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Employer Branding: o que é e 6 estratégias para aplicar

Estratégias de employer branding

Há inúmeros desafios que os profissionais de recursos humanos enfrentam diariamente, mas atrair e reter os melhores talentos, assim como diminuir os índices de turnover, são considerados por muitos os principais.

A competitividade do mercado exige ações específicas para que uma empresa seja um destaque positivo, tanto diante dos clientes quanto dos profissionais.

Conseguir enfrentar esses desafios é a certeza de maior produtividade e redução de custos com desligamentos, contratação e treinamento de novos colaboradores.

Mas como tornar uma empresa atrativa, ao ponto de todo mundo querer fazer parte e ninguém querer sair dela? A solução para essa pergunta pode ser o Employer Branding. Você sabe o que esse termo significa?

Continue lendo e descubra!

O que é Employer Branding?

Employer Branding consiste em uma estratégia ou um conjunto de ações que têm como objetivo construir e manter a imagem positiva de uma empresa. Mas neste caso, os alvos não são os clientes e sim, os colaboradores.

Essa técnica de branding busca enfatizar os pontos positivos da organização, para fortalecer a sua imagem e atrair os melhores talentos para o time.

Sendo assim, quando o Employer Branding é bem executado, os talentos têm a empresa como o lugar perfeito para a sua carreira, e se sentem em uma crescente profissionalmente falando.

Por que o Employer Branding é importante?

Você já deve ter ouvido o famoso ditado: “as pessoas são a alma do negócio”, e essa frase nunca fez tanto sentido! Partindo do ponto em que as empresas são formadas por pessoas, quanto mais a marca empregadora for atrativa a talentos, mais ela terá resultados positivos.

Além de ser importante na construção da imagem e na retenção dos melhores colaboradores, o Employer Branding também é essencial para a produtividade das equipes.

Quanto mais o RH trabalha em ações para fazer com que o ambiente de trabalho seja o melhor possível, mais os colaboradores se sentirão satisfeitos e com aquela sonhada sensação de pertencimento.

Esses pontos positivos impactam diretamente na produtividade e no engajamento do time. Os funcionários automaticamente se esforçam para permanecer na empresa, e os profissionais de fora querem suprir expectativas para entrar.

Em relação à parte financeira, o Employer Branding contribui para a redução de custos nos processos de contratação, afinal, uma boa reputação resulta na atração de profissionais muito mais qualificados, que eximem grande parte dos recursos necessários para tais processos.

Não há como mensurar a importância de uma empresa com uma imagem positiva, não é mesmo? Além de impactar os colaboradores, o RH e a empresa, ter uma boa reputação também beneficia a visibilidade que a organização tem perante seus fornecedores.

Quais são as estratégias de Employer Branding?

Antes de pensar em fazer uma estratégia de Employer Branding, é indicado fazer uma análise sobre a essência da sua marca – o que tornaria a sua estratégia totalmente personalizada.

Porém, há algumas ações que são o ponto de partida. Confira a seguir:

#1 Defina uma cultura organizacional

É a partir de uma cultura organizacional definida que você conseguirá desenvolver inúmeros benefícios à sua empresa. Ela nada mais é do que a identidade do seu negócio, ou seja: ela é algo único!

Sendo assim, para criar uma estratégia de Employer Branding, você precisa conhecer muito bem a sua marca. É necessário ter uma presença forte e positiva, para que a sua marca seja exaltada e atrativa para os profissionais.

#2 Lembre-se: funcionários satisfeitos promovem boa fama!

Quanto mais os seus colaboradores estiverem satisfeitos no trabalho, mais eles farão uma boa propaganda do seu negócio! Esse movimento é um processo espontâneo que faz parte das estratégias de Employer Branding.

Certifique-se sempre de que o seu time está feliz e se sentindo bem na empresa. Mantenha uma comunicação clara com eles, e seja um canal aberto a feedbacks e opiniões.

#3 Utilize redes sociais para compartilhar histórias relevantes

Há redes como o LinkedIn, por exemplo, onde os profissionais compartilham suas histórias e às vezes viralizam – em alguns casos, contam experiências positivas sobre as empresas na qual trabalham.

Você também pode usar a internet a seu favor! Torne público os acontecimentos marcantes, conte a história do seu negócio e foque sempre nas pessoas, afinal, são elas que tornam tudo possível!

#4 Crie uma cultura de feedback

Ter uma cultura e feedback significa dar voz aos seus colaboradores e assim, entender qual é a percepção deles. Conversas constantes deixarão você por dentro das mudanças de pensamentos, sentimentos, e a vasta gama de informações que a comunicação pode oferecer.

Ah, mesmo que o feedback recebido seja ruim, não desanime. Você só conseguirá fazer mudanças positivas na sua marca, sabendo o que as suas pessoas têm a dizer sobre ela.

#5 Demonstre confiança

Se a sua equipe confia em você, já é meio caminho andado. Para conquistar a confiança dos colaboradores, o primeiro passo é ter uma gestão transparente.

Seja transparente e sincero com a sua equipe. O que é dito tem que fazer sentido com o que é feito. Assim, as pessoas se sentirão seguras e confiarão em você. Isso promove o crescimento dos colaboradores, e ao mesmo tempo do seu negócio.

#6 Faça o processo de Onboarding para novos colaboradores

O Onboarding é essencial para que o profissional não se sinta “caindo de paraquedas” no ambiente de trabalho. Esse processo é uma imersão do colaborador nas atividades da empresa, em que ele conhece os setores, o funcionamento, responsabilidades do time, etc.

É como começar com o pé direito!

Existem muitos caminhos que podem ser traçados para tornar a sua marca reconhecida no mercado. Lembre-se: as pessoas são a alma do negócio!

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