Pular para o conteúdo
Home > Gestão de Pessoas > Segurança psicológica: criando um ambiente de trabalho mais saudável
Home > Gestão de Pessoas > Segurança psicológica: criando um ambiente de trabalho mais saudável

Segurança psicológica: criando um ambiente de trabalho mais saudável

Você já sentiu receio de compartilhar alguma ideia, dúvida ou opinião durante uma reunião de trabalho? Independentemente da sua resposta, essa sensação está relacionada à segurança psicológica de uma empresa, e pode afetar o desempenho, a satisfação e até mesmo a felicidade dos colaboradores.

A segurança psicológica é um pilar para empresas de sucesso, por ser um fator que influencia inúmeros pontos que impactam diretamente a produtividade e o clima no ambiente de trabalho.

Um ambiente em que todas as pessoas se sentem confortáveis para expor o que sentem e o que desejam compartilhar, é imprescindível para o crescimento individual, do grupo e também de uma organização.

Quando um profissional se sente bem no trabalho, ele se arrisca mais, explora novas ideias e não tem medo de mudanças.

Quer saber mais sobre segurança psicológica no trabalho? Continue lendo e confira!

O que é segurança psicológica?

Segurança psicológica se refere a um ambiente que possui um clima no qual as pessoas se sentem confortáveis para expressar o que quiserem – com o devido respeito, claro.

Uma empresa que “fornece” segurança psicológica aos seus colaboradores, oferece a eles a tranquilidade para se expor de alguma forma diante dos seus colegas, assim como dos gestores, líderes, entre outras pessoas que compõem uma equipe.

Ou seja, não existe aquele medo de ser constrangido ou tratado de forma negativa por simplesmente expressar alguma ideia. Isso promove autenticidade e autonomia, além de melhorar a convivência entre pessoas.

Aspectos da segurança psicológica

Na rotina de uma empresa, a segurança psicológica fica evidente de diferentes formas. Confira a seguir os seus principais aspectos:

#1 Segurança para se expressar

Os colaboradores precisam se sentir à vontade e sem medo para questionar, falar, expor opiniões, entre muitos outros pontos que envolvem expressão.

#2 Segurança para interagir

É essencial manter um clima em que todos se sintam tranquilos e confortáveis para pedir ajuda, dar e receber feedbacks, mesmo quando as interações sejam mais difíceis.

#3 Segurança para aprender

Não deve haver o receio de arriscar, errar e aprender. É a partir de erros que os aprendizados se transformam em aptidões.

#4 Segurança para pertencer

Os profissionais têm que se sentir valorizados, vistos e apoiados, sem pensamentos de rejeição ou de que serão prejudicados de alguma forma dentro do ambiente de trabalho.

Qual a importância da segurança psicológica para as empresas?

Ter um ambiente de trabalho que não gera medo e nem inseguranças nos colaboradores, com certeza é um ambiente próspero, produtivo e mais feliz.

A segurança psicológica nas empresas possibilita maiores chances de confiança entre liderados e líderes, garante clareza em objetivos e metas, além de proporcionar a valorização dos colaboradores não apenas como profissionais, mas também como pessoas.

Sua importância não está somente no quesito “produtividade”, mas diretamente ao bem-estar dos colaboradores, o que reduz significativamente os índices de turnover.

Sendo assim, ter segurança psicológica no trabalho possibilita maiores níveis de colaboração, afinidade, soluções criativas e mais liberdade de participação aos colaboradores.

Como saber se há segurança psicológica na sua empresa?

Há inúmeras formas de saber como estão os níveis de segurança psicológica na sua empresa, mas as duas mais eficazes, são por meio de feedbacks e conversas com os colaboradores.

Nesse caso, o RH pode criar algum questionário com perguntas que têm o objetivo de entender como está esse aspecto dentro das equipes. Veja alguns exemplos de questões que você pode fazer:

  • Você se sente confortável para fazer perguntas, mesmo em momentos em que você considere-as “bobas”?
  • Você se sente à vontade para expor opiniões em meio de uma reunião com outros colegas?
  • Você tem medo de errar no dia a dia da empresa?
  • Você se sente bem com a ideia de pedir ajuda para alguém, ou tem receio de ser julgado?
  • Você acha que seus colegas poderiam te prejudicar de alguma forma?
  • Você já se sentiu rejeitado no ambiente de trabalho?
  • Você já foi desrespeitado em algum momento?
  • Algum colega ou gestor já te deixou inseguro?

Como criar um ambiente de trabalho com segurança psicológica?

Não basta apenas ser capaz ou ter conhecimento para ter uma boa equipe. A forma como os colaboradores se relacionam é um fator que torna muito mais eficiente a performance de um time.

Por isso, cultivar um ambiente seguro, confortável e agradável para os profissionais, é o que faz com que a produtividade desejada seja alcançada, assim como torna os colaboradores mais engajados e satisfeitos.

A partir dessas informações, vamos te dar algumas dicas de como promover um ambiente de trabalho mais saudável. Confira:

#1 Crie uma cultura de feedback

Crie o hábito de ter diálogos honestos com seus colaboradores. Assim, você dará início a um canal de comunicação em que todos se sentirão à vontade e confortáveis para expor dúvidas, ideias, opiniões, entre outros.

#2 Seja tolerante

Quando algum colaborador cometer um erro, seja paciente e o oriente sobre o que e como deve ser feito. O medo de receber punições faz com que os profissionais não se arrisquem e, às vezes, não evoluam na empresa.

#3 Inclua os colaboradores nas tomadas de decisões

Líderes que não dão espaço aos colaboradores na hora da tomada de decisão, contribuem para um ambiente menos colaborativo – o que acaba com a ideia de que as opiniões e ideias devem ser expressadas.

Claro, há decisões que cabem somente aos líderes, mas inclua o seu time no que for possível!

#4 Preste atenção no que é dito

Apenas ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer, não é o suficiente. Você precisa prestar atenção e demonstrar interesse no que é dito. Assim, você conseguirá promover mais segurança, pois todos sentem a necessidade de verdadeiramente serem escutados.

#5 Incentive a tomada de riscos

Em algumas situações, os profissionais não assumem riscos por medo de serem “ridicularizados” ou ignorados. Ou seja, perdem a oportunidade de apresentar grandes ideais e de fomentar a inovação em áreas da empresa.

É preciso incentivar a tomada de riscos e, ao mesmo tempo, encontrar o equilíbrio para que a criatividade não seja anulada no seu ambiente de trabalho.

Focar em segurança psicológica no trabalho é contribuir para um ambiente saudável, em que os seus colaboradores não sentem medo ou receio de expor suas ideias.

Segurança psicológica com a plataforma da Elofy

Utilizando a plataforma da Elofy, você não apenas conta com todas as funcionalidades necessárias para entender como os colaboradores se sentem no ambiente de trabalho, mas também consegue registrar, analisar e monitorar dados de maneira simples, rápida e eficaz.

Em um software amigável, intuitivo e fácil de usar, você descarta a ideia de depender de planilhas, papéis impressos, e-mails e todo o resto.

E aí, gostou da nossa explicação? Conseguimos te ajudar? Deixe seu comentário!

Comece agora sua jornada na Elofy

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto