A importância da comunicação não violenta na empresa

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Entre as soft skills mais importantes para uma gestão humanizada, a comunicação não violenta entra como uma das mais desejadas competências para líderes do futuro. A comunicação nas empresas sempre foi um grande desafio, afinal, na nossa cultura era muito comum lideranças autoritárias, agressivas e muito distantes dos seus colaboradores.  Uma das maiores queixas no […]

A importância da comunicação não violenta na empresa

Entre as soft skills mais importantes para uma gestão humanizada, a comunicação não violenta entra como uma das mais desejadas competências para líderes do futuro. A comunicação nas empresas sempre foi um grande desafio, afinal, na nossa cultura era muito comum lideranças autoritárias, agressivas e muito distantes dos seus colaboradores. 

Uma das maiores queixas no ambiente corporativo, segundo pesquisa da GPTW, é a ausência de conversas abertas por medo da exposição de sentimentos com seus líderes. E isso causa muitos outros problemas no bem-estar organizacional e nas relações entre equipes, o que, consequentemente, aumenta a rotatividade de colaboradores, a segurança psicológica dos colaboradores, entre outras questões. 

Os tempos mudaram e continuam mudando, atualmente a gestão humanizada ganhou espaço nas empresas que prezam pela inovação. A verdade é que a comunicação não violenta é essencial para melhorar processos organizacionais e, mais importante, para construir relações saudáveis no ambiente de trabalho. 

Neste artigo, vamos te contar com mais detalhes a importância da comunicação não violenta na empresa, quais seus benefícios e como implementá-la de forma eficiente.

O conceito de comunicação não violenta

Comunicação não violenta representada por um telefone

Esse termo surgiu nos anos 60 com o psicólogo Marshall Rosenberg, que defendia uma conversa e escuta transparente, consciente, empática e sem ofensas para melhorar as relações humanas. A comunicação não violenta é essencial para aprimorar qualquer conexão, seja interpessoal, seja com outras pessoas, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. 

Segundo o Instituto CNV do Brasil, a comunicação não violenta é uma prática que traz mais consciência de si, de como o outro nos afeta e de como reagimos no mundo em que vivemos. Por isso, é tão importante trazer esse conceito inovador para dentro da empresa. 

Quando falamos de comunicação não violenta na empresa, falamos de uma forma de construir uma cultura organizacional humanizada, com líderes qualificados e capazes de gerir uma equipe através da transparência, da confiança, da parceria e com uma comunicação assertiva, que preza clareza e empatia. 

Todos nós passamos por situações desafiadoras no trabalho, por isso, implementar uma cultura que preza pela CNV pode ajudar seus colaboradores a liderem com as diversas circunstâncias de forma mais eficiente e profissional.

Os pilares da comunicação não violenta

Segundo os estudos de Rosenberg, existem quatro bases principais da comunicação não violenta, assim para que ela aconteça em qualquer situação é necessário: 

  1. Observação;
  2. Sentimento;
  3. Necessidade;
  4. Pedido. 

Vamos entender melhor esses conceitos, mas antes é importante lembrar que o objetivo destes pilares é guiar a forma de se comunicar e pode ser aplicado no dia a dia de líderes e liderados da empresa. 

#1 Observação 

O primeiro passo para uma comunicação não violenta é observar, sem julgamentos, os fatos, falas e ações do outro. E essa pode ser uma das maiores dificuldades do ser humano, que está acostumado a colocar suas perspectivas e crenças em primeiro lugar. 

O importante neste pilar é não tirar conclusões precipitadas e baseadas no que você acha em uma conversa, e sim do que está de fato acontecendo. 

Também vale ressaltar que nesta fase de observação, é importante entender o momento no qual as coisas estão acontecendo. Nossas observações precisam ser pautadas no contexto, na situação e no tempo certo.

#2 Sentimento

Após observar a situação, o segundo passo é identificar os sentimentos causados no cenário que você se encontra e nomeá-los. Também é essencial nessa fase entender que os seus sentimentos estão apenas dentro de você, são sua responsabilidade.

Se você entende seus sentimentos e consegue ser vulnerável com suas emoções, você também consegue construir uma comunicação mais assertiva e empática. 

#3 Necessidade 

Todos nós, seres humanos, entramos em conflito quando alguma de nossas necessidades não são atendidas. Existem algumas necessidades universais de toda e qualquer pessoa, e nessa fase cabe a você identificar qual delas não foi considerada na situação que você se encontra. 

E mais importante do que entender quais necessidades não foram atendidas, é comunicar isso ao outro, com intuito de compartilhar seus sentimentos. 

#4 Pedido

O último pilar, após observar, sentir e analisar, é hora de fazer um pedido para que suas necessidades sejam atendidas. Para isso, é muito importante usar uma linguagem clara, assertiva para que não haja barreiras na comunicação. 

Essa última etapa é uma forma de substituir uma ordem por um pedido positivo, sem parecer algo impositivo e que dê a liberdade de escolha para a pessoa na qual você está se comunicando. 

Os benefícios da comunicação não violenta na empresa

A comunicação sempre foi um dos maiores desafios, mas quando assertiva, é essencial para mudar todo o cenário de uma organização. Não só para alinhar e evitar ruídos entre os colaboradores, mas também para mudar toda a relação entre as pessoas. 

Só que não adianta ter uma comunicação clara e honesta, se o tom de voz e as emoções envolvidas são rudes e sem empatia.

Nesse cenário, a comunicação não violenta entra para mudar o mundo corporativo e ajudar em uma nova proposta de gestão, além de que, essa soft skill traz muitos benefícios para a empresa, vamos conferir os principais: 

1. Melhora as relações na empresa: a comunicação é um fator determinante para criar bons relacionamentos entre os times. Ao contrário de comportamentos e falas agressivas, a empatia abre espaço para o diálogo, para uma troca não só de palavras, mas de sentimentos e respeito. Isso muda completamente o cenário, pois evita conflitos e torna o ambiente de trabalho mais seguro.

2. Deixa a comunicação mais assertiva: ou seja, mais clara e direta, evitando qualquer ruído e problemas de alinhamento. 

3. Reduz do turnover e problemas relacionados à gestão de pessoas: sabemos o quanto a rotatividade pode custar caro para as empresas, assim como a má gestão de pessoas. A verdade é que os profissionais estão se preocupando cada vez mais com o bem-estar e a satisfação no ambiente de trabalho e todos queremos ser respeitados em nossos empregos, certo?!

4. Garante os objetivos e metas da empresa: segundo pesquisas, menos da metade dos colaboradores estão 100% alinhados com as metas da empresa. Isso acontece por diversos motivos, mas principalmente pela falta de um alinhamento claro e assertivo. A comunicação não violeta pode ser uma das soluções que melhoram esse problema e garante os resultados desejados.

5. Melhora o clima organizacional: o clima é um dos pontos mais importantes para a gestão de pessoas e que deve andar de mãos dadas com uma boa comunicação. Afinal, ele influencia diretamente o comportamento dos colaboradores, seja em suas relações com outros colaboradores, seja no seu engajamento ou produtividade. Um bom clima garante uma boa relação e bons resultados.

6. Melhora as conversas de avaliação de desempenho e feedbacks: fazer uma avaliação ou dar um feedback para os colaboradores nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes, esses retornos podem ser negativos ou de melhoria, por isso é tão importante saber dar essa mensagem de forma empática e assertiva. Um feedback negativo e agressivo pode destruir o bom relacionamento e o bom clima de um time.

A relação da comunicação não violenta com a liderança

Sabe aquela ideia de uma liderança rígida, violenta e inflexível? Isso está se tornando ultrapassado, visto que empresas inovadoras e os líderes mais influentes estão se adaptando a uma nova realidade e trazendo um novo conceito de liderança. 

E como vimos, a comunicação não violenta faz parte desse processo. O gestor é uma das figuras mais influentes da empresa, é essa pessoa que tem o poder de determinar todo o clima do ambiente de trabalho, de propagar toda a cultura para seus colaboradores e garantir uma boa produtividade e integridade dos times.

Dados comprovam que a nova liderança está sendo essencial para gerar melhores resultados. Segundo pesquisa da Gallup, por exemplo, líderes que se comunicam melhor com seus liderados, conseguem mantê-los engajados e interessados em se manter na empresa. 

Mas o que fazer para se adaptar a esse novo cenário e se comunicar melhor com os colaboradores no dia a dia? 

Nem todos estamos acostumados a prestar atenção na nossa comunicação, tudo acontece no automático, mas não é de uma hora para a outra que essa realidade irá mudar.

Então o primeiro passo para uma nova liderança é se conhecer, perceber como você se relaciona com as pessoas no mundo corporativo e treinar a comunicação não violenta consigo mesmo. E aí, o próximo passo é treinar em outros meios sociais, com o tempo, isso se torna natural e vai fazer parte da sua gestão. 

A comunicação não violenta e a comunicação assertiva

Quando falamos em comunicação assertiva, estamos falando sobre conversas claras, com um posicionamento, que transmitem a mensagem desejada sem agressividade e sem grandes ruídos.

A comunicação não violenta anda de mãos dadas com a comunicação assertiva, porque sem empatia, respeito e cuidado não há assertividade. É o que falamos anteriormente, não adianta se comunicar bem, com clareza, usando as melhores palavras possíveis, com agressividade.

Quando falamos de comunicação assertiva, vale lembrar que nós não nos comunicamos apenas por palavras, nossos comportamentos, nossas expressões também dizem muito. Por isso, é importante também cuidar da comunicação não verbal.

Para se comunicar com assertividade é preciso não só da comunicação não violenta, mas também de fatores como a inteligência emocional, uma cultura organizacional que preza por isso e líderes preparados para lidar com as diversas situações.

Dicas de como implementar a comunicação não violenta na empresa

Bom, agora que você tudo sobre a comunicação não violenta e sua importância na empresa, vamos trazer algumas dicas essenciais para te ajudar a implementar esse conceito na sua organização.

#1 Comece com a cultura organizacional

A cultura é o primeiro ponto que precisa estar na sua estratégia de implantação, pois é ela que dita as formas aceitáveis de se relacionar no dia a dia da empresa e de conduz o negócio.

Ou seja, se sua cultura não preza por valores de comunicação não violenta, de empatia, cuidado, inteligência emocional, dificilmente, os profissionais da sua empresa irão se comprometer a ter cuidado com seus comportamentos e suas falas.

#2 Foque na segurança psicológica

Este é um fator que influencia inúmeros pontos que impactam diretamente a produtividade, o desempenho, a satisfação e o clima organizacional. A segurança psicológica se refere a um ambiente no qual as pessoas se sentem confortáveis para expressar o que quiserem, com respeito.

Dando esse espaço de segurança também é uma forma de incentivar uma comunicação mais assertiva e não violenta dentro dos times.

#3 Capacite as lideranças

Nem todos os líderes estão preparados para se comunicar de forma não violenta. Muitos ainda estão acostumados com aquela ideia de que o chefe é uma pessoa séria e agressiva.

Para mudar essa realidade e implantar uma cultura de comunicação não violeta, é preciso capacitar as lideranças. Existem várias formas de fazer isso e seja por um curso online, uma palesta, o que for, o importante é desenvolver essa soft skill nos líderes.

A comunicação não violenta na empresa é essencial para mudar toda a gestão, afinal, tudo começa com uma boa comunicação. Assim, cabe ao RH, aos gestores e líderes implantarem essa habilidade tão necessária dentro dos processos de gestão.

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1 comentário
Manuela Centeno

Manuela Centeno

Adorei o conteúdo, faz muito sentido!