Pular para o conteúdo
Home > Desempenho > 9 Box: o que é e para que serve?
Home > Desempenho > 9 Box: o que é e para que serve?

9 Box: o que é e para que serve?

Quando uma empresa deseja recrutar um colaborador, ela tem como objetivo encontrar uma pessoa que, a partir de suas qualificações, agregue valor e a ajude a conquistar resultados. Contratar a pessoa certa, que se encaixa no cargo certo é uma grande dificuldade nas empresas, por isso vamos te contar uma das opções de acompanhar o colaborador.

Sendo assim, fazer a gestão de pessoas, de modo em que o desempenho dos colaboradores seja acompanhado, é uma ação extremamente importante que deve ser feita pelos gestores. Uma boa alternativa para realizar esse acompanhamento, é por meio da 9 box.

Mas você sabe o que é 9 box? Continue lendo e fique por dentro dessa ferramenta que pode te ajudar a compor equipes engajadas e cada vez mais eficientes, além de revolucionar o seu RH!

O que é 9 box?

9 box ou Matriz Nine Box, consiste em uma ferramenta de avaliação de desempenho/performance dos colaboradores de uma empresa. Ela tem como objetivo fazer a análise dos funcionários a partir de duas perspectivas: o seu desempenho no passado, e o seu potencial futuro.

Esse método é fácil de ser aplicado e fornece aos gestores, informações extremamente importantes sobre a evolução da sua equipe. Mas inicialmente, a 9 box não possuía relação alguma com recursos humanos.

Desenvolvida nos Estados Unidos, na década de 80, a matriz 9 box foi pensada para a gestão de negócios. Naquela época, grandes organizações negociavam transações na Bolsa de Valores.

Enquanto alguns negócios chamavam a atenção dos investidores, outros não eram nada atrativos – em alguns casos, eles precisavam retirar seus investimentos de ações que não valiam mais a pena. Para acompanhar todo esse cenário, a 9 box foi criada.

Com o passar do tempo, essa ferramenta foi adaptada pelas pessoas de recursos humanos, e atualmente é o diferencial na tomada de decisão de empresas que buscam uma gestão de pessoas mais eficiente.

Para que serve a matriz 9 box?

A matriz 9 box fornece aos gestores o acompanhamento do desempenho e do potencial dos colaboradores, e também é utilizada para a projeção de treinamentos, bonificações, feedbacks, reconhecimento de bons líderes, entre outros. Ou seja, ela possibilita uma gestão de pessoas baseada em dados reais, atuais e concretos de cada colaborador.

Resumindo, a 9 box é uma ferramenta que auxilia na identificação do funcionário ideal para ocupar determinado cargo, a partir da análise do seu desempenho e do seu potencial. Ela revela os funcionários que carecem de ações para que consigam se desenvolver, assim como conquistar outros cargos dentro da empresa.

Benefícios da matriz 9 box

Diferente de outros métodos difíceis de serem aplicados, a 9 box é uma ferramenta visual, de fácil acesso e de baixo custo, que traz inúmeros benefícios às empresas que a utilizam. Confira os principais:

#1 Revela talentos

A captação e a retenção de talentos são muito importantes para o futuro de qualquer empresa. Pensando nisso, a 9 box é uma ferramenta confiável que a partir de dados, identifica os colaboradores que apresentam grande potencial – ela revela aqueles que estão acima da média, assim como os que estão abaixo.

#2 Indica ações que precisam ser priorizadas

Oferecer um treinamento que não esteja de acordo à necessidade de um colaborador, é uma ação que desperdiça tempo e dinheiro.

A matriz 9 box ajuda os gestores com informações a partir da “união” da análise de desempenho com a análise de potencial, para que seja possível criar treinamentos direcionados aos pontos que mais carecem de atenção em cada funcionário.

Assim, os gestores poderão criar treinamentos que supram as necessidades dos colaboradores, e isso proporcionará a garantia de equipes mais qualificadas e preparadas para cargos superiores.

#3 Decisões claras e embasadas

A matriz 9 box torna a gestão de pessoas mais responsável e clara. Com os dados obtidos a partir dela, os gestores podem conversar com os colaboradores, deixá-los cientes de suas qualidades e do que ainda precisam desenvolver.

De acordo com o plano de ação criado pelo RH, os funcionários e os gestores já têm a ciência do seu atual cenário dentro da empresa, o que facilita a tomada de decisão e a torna mais honesta e coerente.

#4 Fortalece o employer branding

Quando fica claro que a empresa se importa com os seus funcionários, ela se torna bem-vista por eles. A partir da 9 box, os colaboradores se sentem valorizados, importantes e engajados em evoluir e apresentar melhores resultados.

Essa ferramenta faz com que além mostrar um problema ou uma área que precisa ser desenvolvida, os gestores demonstrem cuidado, e fazem com que os colaboradores se sintam realmente especiais dentro de uma organização.

Isso reforça novas perspectivas, ressalta a maturidade da empresa e seu ótimo employer branding.

Como ela funciona?

Como funciona a 9 box

A imagem acima, é um exemplo de 9 box. O eixo vertical representa o desempenho, e o eixo horizontal, o potencial. Os colaboradores são colocados em cada quadrante, conforme os resultados de uma análise prévia.

Para utilizar essa ferramenta, é necessário definir as competências ou critérios que servirão de padrão para a avaliação. É imprescindível estabelecer parâmetros para que a avaliação seja assertiva, e não dilua em possíveis achismos.

Explicando as caixinhas da matriz 9 box

De acordo com a posição de cada colaborador na matriz 9 box, é possível entender as ações que os gestores devem tomar.

Um colaborador com baixo potencial, mas que possui um bom desempenho, é considerado comprometido, por exemplo.

Confira abaixo o que cada caixinha da 9 box significa:

  • Ninebox 1 – Enigma: alto potencial e baixo desempenho;
  • Ninebox 2 – Bom desempenho: alto potencial e desempenho acima do esperado;
  • Ninebox 3 – Comprometimento: baixo potencial e desempenho acima do esperado;
  • Ninebox 4 – Questionável: potencial mediano e baixo desempenho;
  • Ninebox 5 – Mantenedor: potencial e desempenho medianos;
  • Ninebox 6 – Forte desempenho: potencial mediano e desempenho acima do esperado;
  • Ninebox 7 – Insuficiente: potencial baixo e desempenho abaixo do esperado;
  • Ninebox 8 – Eficaz: apesar do baixo potencial, possui desempenho satisfatório;
  • Ninebox 9 – Alto potencial: potencial e desempenho acima do esperado.

Matriz 9 box na prática

Aplicar a 9 box na sua empresa é mais simples do que você imagina! É válido ressaltar que, implementar essa ferramenta, significa garantir uma gestão de pessoas mais detalhada e eficaz.

A partir dela, você cuidará dos seus colaboradores e garantirá uma boa equipe. Confira como utilizar a 9 box em quatro passos:

#1 Crie a matriz 9 box

O primeiro passo é criar uma matriz. Para isso, você pode utilizar a 9 box da Elofy, que é extremamente simples, comparada a outros métodos.

Essa matriz deve ser organizada em três linhas e três colunas, e deve ter as linhas nomeadas de cima para baixo, com os critérios definidos por você, que servirão para avaliar a performance de cada colaborador.

– A (alto);

– M (Médio);

– B (Baixo);

As colunas, por sua vez, indicam o desempenho, e devem ser descritas da esquerda para a direita:

– Abaixo do esperado;

– Esperado;

– Acima do esperado.

No final dessa matriz, você formará um quadrado com nove caixinhas pequenas. Os da ponta superior direita revelam o alto desempenho e potencial. Os da parte inferior esquerda, mostram o contrário.

#2 Defina os métodos de avaliação

Para garantir mais precisão na hora de utilizar a 9 box, defina métodos que precisam ser avaliados. Se isso não for feito, você correrá um grande risco de usar seus próprios valores na hora de fazer a avaliação de um colaborador, o que tornará o seu método ineficaz.

#3 Estabelecer relações entre linhas e colunas

Ao terminar os blocos, você terá os nove resultados descritos no subtítulo “Explicando as caixinhas da matriz 9 box” e, ao visualizar o que foi atribuído a cada colaborador, você entenderá o desempenho deles na empresa, e saberá o que fazer com cada um.

#4 Não ignore os resultados obtidos

A 9 box lhe proporcionará um direcionamento sobre as ações que você precisa tomar. Sendo assim, você poderá dar mais feedbacks para os colaboradores que precisam de atenção, assim como desligar quem não atende as necessidades da empresa, e promover os que se destacam.

Agora que você já tem uma ideia de como fazer a matriz 9 box na sua empresa, veja dicas do que você deve evitar:

  1. Não interprete ou compartilhe os resultados antes de fazer uma reunião sobre eles;
  2. Ouça o que os responsáveis por cada colaborador têm a dizer sobre a posição que eles ocupam na matriz. Não tire suas próprias conclusões!
  3. Não rotule um profissional a partir da sua opinião!

Precisamos dizer ainda que, o coração de uma empresa, está totalmente ligado à forma como os gestores lidam com os recursos humanos. É praticamente impossível que uma empresa seja bem-sucedida sem uma gestão de talentos eficaz.

Nesse contexto, a 9 box é uma ferramenta que pode potencializar o seu jeito de gerir sua equipe, e de lidar com os colaboradores valiosos para o seu negócio.

9 box na Elofy

Utilizando a plataforma da Elofy, você não apenas conta com todas essas funcionalidades em um único lugar, como também consegue registrar, analisar e monitorar tudo de maneira simples, rápida e eficaz.

A 9 Box da Elofy é totalmente personalizável, possui o número de quadrantes editáveis, conta com históricos que facilitam na hora da calibragem e na tomada de decisões, além de ser fácil de registrar e monitorar cada passo!

Em um software amigável e intuitivo, você descarta a ideia de depender de planilhas, papéis impressos, e-mails e todo o resto.

E aí, gostou do nosso artigo sobre 9 box? Conseguimos te ajudar? Deixe seu comentário! Comece agora sua jornada, na Elofy

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto