Pular para o conteúdo
Home > Gestão de Pessoas > Vagas afirmativas na empresa: a urgência dessa ação
Home > Gestão de Pessoas > Vagas afirmativas na empresa: a urgência dessa ação

Vagas afirmativas na empresa: a urgência dessa ação

Você já deve ter ouvido falar sobre as vagas afirmativas no mundo corporativo, afinal, elas estão transformando o processo de contratação das empresas. Cada vez mais vemos vagas como esta em plataformas de contratação, como no LinkedIn, Indeed, Catho, entre outras. Mas, por que esse movimento veem acontecendo nas empresas? Quais os benefícios? Qual a importância?

Quando falamos em vagas afirmativas, estamos nos referindo a uma ação afirmativa promovida por uma empresa, ou seja, uma medida que buscam oferecer oportunidades de igualdade de contratação a todos no mercado de trabalho.

Em um mundo de mudanças, onde a gestão humanizada se tornou essencial para a integridade das empresas, se preocupar com a diversidade e inclusão é uma das principais estratégias. Promover vagas afirmativas é um processo importante para trabalhar a diversidade nas novas contratações da empresa. Então, vamos entender melhor sobre esse assunto.

Ações e vagas afirmativas, o que são?

Todos nós sabemos que, historicamente, existem grupos de pessoas, com características específicas, que foram marginalizadas socialmente e no mercado de trabalho.

Seja por gênero, raça, idade, cultura, capacidade física e orientação sexual, hoje enfrentamos grande de desigualdade e muita descriminação tanto nos processos de contratação quanto no próprio ambiente de trabalho.

No mundo corporativo, assim como socialmente, esses grupos buscam representação e equidade no mercado, afinal, as minorias têm grande dificuldade em garantir oportunidades. Alguns dados comprovam que:

Então, por uma busca de equidade, de um ambiente diverso, seguro e respeitoso, as empresas inovadoras estão cada vez mais envolvidos em criar uma cultura de diversidade e inclusão para o ambiente de trabalho e as vagas afirmativas são uma das formas de contribuir para que esse movimento aconteça.

As vagas afirmativas são ações afirmativas que ocorrem nas empresas com intuito de garantir equidade e o acesso a oportunidades do mercado de trabalho para os profissionais historicamente desfavorecidos na sociedade. Além de que trazem muitos benefícios para o mercado, essas vagas promovem uma cultura de inclus e é esse o próximo ponto que vamos explorar.

Quais os impactos das vagas afirmativas nas empresas?

Impactos das vagas afirmativas na empresa

As vagas afirmativas, assim como qualquer ação afirmativa que promova a diversidade e inclusão, são muito importantes nas empresas, principalmente com as mudanças e tendências no mercado.

Enquanto ainda não temos um cenário ideal e igualitário, as vagas afirmativas dão oportunidades para grupos que não tem representatividade no mercado, mas, além de apoiar esse movimento de contratação, essas vagas promovem maior diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Empresas inovadoras estão discutindo cada vez mais sobre diversidade e inclusão, afinal, esse movimento traz muitos benefícios para a empresa. Segundo pesquisa da Harvard Business, organizações que focam na construção de um ambiente diverso, conseguem aumentar 17% do engajamento dos colaboradores, além de promover segurança, respeito e melhorar o clima organizacional.

Quanto promovemos vagas afirmativas, impulsionamos não só oportunidades, mas também:

  • – A diversidade e inclusão na cultura organizacional;
  • – Um clima favorável, seguro e satisfatório para os colaboradores;
  • – Mais inovação e produtividade nas equipes;
  • – Melhor comunicação entre as pessoas da empresa;
  • – Melhor competitividade no mercado e, consequentemente, maior atração e retenção de talentos.
  • – Otimiza o processo de contratação e garante oportunidades de equidade.

Qual a importância das vagas afirmativas?

Além dos benefícios que as vagas afirmativas trazem para a empresa, há um motivo essencial para esse movimento: responsabilidade social em transformar o espaço de trabalho em um local adequado e com oportunidades para todos os profissionais no mercado.

Ter responsabilidade social vai muito além de competitividade organizacional e uma boa marca empregadora, como muitos pensam. Afinal, de nada adianta usar a diversidade e inclusão na imagem externa da empresa, mas não implantar esse conceito no dia a dia dos colaboradores.

Toda empresa tem, ou deveria ter, o dever em promover uma cultura que preza por valores humanos para atender as atuais demandas da nossa sociedade. Até porque o resultado de tudo isso reflete no mercado, quando organizações saberem utilizar todos os diversos potenciais dos profissionais para inovação, crescimento e sucesso, o cenário muda para melhor.

Qual é cenário atual da diversidade e ações afirmativas no mercado?

Diversidade e inclusão já são temas discutidos há um tempo, mas, mesmo assim, só entrou em pauta como uma prioridade recentemente.

Dados da Gestão Kairós, uma empresa de consultoria de sustentabilidade e diversidade no mercado, nos mostram que o cenário ainda não mudou muito. O estudo realizado constatou que ainda em 2021, no mercado os funcionários são 68% homens, sendo 64% brancos, 94,6% heterossexuais, 99,6% cisgênero e 97,3% sem deficiência. Ou seja, ainda temos uma maioria privilegiada sendo a “cara” dos profissionais no mercado, o que não chega nem perto do cenário ideal.

A boa notícia é que um levantamento da PWC nos mostra que 76% das organizações dizem que diversidade é um tema de valor ou mesmo uma prioridade na gestão. Além disso, também vemos muitos cases de diversidades e ações afirmativas nas organizações mais inovadoras do mercado:

  1. Segundo a Gupy, mais de mil vagas afirmativas foram publicadas em 2021, o que gerou cerca de 100 mil candidatura.
  2. O Google do Brasil lançou uma grade ação afirmativa em 2019, o Next Step, um programa de estágio voltado para ampliar a oportunidade para profissionais negros.
  3.  A empresa Jonhnson & Jonhnson fundou um movimento para promover e reter mulheres na liderança da empresa, o movimento se chama Mulher 360.
  4. O Magalu lançou em 2021, o primeiro programa de trainee voltado para pessoas negras e promover oportunidades.
  5. A Pepsico lançou em 2019, o programa Seja Você, com intuito de incentivar conversas entre os colaboradores e promover o respeito.

Muitas outras grandes empresas estão se posicionando para a diversidade internamente e estão sendo reconhecidas por isso, tais como a Coca-Cola, Carrefour, Itaú, Mastercard, Grupo Boticário, Avon, entre muitas outras.

Ainda vivemos cercados de preconceito e problemas sociais, e isso não é diferente no mundo organizacional. Mas, é nossa obrigação transformar o ambiente de trabalho em um espaço de equidade e liberdade para todos. Por isso, focar em ações afirmativas para promover a diversidade e inclusão, tais como a promoção de vagas afirmativas, é uma parte essencial do processo.

E aí, o que sua empresa está fazendo pela diversidade?

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto