Pular para o conteúdo
Home > Engajamento > O que é feedback e como ser assertivo
Home > Engajamento > O que é feedback e como ser assertivo

O que é feedback e como ser assertivo

O feedback é uma das principais ferramentas de melhoria de desempenho nas empresas. Em resumo, além de manter todos alinhados com as expectativas da instituição, essa ferramenta é essencial para garantir uma boa cultura organizacional, resolver possíveis conflitos da empresa e desenvolver grandes habilidades nos colaboradores. 

Segundo artigo da Gupy, o feedback é umas das tendências de RH para os próximos anos, mas será que as lideranças de fato sabem dar feedbacks assertivos e não ofensivo para seus colaboradores? O que observamos no mercado são empresas que ainda tem uma certa dificuldade em desenvolver bons feedbacks e acabam se prejudicando com isso. 

A verdade é que quando bem estruturado, essa avaliação pode mudar a gestão de pessoas e, consequentemente, os resultados. Por isso, continue nesse post, vamos te mostrar tudo sobre como dar feedbacks assertivos para seus colaboradores. 

O que é feedback 

O que é um feedback

Antes de entender como dar bons feedbacks, é preciso entender o que é um. A palavra por si só, significa dar um retorno de algo, uma resposta. Quando aplicada ao mundo empresarial, feedback é, nada mais nada menos, do que um retorno relacionado ao trabalho e performance de uma colaborador. 

O objetivo dessa ferramenta é basicamente ajudar o desenvolvimento de pessoas dentro da empresa visto que o feedback, seja ele positivo ou construtivo, guia o colaborador em suas melhorias e no caminho de crescimento. 

O que muitas empresas ignoram é o fato de que sem um retorno sobre o trabalho e desempenho, seus funcionários tendem a ficar perdidos e muitas vezes, desmotivados. Segundo pesquisa da Great Place to Work, a falta de reconhecimento é um dos principais responsáveis pela falta de motivação no trabalho e sim, a cultura de feedback contínuo e assertivos pode mudar questões como essa nas empresas. 

A importância de dar feedbacks

Aprimorar o desempenho é apenas um ponto da importância em saber como dar feedback. Essa avaliação prove uma cultura da empresa e ajuda no clima organizacional, no relacionamento entre as equipes, aumenta a satisfação de todos os envolvidos, cria um ambiente de confiança e saudável que favorece a segurança psicológica dos colaboradores

Esse retorno também diminui o turnover e a perda de grandes talentos, evita erros na gestão e problemas da empresa, e, consequentemente, melhora performance e resultados. 

No final, todos saem ganhando quando avaliamos nossos colaboradores, mas infelizmente, essa não é a realidade de empresas brasileiras. Mesmo que 88% das pessoas acreditam que avaliações contribuem para seu desenvolvimento, o que vemos, na realidade, são empresas estão começando a dar a devida importância agora para a gestão de pessoas e muitos ainda não desenvolveram uma cultura de feedbacks eficiente. 

Características de um bom feedback 

Que dar bons feedbacks é uma forma de obter grandes resultados, todos nós sabemos, mas agora o que, de fato, é um bom feedback? Quais as características de boas avaliações? Há boas práticas essenciais para uma avaliação ser considerada adequada

  1. A primeira e principal base para uma boa conversa é sempre agir com respeito e reciprocidade.
  2. Seu feedback também precisa ser individual e único, mesmo que seja um projeto realizado em equipe, cada um precisa ser avaliado de forma diferente. 
  3. Ao contrário do que muitos acham, bons feedbacks são construídos em um diálogo, onde todos os envolvidos tem voz. 
  4. Bons feedbacks são dados com uma comunicação eficiente, sem violência, além de ser aplicado com inteligência emocional.
  5. Boas avaliações precisam ser uma conversa baseada em dados, argumentos e fatos que realmente mostrem um ponto de melhoria, desenvolvimento ou de conservação. 
  6. Não adianta dar retorno ao seus colaboradores uma vez no ano, bons feedbacks precisam ser contínuos. 
  7. Feedbacks assertivos são dados não apenas por um liderado, mas por toda a equipe, e assim chamamos essa prática de feedback 360º.

Como dar feedbacks assertivos

Saber dar feedback é muito importante para que os resultados apareçam, mas nem todos os líderes estão preparados para esse momento. Por isso, temos algumas dicas de como dar esse retorno de forma assertiva e boas práticas para essa conversa com seus colaboradores. 

#1 Prepare-se

O primeiro passo, ao contrário do que muitos pensam, é se preparar para fazer essa avaliação e dar um retorno adequado. Essa conversa precisa ser preparada de maneira estratégica e com o foco no que realmente importa para o trabalho de um colaborador. 

Anotar os principais pontos dessa conversa vai te ajudar a estabelecer um rumo adequado para um feedback assertivo. 

#2 Comunique-se claramente 

Sabemos que muitas pessoas ainda têm um certo receio em dar retornos, mas ficar enrolando não vai levar essa conversa a lugar nenhum. Uma avaliação assertivas precisa ser clara para quem está recebendo-a, por isso é importante que você seja pontual e específico no assunto que você se planejou em conversar. 

Aqui também é importante que você dê espaço de fala para seu colaborador, afinal, conversas de avaliação são vias de mão duplas e precisa ser um diálogo. Não se esqueça de tirar as suas dúvidas e sempre perguntar se ficou algum questionamento pela outra pessoa. 

#3 Seja flexível e adapte sua comunicação 

Lembre-se, estamos lidando com pessoas, umas diferentes das outas, por isso é tão importante entender a linguagem mais adequada para se comunicar com cada integrante do seu time. 

Também seja flexível, analise como está o seu colaborador, ou a pessoa na qual você vai conversar. Todos temos dias bons e ruins, assim, ser flexível e empático vai te ajudar a ter uma conversa fluida e não violenta. 

#4 Dê dicas e metas

Uma boa conversa de avaliação não está relacionado apenas a um retorno claro e completo da performance de uma pessoa, mas também a um plano que trace o caminho desse colaborador. Assim, sugerimos sempre apontar dicas, metas e desafios no final da conversa a fim de mostrar uma trilha para seu sucesso na empresa. 

Dar dicas e traçar metas vai ser essencial para manter o seu colaborador motivado e focado no caminho certo. 

#5 Saiba balancear

Um dos maiores erros de qualquer líder ao dar um feedback é focar apenas em críticas. Logo, é fundamental que você saiba balancear a conversa, busque também algo de positivo para dizer, como falamos anteriormente, dê dicas, torne esse momento produtivo, dê espaço para a pessoa dar ideias. 

Como a tecnologia pode ajudar

Como você deve ter visto, dar feedbacks assertivos é uma prática essencial para o desenvolvimento do colaborador e o crescimento da empresa. E por mais que pareça muito complicado, hoje temos a tecnologia a nosso favor

Plataforma Elofy e feedback


Na Elofy você pode aprimorar e facilitar sua gestão de pessoas através de um software com funcionalidades práticas que podem transformar sua empresa! Quer saber mais sobre nossa plataforma? Conheça nosso site e redes sociais.

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto