RH estratégico nas empresas e o futuro do trabalho
5 minutos de leitura
O crescimento das empresas sempre anda de mãos dadas com a inovação. Todas as áreas precisam buscar formas de inovar seus processos, para alcançar melhores resultados e se adequar ao mercado. E é neste cenário que entra o RH estratégico nas empresas, como um método inovador de gestão e que se encaixa com as expectativas […]
RH estratégico nas empresas e o futuro do trabalho
O crescimento das empresas sempre anda de mãos dadas com a inovação. Todas as áreas precisam buscar formas de inovar seus processos, para alcançar melhores resultados e se adequar ao mercado. E é neste cenário que entra o RH estratégico nas empresas, como um método inovador de gestão e que se encaixa com as expectativas do futuro do trabalho.
Antes de qualquer coisa, gostaríamos de ressaltar que as coisas mudaram nestes últimos anos. Os papeis, tanto do líder quanto o do RH, não são mais os mesmos e as prioridades dos profissionais também. O mercado, em sua totalidade, mudou.
Os processos e metodologias tradicionais de gestão já não fazem mais sentido para o momento que vivemos e nem para o futuro do mercado. Por esses e outros motivos, vamos explorar mais sobre o assunto neste artigo.
O que é o RH estratégico
O RH estratégico é um modelo de gestão que vai além de processos burocráticos, ele traz as melhores soluções e estratégias para a gestão de pessoas e, consequentemente, assegura resultados de longo prazo para as empresas.
Quando estratégico, o departamento de Recursos Humano tende a otimizar seus processos internos, usar dados para fazer as melhores escolhas, focar no engajamento e na alta performance dos seus colaboradores e trazer a tecnologia para inovar a gestão.
O principal objetivo de um RH estratégico nas empresas é garantir que todos os processos burocráticos e de gestão sejam eficientes. Por isso, o uso da tecnologia, dos dados, da inovação e das metodologias ágeis são tão marcantes neste modelo de RH.
RH estratégico X RH tradicional
Ainda há muitos desafios para implementar o RH estratégico nas empresas, mas o que mais vemos são gestores tão apegados ao modelo de RH tradicional que deixam de abrir espaço para a inovação e perdem muitas oportunidades.
Mas quais as principais diferenças entre esses dois modelos de gestão? Bom, é o que vamos ver agora.
O RH tradicional, também conhecido como operacional, coloca todo seu foco em tarefas diárias e burocráticas. Outra característica bem marcante é que este modelo de RH trabalha com uma gestão de pessoas mais imediatista, ou seja, não se preocupa com estratégias de longo prazo para atrair, cuidar e reter seus colaboradores.
Já o RH estratégico abandona essa concepção de que os Recursos Humanos exercem um papel burocrático na empresa. Como mencionamos, este modelo otimiza processos e muda seu foco para a relação empresa e colaborador, prezando por ações e estratégias que garantam bons resultados momentâneos, mas também para o futuro.
Qual a importância do RH estratégico nas empresas
O RH estratégico veio não só para inovar processos, mas, principalmente, para manter o diferencial competitivo no mercado. Segundo relatório da empresa Gartner, 80% das funções de RH ou já foram reestruturadas, ou serão reformuladas nos próximos anos. E o que acontece com as empresas que não se adéquam a essa realidade? Elas acabam ficando para trás.
Além disso, o RH estratégico também sustenta muitos benefícios que são de extrema importância para manter a integridade e bons resultados para as organizações. Alguns deles são:
- Melhora o clima organizacional e a relação entre a empresa e o colaborador: quando o RH deixa de olhar apenas para tarefas do dia a dia e passa a olhar para estratégias de gestão que envolvem pessoas, é possível cuidar do ambiente de trabalho, aumentar o engajamento com a empresa e criar um clima adequado para a saúde emocional dos colaboradores.
- Evita conflitos e problemas na gestão: o RH estratégico está sempre de olho nas dificuldades e soluções para seus colaboradores, com intuito de evitar problemas que possam prejudicar a gestão e os resultados futuros da empresa.
- Aumenta a retenção e atração de talentos: ao trazer um olhar estratégico para as pessoas e focar em iniciativas que promovem o desenvolvimento, o bem-estar e a valorização das pessoas, as empresas se tornam mais atrativas para novos talentos e para os próprios colaboradores.
- Auxilia o desenvolvimento de líderes e times de alta performance: com o RH estratégico nas empresas é possível focar mais no desenvolvimento interno, tanto para líderes, quanto para as equipes. No entanto, o desenvolvimento gera melhores resultados, maior produtividade, motivação, engajamento e uma alta performance.
- Se adapta às necessidades do futuro do trabalho: muitas mudanças já aconteceram no mercado, principalmente com as inovações tecnológicas e com a pandemia. O RH, quando estratégico, está sempre de olho nas tendências de gestão e foca em inovar seus processos, assim, fica mais fácil para as empresas se adaptarem ao futuro.
Quais as expectativas do futuro do trabalho
Se você chegou até aqui, com certeza, já deve estar mais do que ciente de que o mercado mudou. Mudamos a forma como trabalhamos, o local onde trabalhamos, como usamos a tecnologia, as relações com as pessoas com quem trabalhamos e as motivações pelas quais trabalhamos.
Mas qual as expectativas para o futuro e como o RH estratégico nas empresas se relaciona com isso? Nós te contamos.
#1 Trabalho remoto ou híbrido
A flexibilidade do trabalho, que surgiu com as necessidades da pandemia, veio para ficar. Segundo a Accenture, 83% dos colaboradores preferem o modelo híbrido de trabalho e 63% das empresas com os maiores índices de crescimento no mercado, já adotaram um modelo que permite seus colaboradores trabalharem em qualquer lugar.
A verdade é que o trabalho híbrido, remoto e/ou o anywhere office trouxeram muitos benefícios tanto para os profissionais, quanto para as organizações, principalmente quando falamos em produtividade. Não são todos que querem abandonar essa forma de trabalho, por isso, o futuro do mercado é flexível.
#2 Bem-estar em primeiro lugar
Com o aumento de casos de esgotamento profissional, de crises de ansiedade, depressão e estresse, o bem-estar se tornou o foco das empresas. Além disso, colaboradores saudáveis são pessoas satisfeitas, engajadas, produtivas e motivadas a darem seu melhor no trabalho.
Com o RH estratégico nas empresas, é possível criar ações que ajudem seus colaboradores a cuidarem tanto da saúde mental, quanto da física.
Ah, e lembre-se, bem-estar e saúde não é só um benefício que a empresa pode dar para seus funcionários, mas também ações que apoiam todos os aspectos da saúde de um colaborador.
#3 Dados, dados e mais dados
Usar dados para gestão é uma tendência que também veio para ficar e não seria diferente para a área de RH. Gestão de pessoas com base em dados, mais especificamente o People Analytics, é muito benéfico. Ao obter diagnósticos individuais, é possível tomar decisões mais assertivas e entender o que motiva seus colaboradores, o que engaja, quais ações os deixam mais produtivos, o que cada um precisa para alavancar em seu cargo.
#4 Cultura, clima e ambiente de trabalho
Pesquisas mostram que o trabalho já não é mais prioridade dos profissionais e essa tendência deve continuar no futuro do trabalho. Por isso, se as empresas buscam atrair e reter seus talentos, cuidar da cultura e do clima organizacional virou quase uma obrigação.
A verdade é que os profissionais buscam um ambiente de trabalho adequado e saudável para trabalharem e cabe ao RH cuidar desses aspectos da empresa.
#5 Desenvolvimento e foco em habilidades essenciais
Muitos já reconhecem que as habilidades são muito mais importantes do que a função exercida, de fato, pelos profissionais, principalmente na hora da contratação. Para o futuro do trabalho, podemos esperar que as empresas se preocupem mais em desenvolver hard e soft skills, além de buscarem profissionais com habilidades e experiências relacionadas ao invés do cargo em si.
O futuro do trabalho é muito diferente do que estamos acostumados, vai muito além dos métodos e estruturas tradicionais. Então, o que vai fazer com que as empresas se mantenham no mercado com essa nova realidade? A inovação e a tecnologia.
O RH estratégico nas empresas é uma das chaves que vai abrir portas para o crescimento e para melhores resultados daqui para frente. Por isso, organizações que ainda não começaram a reinventar esse departamento, precisam começar a dar oportunidades para a inovação.
Como a Elofy pode ajudar
Se o futuro do trabalho é tão focado em tecnologia e inovação, tudo o que as empresas precisam para implementar uma gestão mais estratégia, é uma plataforma altamente customizável que facilite processos e ajude a manter a alta performance de seus colaboradores.
Bom, a Elofy é tudo isso. Com funcionalidades que transformam o engajamento e a produtividade dos seus colaboradores, nós podemos te ajudar a alcançar grandes resultados agora e no futuro do mercado.
Nossa plataforma oferece gestão de OKRs, Feedbacks, Pesquisas, Avaliação de Desempenho, Avaliações, PDI, 1-1 e People Analytics. Tudo para transformar sua gestão de pessoas! Quer saber mais? Agende uma demonstração.
Manuela Centeno
Adorei o conteúdo, faz muito sentido!