Pular para o conteúdo
Home > Gestão de Pessoas > A importância da diversidade nas empresas e como promovê-la
Home > Gestão de Pessoas > A importância da diversidade nas empresas e como promovê-la

A importância da diversidade nas empresas e como promovê-la

Estamos no mês do orgulho LGBTQIA+ e não poderíamos deixar de falar sobre a grande importância da diversidade nas empresas. O mercado está em constante mudanças, por isso, o assunto diversidade se tornou um dos principais focos das empresas inovadoras. E não é atoa, diversidade é um dos fatores que mais trazem benefícios para a gestão e nós vamos te contar o porquê.

É importante ressaltar que o movimento de diversidade e inclusão nas empresas vai muito além de melhorias na performance ou resultados internos, é sobre respeito, dar oportunidade e visibilidade para as minorias sociais, é sobre empatia e o mínimo que muitas empresas deveriam oferecer na sociedade em que vivemos.

Mas, não podemos deixar de destacar que a diversidade traz diversos benefícios. Empresas que promovem a diversidade e inclusão tendem a ser mais lucrativas e inovadoras. Além de que, ambientes diversos favorecem melhores relacionamentos, mais engajamento dos colaboradores e uma boa marca empregadora no mercado.

O que é diversidade na empresa?

A diversidade, quando relacionada com o ambiente corporativo, se dá pela inclusão de pessoas de diversos perfis sociais na empresa, tais como diversos gêneros, raças, idades, culturas, capacidade físicas (PCD) e orientações sexuais.

Importância da diversidade na empresa
Diversidade na empresa

Uma organização que se preocupa com a diversidade, garante que os processos de recrutamento e contratação sejam propícios para gerar representatividade. Além de promover um ambiente saudável e seguro para seus colaboradores e impulsionar oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento na empresa.

Mas, essa não é a realidade de muitas organizações brasileiras, segundo pesquisa da Uol, aproximadamente 65% das empresas não possuem um programa de diversidade bem estruturado. A boa notícia é que muitas dessas organizações já começaram a priorizar o tema como uma pauta essencial na gestão do negócio, afinal, muitas já sabem da importância da diversidade nas empresas.

Será que a diversidade se sustenta sem inclusão?

Antes de falarmos, de fato, da importância da diversidade nas empresas, é preciso entender que diversidade não se sustenta sem a inclusão. Mas o que é a inclusão? Qual a diferença desses dois conceitos? Como eles se completam?

Bom, a inclusão é a iniciativa da organização em promover a diversidade e criar um espaço de trabalho seguro e completo para seus colaboradores. Quando falamos em inclusão, falamos de ações internas que impulsionam a diversidade na empresa.

Por isso, a diversidade e inclusão são dois fatores que precisam andar de mãos dadas, afinal, não adianta contratar um grupo diversificado de pessoas, se a cultura organizacional não é favorável para que haja inclusão e respeito.

Qual a importância da diversidade nas empresas?

Muito se houve falar em sobre a importância da diversidade nas empresas, aliás, 76% das organizações entrevistadas, em uma pesquisa da PWC, dizem que esse é um tema de valor ou mesmo uma prioridade na gestão.

De fato, a diversidade é um fator essencial nas empresas, principalmente em um novo cenário, onde o mercado preza por um olhar mais humano para seus profissionais. Além de que, organizações diversas mostram diversos benefícios como:

#1 Melhora o clima organizacional

O primeiro e principal ponto quando falamos da importância da diversidade nas empresas é criar um bom clima no ambiente de trabalho, que está relacionado com a maior satisfação e engajamento dos funcionários. Ao criar um ambiente diverso, você promove mais segurança para seus colaboradores, melhora a convivência entre as pessoas e, consequentemente, melhora o clima e rotina de trabalho.

#2 Redução de conflitos

Ao promover uma cultura diversa, você também incentiva melhores relações, com mais empatia na comunicação e trocas construtivas. Além de que, pesquisa afirma que os conflitos reduzem em 50% quando a empresa preza pela diversidade.

#3 Promove inovação e aumenta a produtividade

Ambientes de trabalho diversos promovem mais liberdade criativa, dando espaço para novas ideais e para a recepção de novos projetos na empresa, incentivando assim a inovação. Mas, o fato é que a inovação influencia no engajamento e, consequentemente, na produtividade dos funcionários.

Vale ressaltar que colaboradores felizes, satisfeitos e engajados tendem a colocar mais esforços em seus trabalhos.

#4 Melhora a marca empregadora e a competitividade no mercado

A diversidade também é uma forma de trabalhar o Employer Branding, mais conhecido como marca empregadora. A imagem que a empresa passa no mercado é essencial para manter a competitividade e troná-la mais atrativa em comparação com a concorrência.

Mas lembre-se, não adianta querer ser uma empresa diversa, mas não cuidar da cultura e da inclusão do tema no dia a dia. A imagem da sua organização vai muito além do que você quer passar, ela se constitui pelas ações diárias.

#Diminui o turnover e melhora a retenção de talentos

Um ambiente diverso e favorável de trabalho afeta a satisfação interna, o que é muito positivo em todos os quesitos para a gestão, mas, é benéfico principalmente para a diminuição da rotatividade de colaboradores.

Quanto melhor o ambiente, mais seus funcionários vão querer continuar em seus empregos, então, além de atrair novos talentos para a empresa através de uma boa marca empregadora, você ainda aumenta a lealdade e retenção de seus colaboradores.

Quais os desafios quando falamos em diversidade?

É muito claro o porquê tantos falam da importância da diversidade nas empresas, mas ainda não é o que vemos no mercado, até porque 78% das empresas dizem ter dificuldades para lidar com diversidade.

Então, você deve estar se perguntando: quais são os desafios de promover a diversidade e inclusão? Bom, nós te contamos os principais:

  1. Lidar com o preconceito enraizado em nossa sociedade: infelizmente, ainda vemos caso e caso nos quais as minorias ainda são vítimas de violência psicológica no trabalho. Um exemplo, é um mapeamento da GPTW que nos mostra que 72% das pessoas que acreditam que diversidade é importante no trabalho, são as mesmas pessoas que passam por situações de discriminação, assédio ou intimidação.
  2. Saber promover a inclusão: como falamos, a inclusão vai muito além do que só contratar diversos perfis para a empresa, ela garante que o ambiente seja propicio e seguro para os colaboradores. Mas, como promover isso quando ainda há preconceito e despreparo?
  3. Despreparo da liderança: ainda vemos casos de líderes que não têm o preparo adequado para lidar com a diversidade em seu time e acabam criando situações e ambientes desfavoráveis para a inclusão.
  4. Alinhar a cultura da empresa: a cultura de muitas empresas ainda não se adéquam com a diversidade e inclusão, dificultando assim a implantação desse tema no ambiente de trabalho.
  5. Falta de planejamento: muitas empresas querem criar um ambiente diverso, mas não criam um plano de ação adequado. A diversidade e inclusão precisam ser implantadas com muito cuidado e responsabilidade, afinal, não é só sair contratando.

Como promover a diversidade?

Agora que você sabe da importância da diversidade nas empresas e quais os principais desafios enfrentados, vamos entender algumas práticas que podem te ajudar a promover esse tema na sua gestão.

Lembre-se sempre, a diversidade precisa andar de mãos dadas com a inclusão e para isso você vai precisar de muita calma e estratégia.

#1 Foque na cultura da empresa

A cultura organizacional é um fator fundamental para ditar as expectativas e o propósito da empresa, neste caso ela serve como um recurso estratégico para implementar a diversidade e dar espaço para a inclusão.

Por isso, antes de mais nada, analise se sua cultura está adepta à inclusão, como anda o clima organizacional, como andam seus colaboradores. Veja quais pontos precisam de melhoria e inovação, para que assim, você possa implantar uma cultura adequada para a diversidade.

#2 Peça feedbacks constantes

O feedback é uma ferramenta essencial para ouvir e entender seus colaboradores. E ninguém melhor para falar sobre a realidade da diversidade e inclusão da empresa, do que as pessoas que trabalham nela. Então, não deixe de pedir retornos constantes sobre o tema, pergunte ao seu time como eles se sentem no dia a dia de trabalho, se eles já passaram por alguma situação preconceituosa na empresa, se há algo que precisa melhorar.

Ao coletar essas informações de feedback, você consegue focar nos pontos de melhoria e, assim, cariar um plano de ação que seja eficiente de fato.

#3 Desenvolva um recrutamento eficaz

Busque implementar um processo de recrutamento sem discriminação dos aplicantes, ou seja, use critérios baseados em competências apenas. Isso garante que seu processo dê oportunidades para todos. Também é interessante se inteirar um pouco mais sobre as vagas afirmativas e como implantá-las.

#4 Promova a conscientização interna

Como falamos acima, ainda há muito preconceito envolvido à diversidade e inclusão nas empresas. Por isso, uma boa prática é promover ações que eduquem e conscientizem os colaboradores, a fim de impulsar uma cultura inovadora e evitar problemas na gestão.

A diversidade é um tema muito relevante no cenário empresarial atual, além de sua importância e dos benefícios para a empresa, esse tema é essencial para que todos possamos promover uma gestão humanizada e justa. As organizações precisam ser espaços seguros para que todos tenham a liberdade de ser quem realmente são, por isso, cabe às lideranças, junto com o time de RH, promover diversidade, inclusão e respeito no ambiente de trabalho.

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto