05 Vantagens de implementar a cultura de aprendizagem na sua empresa

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Você já ouviu falar sobre a cultura de aprendizagem nas empresas? Trata-se de uma estratégica que pode render muitos frutos não só para os colaboradores como também para a organização. Afinal, as pessoas passam grande parte do seu dia no ambiente de trabalho, o que faz dele muito mais do que uma fonte de sustento.

05 Vantagens de implementar a cultura de aprendizagem na sua empresa

Você já ouviu falar sobre a cultura de aprendizagem nas empresas? Trata-se de uma estratégica que pode render muitos frutos não só para os colaboradores como também para a organização. Afinal, as pessoas passam grande parte do seu dia no ambiente de trabalho, o que faz dele muito mais do que uma fonte de sustento.

Assim, a empresa ganha status de espaço de aprendizado contínuo, onde os profissionais se especializam tanto no seu campo de atuação quanto no que se refere às relações interpessoais. Desse modo, ao longo do expediente, é possível melhorar a comunicação com outras pessoas, aprender a negociar e desenvolver o pensamento estratégico.

Tudo isso é inerente ao local de trabalho, mas se a empresa tornar esse aprendizado uma regra e absorvê-lo na sua cultura, os resultados são potencializados. Então, para descobrir quais são as vantagens de implementar a cultura de aprendizagem na sua empresa continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir.

O que é a cultura de aprendizagem

Para entender o que é cultura de aprendizagem, é importante antes falar sobre aprendizado nas empresas, que se refere a todo o tipo de conhecimento que uma pessoa obtém no ambiente de trabalho. Existe o profissional, que abrange o conhecimento técnico e também o informal, adquirido por meio das experiências, sendo que ambos são aprimorados a medida que as atividades diárias são desempenhadas.

Outro tipo de conhecimento é aquele obtido ao se relacionar com os colegas de trabalho, comunicando-se com pessoas diferentes, colaborando com os outros, ouvindo as suas questões, tentando convencê-los e até mesmo negociando. Todos são essenciais no ambiente de trabalho e se complementam.

Dito isso, a cultura de aprendizagem acontece quando as várias formas de adquirir conhecimento são estimuladas na empresa. Para tanto, é preciso criar espaços onde elas possam acontecer, como momentos de convivência, confraternizações, palestras, workshops, treinamentos e outros.

É importante ainda entender quais são os tipos de conhecimento que se pode adquirir no ambiente de trabalho. Entre eles, é possível citar as experiências próprias, que enriquecem o profissional e o ajudam a realizar suas funções, assim como tratar com as pessoas ao seu redor.

Compartilhar informações é mais uma fonte de conhecimento, por isso a necessidade de promover momentos de convivência para os colaboradores trocarem ideias. As pessoas também aprendem observando os outros, nesse sentido, os gestores da empresa devem entender o seu papel estratégico na cultura de aprendizado, pois  eles servem como exemplos para suas equipes.

E claro, há o aprendizado prático, que é adquirido por meio do estudo e que pode ser aperfeiçoado através de  cursos, treinamentos e demais formas de aprender mais sobre a sua área de atuação.

Como implantá-la na sua empresa

A cultura da aprendizagem pode ser facilmente implementada em uma empresa. No entanto, para que realmente seja aplicada no dia a dia, o principal é que os diretores tenham consciência da sua importância, inclusive, se a organização funciona por meio de um sistema hierárquico.

Afinal, quando se fala em cultura organizacional, refere-se ao que a própria empresa pratica e possui como política. Além disso, apenas com ações promovidas pela direção é que os colaboradores são estimulados a praticar o aprendizado contínuo.

Desse modo, o primeiro passo é garantir que o ambiente de trabalho seja propício à aprendizagem. Para tanto, o melhor é que os colaboradores sintam-se confortáveis para conversar, trocar informações e mesmo opinar sobre os mais diversos assuntos.

Claro que isso deve acontecer com organização e de forma que não atrapalhe e nem mesmo prejudique o desempenho das funções de cada um. Nesse sentido, cabe ao gestor direcionar esforços para que a cultura de aprendizagem aconteça na prática e mostre os resultados esperados.

Nas empresas em que isso for novidade, o gestor deve orientar a sua equipe sobre a nova política. E mais, é normal que o aprendizado informal, obtido através do relacionamento entre os colaboradores e mesmo com gestores e membros da direção, ocorra de maneira natural, basta dar espaço para que se desenvolva.

Por outro lado, o aprendizado prático deve ser promovido por meio de ações específicas, como workshops, palestras, cursos e outros. Assim, é importante que haja uma pessoa ou equipe dedicada a avaliar quais temas abordar e para quais profissionais direcionar, se a todos ou a certas equipes de acordo com suas funções.

1. Estabeleça um Plano de Desenvolvimento Individual:

Crie um programa de desenvolvimento individual para cada colaborador, levando em consideração suas habilidades atuais, metas de carreira e interesses. Ofereça oportunidades de treinamento e capacitação que estejam alinhadas com as necessidades individuais e os objetivos da empresa. Incentive os colaboradores a participarem de cursos, workshops e eventos que possam ampliar seus conhecimentos e competências.

2. Promova a Compartilhamento de Conhecimento:

Encoraje a cultura de compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores. Crie fóruns, grupos de estudo e sessões de brainstorming para que as pessoas possam trocar ideias, experiências e melhores práticas. Além disso, estabeleça um sistema de mentoria, onde colaboradores mais experientes possam orientar e apoiar os colegas mais novos.

3. Invista em Tecnologia Educacional:

Utilize a tecnologia para facilitar o acesso ao aprendizado. Implemente plataformas de e-learning, onde os colaboradores possam acessar cursos e materiais de treinamento de forma online e flexível. Além disso, explore recursos como webinars, podcasts e vídeos para tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo.

4. Reconheça e Incentive o Aprendizado:

Reconheça e recompense os colaboradores que buscam ativamente o aprendizado e demonstram a aplicação de novos conhecimentos em suas atividades. Incentive a participação em programas de certificação e ofereça benefícios adicionais para aqueles que se destacam no desenvolvimento profissional.

Vantagens da cultura de aprendizagem

01 – Maior produtividade

Um dos benefícios de promover o aprendizado contínuo é garantir uma maior produtividade. Afinal, uma equipe que aprende de forma permanente consegue pensar com mais agilidade e fazer escolhas assertivas, assim, realiza um número maior de atividades em menos tempo.

02 – Comunicação assertiva

Outra vantagem é deixar os colaboradores aptos a tratarem com colegas, gestores e clientes de modo apropriado, com uma comunicação objetiva, clara e eficiente, além de garantir a sua postura ética. Com isso, não só as relações na empresa são aprimoradas, mas fora dela também, contribuindo com a qualidade de vida do profissional e refletindo na sua rotina de trabalho.

03 – Profissionais resilientes

A cultura de aprendizagem ajuda a preparar os colaboradores para lidar com situações e problemas adversos, desde os corriqueiros até os que exigem a tomada de decisões sob pressão. Em tempos de instabilidade, é essencial que os profissionais consigam ser resilientes para se manterem focados e produtivos.

04 – Melhor atendimento a clientes

Com o conhecimento que a equipe acumula ao longo do tempo, ela também se capacitada para atender os clientes com mais qualidade. Isso porque ela consegue compreender com perspicácia as suas necessidades e, por consequência, pode oferecer um atendimento na medida certa.

05 – Aumento da performance da empresa

Como resultado de todas suas vantagens, a cultura de aprendizagem aumenta a performance da empresa, refletindo na conversão de vendas e em um maior número de clientes satisfeitos. Desse modo, a organização se torna mais lucrativa e ganha destaque no seu segmento de atuação.

Conclusão

A cultura de aprendizagem deixa todos os envolvidos satisfeitos. Os colaboradores trabalham em um local onde estão em contínuo processo de aprendizado, os clientes são atendidos com qualidade porque a equipe está capacitada e os gestores e direção colhem os frutos dessa estratégia, com bons lucros e uma marca de prestígio.

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1 comentário
Manuela Centeno

Manuela Centeno

Adorei o conteúdo, faz muito sentido!