Como será o futuro do RH? Veja 5 perspectivas sobre!
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Com o avanço da tecnologia e as mudanças que a pandemia causou no nosso modo de viver e trabalhar, a forma de lidar com pessoas dentro das empresas não é mais a mesma. Por isso vamos entender melhor sobre o futuro do RH. O setor de Recursos Humanos, antes tido apenas como um simples “executor” […]
Como será o futuro do RH? Veja 5 perspectivas sobre!
Com o avanço da tecnologia e as mudanças que a pandemia causou no nosso modo de viver e trabalhar, a forma de lidar com pessoas dentro das empresas não é mais a mesma. Por isso vamos entender melhor sobre o futuro do RH.
O setor de Recursos Humanos, antes tido apenas como um simples “executor” de recrutamento e seleção, cada vez mais tem se transformado em uma parte estratégica e que influencia inúmeros pontos dentro de uma organização.
A atuação do RH reflete em toda a empresa, e por isso, os gestores precisam ter muita atenção nas tendências que serão as mediadoras do futuro do setor – ainda mais diante do “novo normal” resultante da pandemia mundial do Covid-19.
Com a necessidade do isolamento social para conter o contágio do coronavírus, muitas empresas aderiram ao modelo de trabalho home office – o que fez com que os gestores tivessem que tomar medidas para manter os seus colaboradores satisfeitos e com bom desempenho no trabalho.
Essa carência de novas formas de lidar com pessoas em um cenário inesperado, fomentou o uso da tecnologia na obtenção de dados e no acompanhamento de desenvolvimento por meio de softwares – não que isso não fosse feito antes da pandemia, mas agora, se tornou extremamente essencial.
Sendo assim, muitos questionamentos pairam sobre o futuro do RH. Você sabe quais são as tendências do setor e o que aguarda a sua gestão no futuro? Continue lendo para descobrir!
O que podemos esperar do futuro do RH?
A área de Recursos Humanos sempre foi vista somente como a responsável pela burocracia de uma empresa. Suas tarefas eram organizar documentações, solicitar papéis, assinaturas, realizar processos de admissão, demissão, entre outros.
Não estamos dizendo que esses pontos não são mais importantes, mas o futuro do RH abrange inúmeras possibilidades extremamente estratégicas. Afinal de contas, o mundo vive em constante evolução, e todas as áreas da sociedade evoluem ao mesmo tempo.
As mudanças do mundo “pós-pandemia”, do cenário profissional e empresarial, nos proporcionam uma visão sobre o papel do RH e nos direcionam a diversas concepções para o futuro – e até mesmo, expectativas!
Confira a seguir, cinco perspectivas para o futuro do RH, e prepare-se para cada uma delas!
#1 RH estratégico por meio da transformação digital
Não podemos negar que, praticamente todas as coisas no mundo estão se tornando cada vez mais digitais. O termo “nuvem” tem sido parte dos processos de trabalho de muitas pessoas atualmente.
A transformação digital não consiste apenas no uso de ferramentas tecnológicas. Mas sim em uma mudança e desconstrução mental de antigos padrões que a empresa deve ter, com o foco de melhorar a jornada e experiência do colaborador – assim como do cliente.
O employer branding é um grande exemplo disso. Ele nada mais é do que um conjunto de técnicas que têm o intuito de tornar a empresa um lugar em que as pessoas queiram e se sintam felizes em trabalhar.
Quanto mais o RH promover o desenvolvimento das suas pessoas, mais o turnover será reduzido e a empresa será atrativa a talentos.
Resumindo, o setor de recursos humanos, por meio da transformação digital, tende a criar novas condições para que os colaboradores queiram fazer parte da empresa, e consequentemente, promovam bons resultados ao negócio.
Além destes pontos, a tecnologia também é responsável pela integração de áreas, em que os gestores participam mais ativamente da gestão de pessoas.
#2 Gestão de pessoas orientada por dados
No futuro do RH, a intuição não será a base para a tomada de decisão. O desempenho dos colaboradores e do clima organizacional será medido por dados estratégicos e obtidos por meio de softwares e das operações – como a plataforma da Elofy, por exemplo.
O objetivo dessa orientação por dados é fugir do “achismo” e ter a certeza de informações, para que seja possível oferecer treinamentos, retenção de talentos, melhorias no ambiente de trabalho, entre outros.
Decisões baseadas em dados são mais assertivas, mas não anulam os aspectos humanos.
#3 Engajamento por meio de gamificação
Gamificação se refere ao uso dos conceitos do mundo dos games, mas quando se trata de RH, ela é utilizada para motivar e engajar os colaboradores em busca de um propósito.
Esse é um método eficaz que incentiva e promove a cultura de feedback, recompensas, união entre equipes, e inúmeras outras ações que engajam pessoas. Há inúmeras formas de tornar processos rotineiros e até mesmo cansativos, em processos motivadores e divertidos.
Nessa estratégia, são utilizados elementos específicos de jogos: pontuação, ranking, objetivos claros que precisam ser atingidos, recompensas na conclusão de missões, entre outros. Além de engajar pessoas, a gamificação também promove aprendizado!
A gamificação pode ser utilizada em treinamentos, por exemplo, e tende a fazer parte cada vez mais do futuro do RH.
#4 People Analytics
People Analytics é o processo em que todos os dados coletados (big data), são organizados e analisados, com o objetivo de compreender as ações dos colaboradores, assim como seus objetivos e expectativas na empresa.
Essa ferramenta é utilizada para cruzar dados/informações, e é capaz de revelar pontos importantes dos profissionais, que poderão ser utilizados para iniciativas e mudanças estratégicas na organização.
A partir dos dados coletados, o RH poderá avaliar os colaboradores, analisando a motivação e o comportamento de cada um, para tomar as medidas cabíveis baseada em dados reais.
Essa análise garante a criação de estratégias efetivas que contribuem para o desenvolvimento dos talentos dentro da empresa.
#5 Foco nos colaboradores
Esse é um ponto do futuro do RH que engloba todos os outros. Em geral, as transformações do setor focam nas pessoas, em tornar o ambiente de trabalho o lugar em que elas gostariam de estar e trabalhar.
Com a evolução de processos e tecnologias, os profissionais têm buscado por mais conhecimento, e cada vez mais procuram por oportunidades que os proporcionem qualidade de vida, além da remuneração em dinheiro.
Todas as métricas obtidas por meio de dados, servem para melhorar a jornada do colaborador, pois profissionais felizes produzem mais e, por conseguinte, trabalham melhor e promovem maiores resultados às organizações – além de fazer com que a marca tenha uma imagem positiva diante do mercado.
O futuro do RH está aí! Você está pronto para essas mudanças?
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Manuela Centeno
Adorei o conteúdo, faz muito sentido!