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Psicologia Empresarial: tudo o que você precisa saber

No mundo empresarial, conhecer profundamente um ambiente de trabalho é muito importante, visto que, há inúmeros fatores que podem influenciar negativamente o desenvolvimento de um profissional.

Por isso, é essencial ter ciência do que acontece dentro de uma empresa, assim como dos problemas que podem surgir em sua gestão – e a psicologia empresarial trata essas e inúmeras outras questões.

A psicologia em si, é uma ciência que abrange tudo o que envolve seres humanos. É exatamente por isso que ela também está presente dentro das empresas, afinal, empresas são feitas de pessoas!

No ramo empresarial, a psicologia ajuda as organizações a compreenderem mais os seus colaboradores, para a partir de um entendimento mais amplo, focar em um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável.

Nesse artigo, vamos te contar um pouco mais sobre a psicologia empresarial e seus benefícios. Leia e fique por dentro desse assunto tão importante!

O que é psicologia empresarial?

Esse ramo da psicologia, estuda e estrutura o perfil dos colaboradores de uma empresa. A psicologia empresarial, também conhecida como psicologia organizacional, é dedicada a entender o comportamento humano em ambiente profissional.

Ela tem como objetivo proporcionar resoluções aos problemas ligados à gestão de RH ou gestão de pessoas de uma organização. Para isso, busca compreender como os colaboradores agem em ambiente de trabalho, e analisa as consequências de certas atitudes tomadas por eles.

Quando uma empresa conta com o auxílio de um psicólogo empresarial, ela consegue ter um entendimento sobre seus colaboradores, saber como eles são, quem eles são de forma mais aprofundada, como trabalham, e por aí vai.

Deste modo, é possível ter uma noção melhor de como cada profissional pode se encaixar dentro de determinada equipe.

Para que ela serve?

A psicologia empresarial serve para proporcionar melhores resultados à gestão de pessoas de uma empresa, assim como garantir um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo aos colaboradores.

Quando um gestor entende seus funcionários, junto ao RH ele conseguirá iniciar ações para que todos se sintam bem dentro da empresa – e nós sabemos que, quando o ambiente de trabalho possui um clima favorável, nossa produtividade aumenta, e ficamos mais dispostos e contentes.

Além disso, os psicólogos empresariais observam os colaboradores, a fim de entender como cada um pode colaborar para o desenvolvimento do negócio! Essa psicologia serve tanto para o bem da empresa, quanto para o bem dos profissionais que nela trabalham.

Em quais áreas um psicólogo empresarial pode atuar dentro de uma empresa?

Primeiramente, não vamos confundir a psicologia empresarial com a gestão de recursos humanos, ok? Os profissionais da psicologia possuem treinamento específico para lidar com assuntos que os profissionais do RH não possuem. As funções de cada posição são diferentes, mesmo que o psicólogo empresarial precise estar por dentro da gestão de pessoas de uma empresa.

Confira as áreas de atuação do psicólogo empresarial:

  • Recrutamento e seleção: o psicólogo acompanha o processo seletivo e analisa qual candidato possui o perfil que mais atende as necessidades da empresa – por meio de dinâmicas, conversas e até mesmo testes;
  • Gestão de conflitos: esse profissional age como um mediador de qualquer conflito que possa existir dentro de uma organização;
  • Treinamentos: a partir de análises feitas sobre o desenvolvimento dos colaboradores, o psicólogo empresarial planeja treinamentos para promover a evolução e a capacitação de cada um;
  • Diagnóstico empresarial: ele entende como está o clima dentro da empresa, e analisa o que precisa ser mudado para que o ambiente se torne agradável e mais saudável;
  • Gestão de salários e cargos: acompanha a atribuição de cargos e funções dentro da empresa, e auxilia a estabelecer qual é o salário mais adequado a cada uma delas;
  • Satisfação dos colaboradores: o psicólogo empresarial é responsável por acompanhar a motivação dos colaboradores, com o objetivo de garantir que se sintam importantes e valorizados no ambiente de trabalho.

Quais benefícios a psicologia empresarial oferece?

Quando uma empresa se importa com os seus colaboradores, automaticamente ela se torna um ambiente de satisfação e motivação, além de ser mais atrativa a talentos. Com a psicologia empresarial, a organização como um todo ganha inúmeros benefícios. Confira:

#1 Maior produtividade

A gestão que possui um psicólogo empresarial, recebe orientações que viabilizam o entendimento do perfil da sua equipe, o que resulta em motivação e adequação a atividades e cargos.

Obviamente, com os colaboradores mais engajados, a produtividade aumenta e o desempenho de cada um tende a superar expectativas!

#2 Aumento de engajamento

Conhecer e entender os colaboradores, faz com que os gestores consigam mantê-los felizes e satisfeitos no ambiente de trabalho. Com a psicologia empresarial, os profissionais têm mais voz, são ouvidos e, como consequência, ficam mais engajados!

#3 Menor rotatividade

Se um profissional se sente bem em uma empresa, dificilmente ele buscará por outra oportunidade. Ou seja, com colaboradores engajados e motivados, a rotatividade diminui, pois a satisfação faz parte desse ambiente profissional.

Sendo assim, a empresa reduz custos com recrutamento, seleção, entre outros.

#4 Melhora do clima na empresa

O trabalho de um psicólogo empresarial promove a melhora do clima no ambiente de trabalho. Isso, sem dúvidas, favorece a rotina dos profissionais e a comunicação entre eles e seus líderes.

Além de aumentar resultados, uma empresa que possui um clima prazeroso, possui uma imagem positiva diante da sociedade.

De modo geral, a psicologia empresarial é o diferencial para empresas que querem se tornar referência no mercado de trabalho. Ter uma gestão que conta com a ajuda do profissional desse ramo, garante que uma organização tenha profissionais dedicados, felizes e mais produtivos.

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