimento. Por isso, essa ferramenta traz transparência, confiança e gera oportunidade de trocas sobre a empresa.

Crie o hábito de ter diálogos honestos com seus colaboradores. Assim, você dará início a um canal de comunicação em que todos se sentirão à vontade e confortáveis para expor dúvidas, ideias, opiniões, entre outros.

#3 Seja tolerante

Quando algum colaborador cometer um erro, seja paciente e o oriente sobre o que e como deve ser feito. O medo de receber punições faz com que os profissionais não se arrisquem e, às vezes, não evoluam na empresa. Isso é essencial para gerar segurança psicológica.

Além de que, toda gestão a base de medo, punições e estresse levam à defasagem do time, ao desengajamento e, principalmente, ao desempenho baixo.

#3 Inclua os colaboradores nas tomadas de decisões

Líderes que não dão espaço aos colaboradores na hora da tomada de decisão, contribuem para um ambiente menos colaborativo – o que acaba com a ideia de que as opiniões e ideias devem ser expressadas.

Claro, há decisões que cabem somente aos líderes, mas inclua o seu time no que for possível! Essa é uma forma de dar espaço de fala para seus funcionários, o que leva a maior segurança psicológica no ambiente de trabalho.

#4 Preste atenção no que é dito

Apenas ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer, não é o suficiente. Você precisa prestar atenção e demonstrar interesse no que é dito. Assim, você conseguirá promover mais segurança, pois todos sentem a necessidade de verdadeiramente serem escutados.

#5 Incentive a tomada de riscos

Em algumas situações, os profissionais não assumem riscos por medo de serem “ridicularizados” ou ignorados. Ou seja, perdem a oportunidade de apresentar grandes ideais e de fomentar a inovação em áreas da empresa.

É preciso incentivar a tomada de riscos e, ao mesmo tempo, encontrar o equilíbrio para que a criatividade não seja anulada no seu ambiente de trabalho.

Focar em segurança psicológica no ambiente de trabalho é contribuir para uma empresa saudável, em que os seus colaboradores não sentem medo ou receio de expor suas ideias.

Segurança psicológica com a plataforma da Elofy

Utilizando a plataforma da Elofy, você não apenas conta com todas as funcionalidades necessárias para entender como os colaboradores se sentem no ambiente de trabalho, mas também consegue registrar, analisar e monitorar dados de maneira simples, rápida e eficaz.

Com nossa plataforma você consegue garantir transparência, eficiência nos processos e uma cultura voltada para dados e, assim, tomar melhores decisões e incentivar a segurança psicológica no ambiente de trabalho.

Com um software amigável, intuitivo e fácil de usar, você descarta a ideia de depender de planilhas, papéis impressos, e-mails e todo o resto.

E aí, gostou da nossa explicação? Conseguimos te ajudar? Deixe seu comentário!

Comece agora sua jornada na Elofy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário
Manuela Centeno

Manuela Centeno

Adorei o conteúdo, faz muito sentido!