Como a gestão de pessoas humanizada pode mudar sua empresa
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Tanto se fala em cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores, da satisfação, do engajamento e do desempenho. Mas como, de fato, como fazer isso? Quem faz isso na empresa? Bom, a resposta começa pela gestão de pessoas humanizada. Empresas inovadoras buscam, cada vez mais, implementar uma gestão de pessoas humanizada e estratégica. Até […]
Como a gestão de pessoas humanizada pode mudar sua empresa
Tanto se fala em cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores, da satisfação, do engajamento e do desempenho. Mas como, de fato, como fazer isso? Quem faz isso na empresa? Bom, a resposta começa pela gestão de pessoas humanizada.
Empresas inovadoras buscam, cada vez mais, implementar uma gestão de pessoas humanizada e estratégica. Até porque, esse tipo de gestão foca nas necessidades do capital mais valioso das organizações, o capital humano.
O maior aliado que qualquer empresa pode ter é a gestão de pessoas humanizada. Por isso, vamos explorar melhor sobre o assunto neste artigo.
Qual o conceito de gestão de pessoas humanizada?
O próprio nome já diz muito sobre este modelo de gestão! Mas, em resumo, a gestão de pessoas humanizada é uma forma de administrar os colaboradores que enfatiza as principais necessidades dessas pessoas, nos seus processos e estratégias.
Uma gestão humanizada, ao contrário da tradicional, foca nas particularidades de cada profissional, centralizando suas necessidades, expectativas e bem-estar. Esta é uma forma de promover um ambiente de trabalho agradável, propício ao desenvolvimento, engajamento e, consequentemente, à produtividade.
Seu principal objetivo é fazer com os colaboradores se sintam satisfeitos com seus trabalhos e possam contribuir com mais eficiência para os resultados da empresa. Afinal, já é mais do que comprovado que a produtividade e o desempenho podem e precisam andar de mãos dadas com o bem-estar e saúde dos funcionários.
Assim, a gestão de pessoas humanizada funciona em quatro principais pilares, os quais são:
- Observar as necessidades: uma gestão só é humanizada quando a empresa consegue atender às necessidades tanto do colaborador, quanto as suas próprias. Por isso, é preciso observar e entender quais são essas questões e criar estratégias que atendam as particularidades de cada um.
- Se comunicar com eficácia e clareza: a comunicação é essencial dentro de qualquer gestão! Mas na gestão de pessoas humanizada é necessário que ela seja feita com clareza, empatia, transparência e assertividade. Para isso, também é importante que os profissionais desenvolvam habilidades comportamentais, tais como a comunicação não violenta.
- Promover conexões nas equipes: a proximidade entre líderes e liderados é um ponto muito importante para uma gestão humanizada. Profissionais, quando se sentem pertencentes a um grupo e com um bom relacionamento no trabalho, tendem a ser mais felizes, satisfeitos e engajados.
- Adequar os processos internos: por fim, uma gestão só é, de fato, humanizada quando a empresa consegue adaptar os processos e ajudar para que seus colaboradores se sintam seguros e felizes para executar suas tarefas.
Agora que você sabe o que, de fato, é uma gestão de pessoas humanizada, deve estar se perguntando quem é o responsável por tudo isso na empresa e como implementar esse modelo de gestão. Certo?! Bom, cabe aos líderes de cada equipe e aos gestores de RH implementarem esse método de gestão. Já o “como fazer isso” nós explicamos no decorrer do artigo.
Por que humanizar a gestão das empresas?
Toda empresa busca por funcionários leais, empenhados e produtivos para atingir grandes resultados. Só que, muitas esquecem que um profissional só dá o seu melhor quando está bem, feliz, satisfeito e engajado.
No cenário do mercado atual, vemos que a maior parte das pessoas não tem uma das melhores relações com o trabalho. Em geral, artigo da Forbes mostra que apenas 30% dos profissionais estão totalmente engajados com seus empregos, sendo que 70% demostram sentimentos de apatia e negativos com o ambiente de trabalho.
Mas a questão é, o que está acontecendo com esses 70%? Provavelmente, estão estressados, cansados, improdutivos, indiferentes com a empresa e procurando uma próxima oportunidade para mudar o rumo de suas carreiras. E o resultado disso? Empresas com uma alta rotatividade, dificuldade em reter bons profissionais, de engajar seus times, de aumentar a produtividade e qualidade das entregas.
Isso tudo também é reflexo do momento em que vivemos. Com a pandemia, a prioridade dos profissionais mudaram, suas expectativas com o trabalho também. A gestão tradicional deixa de fazer sentindo e abre mais espaço para uma estratégia humanizada, e quem não se adapta acaba ficando para trás.
Também precisamos considerar que em 2021, segundo o relatório da GPTW, muitas empresas sofreram e ainda sofrem com a adoção de novas políticas de trabalho, com a comunicação interna, turnover, retenção e atração de talentos e outros problemas que só a gestão humanizada pode solucionar.
Empresas inovadoras estão cada vez mais usando a gestão de pessoas humanizada porque é assim que os resultados chegam, com cuidado e atenção para o colaborador. Afinal, como falamos, o capital humano é o mais valioso que qualquer empresa pode ter.
Como implantar uma gestão de pessoas humanizada?
Se você buscam mudar e implantar uma gestão de pessoas humanizada, nós separamos algumas das práticas que vão mudar a sua empresa.
Lembre-se de que em qualquer situação, a gestão humanizada precisa seguir seus principais pilares, aqueles que foram citados lá em cima!
#1 Desenvolva e prepare sua liderança
Devido aos costumes da gestão tradicional, nós estamos acostumados com o perfil do chefe que apenas manda, que está acima de todos do time, que pune e, muitas vezes, chega a ser abusivo. Porém, nossos colaboradores precisam de pessoas que façam o papel de líderes.
Líderes são pessoas que inspiram, que cuidam e ajudam seus times.
Mas para que um profissional consiga fazer uma gestão de pessoas humanizada é preciso, principalmente, desenvolver as habilidades comportamentais adequadas para liderar, tais como a comunicação não violenta, gestão de tempo, inteligência emocional, entre outras.
#2 Olhe para a cultura da sua empresa
A cultura organizacional reúne todas as crenças e valores da empresa, as expectativas comportamentais e as formas aceitáveis de conduz o negócio. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a cultura pode e precisa ser inovada conforme as necessidades da empresa e do mercado.
Quando criamos uma cultura humanizada, que olha para as necessidades do colaborador e preza por valores e comportamentos humanos, conseguimos mudar a gestão e deixá-la cada vez mais adequada.
#3 Ofereça um bom ambiente de trabalho
O clima organizacional é a forma como os colaboradores percebem a atmosfera da sua empresa. Este fator é um dos mais importantes na gestão, afinal, o clima influencia não apenas na satisfação e engajamento dos colaboradores, mas também na imagem que sua empresa transmite para o mercado.
O clima também funciona como uma bola de neve, ou seja, um clima ruim afeta o comportamento dos colaboradores, que afeta na produtividade, na equipe, nos relacionamentos e nos resultados da empresa.
Quando oferecemos um bom clima organizacional, estamos construindo uma gestão de pessoas humanizada e mais estratégica.
#4 Cuide da saúde e do bem-estar dos colaboradores
A saúde mental e emocional, assim como o bem-estar, são pautas extremamente relevantes no mercado. Vivemos um momento em que os profissionais enfrentam, cada vez mais, o estresse, o burnout e outras questões psicológicas relacionadas ao trabalho. Por isso, cabe às empresas mudarem esse cenário oferecendo uma gestão de pessoas humanizada.
Lembre-se que profissionais, quando estão bem fisicamente e emocionalmente, são pessoas mais felizes, satisfeitas e, consequentemente, mais produtivas e envolvidas com o trabalho.
#5 Dê voz para seus profissionais
Lembra do primeiro pilar da gestão humanizada? Observas as necessidades dos colaboradores? Quando falamos em humanizar a gestão, não podemos deixar de colocar nossos funcionários em foco.
Assim, é preciso observar e ouvir suas necessidades, suas dificuldades e feedbacks. Há várias formas de dar voz para seus colaboradores na empresa, começando por uma cultura de feedbacks contínuos. Esta é uma troca extremamente importante, onde o líder e seu liderado podem dar retornos construtivos sobre o ambiente de trabalho.
Também não podemos descartas a reunião one-on-one, um espaço onde todos podem fazer trocas de suas experiências negativas e positivas do dia a dia e chegar em um consenso das melhores soluções e as pesquisas que medem a experiência do colaborador com a empresa.
#6 Use dados para fazer decisões
Com os avanços tecnológicos, usar dados na gestão de pessoas se tornou essencial. Não só para registrar e medir desempenho, mas, principalmente, para entender seus colaboradores e tomar decisões mais assertivas.
O People Analytics é uma das principais estratégias para isso. Esta ferramenta explora dados referentes ao comportamento das pessoas, com o intuito de identificar o que pode ser feito para melhorar a gestão estratégica do RH.
#7 Garanta o desenvolvimento
Para implementar uma gestão de pessoas humanizada é preciso olhar também para o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores. Todos queremos crescer profissionalmente! Por isso, a empresa pode e deve mostrar o caminho do sucesso para esses profissionais.
Esta é uma forma de cuidar e mostrar que a empresa realmente valoriza e preza pelo trabalho e esforço de cada um.
Quer saber mais sobre a gestão de pessoas humanizada e como o RH pode ajudar? Dê uma olhada neste episódio do Elofy Talks:
Gestão humanizada e employee experience: qual a relação?
O employee experience, ou experiência do colaborador, é uma estratégia de gestão que tende a oferecer uma jornada adequada e satisfatória para todos que passam pela organização, desde o processo seletivo até o desligamento. Mas qual sua relação com a gestão de pessoas humanizada?
Olhar para o employee experience é garantir que todas as necessidades e expectativas desses profissionais sejam foco da gestão. Assim, garantirmos melhora na comunicação, nas relações, nas conexões e no bem-estar e satisfação de todos. Ou seja, para uma boa experiência, precisamos de uma gestão de pessoas mais humanizada.
Bom, quando cuidamos dessa experiência que os profissionais têm, não estamos só melhorando a imagem da empresa ou criando estratégias de atração de talentos, estamos, principalmente, promovendo uma gestão mais humanizada.
Como a Elofy pode te ajudar a humanizar sua gestão?
A Elofy é uma plataforma completa que oferece ferramentas de gestão que ajuda as empresas mais inovadoras do mercado a alcançarem grandes resultados.
Nossa plataforma foi desenvolvida para gerar maior engajamento e melhor desempenho para as equipes. Além de otimizam seus processos e estratégias, a Elofy te ajuda a dar mais foco para seus funcionários e, consequentemente, implementar uma gestão de pessoas humanizada.
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Manuela Centeno
Adorei o conteúdo, faz muito sentido!