Pesquisa de clima: a importância de ouvir seus colaboradores

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Há muitos problemas no mercado que assombram tanto as empresas quanto aos profissionais de recursos humanos, tais como a alta rotatividade de funcionários, a baixa produtividade e a insatisfação com o trabalho. A verdade é que todos esses são desafios que podem ser evitados quando você abre espaço para ouvir seus colaboradores e a pesquisa […]

Pesquisa de clima: a importância de ouvir seus colaboradores

Há muitos problemas no mercado que assombram tanto as empresas quanto aos profissionais de recursos humanos, tais como a alta rotatividade de funcionários, a baixa produtividade e a insatisfação com o trabalho.

A verdade é que todos esses são desafios que podem ser evitados quando você abre espaço para ouvir seus colaboradores e a pesquisa de clima é umas das principais estratégias para isso.

Quando falamos de um bom clima organizacional, falamos de pessoas engajadas e satisfeitas no trabalho, o que resolve grande parte das adversidades citadas a cima.

Mas a questão é: como saber a situação atual do ambiente da sua empresa? Como entender os pontos de melhoria, se você não consegue identificar o problema? Ou como saber o que está dando certo, se você não ouve o que seus colaboradores têm a dizer?

A pesquisa de clima, junto com a pesquisa de satisfação, é o seu maior aliado, não apenas para entender a percepção de seus funcionários em relação ao ambiente de trabalho, mas também para explorar as questões e desafios que podem impactar os resultados da empresa.

Por isso, neste artigo vamos explorar a fundo sobre a pesquisa de clima e sua importância no espaço organizacional.

A importância da pesquisa de clima organizacional

Segundo pesquisa, os principais desafios das empresas, quando falamos em gestão de pessoas, estão relacionados ao desempenho dos colaboradores, motivação, engajamento e retenção. Mas como superá-los?

O primeiro passo é entender que o clima de trabalho tem total influência sob esse cenário. Afinal, um dos benefícios mais procurados no mercado são condições de trabalho adequadas.

A pesquisa de clima é uma ferramenta que entra nesse cenário, com o intuito de melhorar a organização, para que os funcionários melhorem também seu engajamento e satisfação, e, consequentemente, a qualidade de seus trabalhos e resultados da empresa.

Vale lembrar que a pesquisa por si só não resolve nenhum problema, por isso, mais importante do que coletar respostas, é tomar ações o mais rápido possível.

Outro ponto importante sobre a pesquisa de clima é que além de solucionar dificuldades na gestão de pessoas da empresa, esta ferramenta também é essencial para fins preventivos.

Quando bem estruturada, esta pesquisa ajuda gestores e profissionais de RH a acompanhar as condições do ambiente de trabalho e todas as questões que envolvem a satisfação e performance do colaborador, para que, ações sejam tomadas antes que grandes problemas aconteçam.

Além da importância que a pesquisa de clima organizacional tem em relação à satisfação e desempenho dos profissionais da empresa, essa ferramenta também traz outros benefícios, tais como:

  1. Aumentar o engajamento dos funcionários e, consequentemente, sua contribuição com o time e a empresa;
  2. Fortalecer a atração e retenção de talentos;
  3. Diminuir a alta rotatividade, o alto absenteísmo e problemas relacionados á contratação e desligamento;
  4. Melhorar a comunicação interna, entre gestores e seus colaboradores;
  5. Mostrar interesse em ouvir os profissionais da empresa e gerar um sentimento de pertencimento;
  6. Abrir espaço para ouvir e entender outras visões e opiniões de melhoria na empresa;
  7. Monitorar o clima do ambiente de trabalho e, assim, fortalecer a cultura organizacional;
  8. Ajudar a manter um ambiente seguro e saudável para os colaboradores;
  9. Promover o employer branding (marca empregadora) e o employer experiencie (experiência do colaborador);
  10. Facilitar a análise do desenvolvimento e aprimoramento das lideranças e da gestão de pessoas;
  11. Auxiliar uma tomada de decisões mais assertiva e eficiente;
  12. Melhorar a competitividade da empresa no mercado;
  13. Gerar melhores resultados financeiros.

Qual o momento ideal para realizar a pesquisa de clima?

Muitas empresas esperam conflitos e problemas na gestão aparecerem para começar a aplicar pesquisas em geral. Não é o cenário ideal, mas nunca é tarde para começar a utilizar essa ferramenta.

Nós indicamos que a pesquisa de clima seja constante, mantendo uma periodicidade pré-definida, seja a cada seis meses, a cada um ano, o importante é manter constância. Isso é essencial para que, de fato, ocorra um movimento preventivo na empresa e impeça grandes problemas de acontecerem.

Também é muito importante que as empresas criem uma cultura que incentive seus colaboradores a engajarem com as pesquisas, afinal, não adianta recorrer à pesquisa de clima apenas em emergências, isso não vai trazer benefícios e muito menos os resultados esperados.

Quais os principais passos para estruturar a pesquisa de clima?

Aplicar uma pesquisa de clima pode até parecer complicado, por isso muitas empresas buscam a ajuda da tecnologia para otimizar esse processo. Mas, em geral, esses são os principais passos para estruturar e aplicar sua pesquisa:

#1 Planejamento e preparação

Antes de mais nada, é preciso planejar a estrutura da pesquisa de clima. Para isso, é essencial entender quais são os principais objetivos da empresa, no momento, com essa ferramenta. Esse passo também é essencial para guiar a estruturação do questionário e focar nas perguntas certas.

Então, pergunte-se qual seu foco: quero entender como está o clima organizacional, em geral? Ou quero focar na gestão das lideranças? Quero entender como está o onboarding dos colaboradores? Ou como está a comunicação entre os times? Seja qual for sua necessidade, o importante é definir quais os objetivos que fazem mais sentido na sua empresa e pensar nos indicadores que podem medir esses principais pontos.

#2 Crie seu questionário

Objetivos definidos? Então é hora de criar o questionário.

Existem várias abordagens e tipos de perguntas, mas cabe a organização escolher a estrutura que melhor se encaixa. O importante nesse passo é fazer um questionário estratégico e que condiz com as expectativas da pesquisa.

Uma das maiores dicas que damos, é não criar perguntas que serão respondidas apenas com um simples “sim” ou “não”. É essencial que seu questionário, de fato, explore os pontos da empresa a fundo. Outro ponto essencial é preparar e conscientizar os gestores de cada time da importância dessa pesquisa de clima e como encorajar seus colaboradores a participares.

#3 Publique a pesquisa e veja os resultados

Quando estiver tudo pronto e revisado, é hora de implementar sua pesquisa de clima e coletar os resultados.

É crucial, neste passo, incentivar e motivar as equipes a participarem da pesquisa publicada, principalmente se é algo novo na sua empresa. Então, use o principal canal de comunicação da sua empresa e divulgue a sua pesquisa.

Em relação aos resultados obtidos no final, é importante que você analise os indicadores e faça um plano de ação visando resolver as questões apontadas pelos colaboradores.

Boas práticas para implementar a pesquisa de clima

Agora que você já sabe os principais passos da pesquisa de clima e algumas dicas em como implementá-la, vamos ver algumas boas práticas para a eficiência dessa ferramenta:

1- Garanta o anonimato dos colaboradores: é essencial que as pessoas se sintam seguras e confortáveis para vericidade e eficiência da pesquisa de clima.

2- Seja transparente com seus funcionários: divulgue os resultados obtidos e quais os próximos passos que o RH e líderes devem tomar.

3- Marque uma conversa com os colaboradores: engaje as pessoas com o plano de ação.

4- Não deixe de perder a periodicidade da pesquisa: ou seja, se você decidiu realizá-la a cada seis meses, siga o planejamento.

5- Sempre mostre as ações e os resultados: tudo o que seu plano gerou ao decorrer do tempo.

Principais pesquisas da Elofy para monitorar o clima da empresa

Existem várias formas de entender o clima e a cultura da empresa, por isso, nós separamos as principais pesquisas que a plataforma da Elofy pode te ajudar nessa missão.

Vale ressaltar que, desde a contratação até o desligamento, a opinião do colaborador em relação ao ambiente de trabalho é essencial para a melhoria do clima.

#1 Pesquisa temporal

A pesquisa temporal é uma funcionalidade que ajuda gestores a entender como foi o processo de onboarding de um novo colaborador. O primeiro contato de um novo funcionário é essencial para alinhar esse profissional com a cultura e rotina da empresa, além de facilitar a adaptação e fortalecer valores, missão, visão.

Pesquisa de clima com a Elofy

Com a Elofy, você pode coletar os dados, analisar os gráficos e tomar decisões para melhorar o onboarding da sua empresa.

#2 Pesquisa de pulso

Nossa funcionalidade te ajuda gestores a entender, no dia a dia da empresa, como está a saúde emocional e o engajamento dos colaboradores.

É graças à pesquisa de pulso que gestores podem analisar seus colaboradores e tomar melhores decisões e criar estratégias para processos internos, com maior assertividade e segurança.

#3 Pesquisa de desligamento

Analisar a trajetória de um colaborador, em sua fase final, é tão importante quanto garantir um primeiro ótimo dia de trabalho. A pesquisa de desligamento é uma ferramenta que permite analisar os motivos de saída e garantir a melhor experiência possível no final da jornada dessa pessoa.

E lembre-se, a tecnologia está sempre a seu favor quando falamos em gestão de pessoas. Com a Elofy você pode criar pesquisas customizáveis, que atendam as necessidades da sua empresa, além de te proporcionar um analytics com diferentes visualizações de dados, que se adéquem a sua finalidade, de forma simples e prática. Quer saber mais? Agende uma demonstração.

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1 comentário
Manuela Centeno

Manuela Centeno

Adorei o conteúdo, faz muito sentido!