Feedback 360º: o que é e qual sua relevância nas empresas
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Empresas que buscam maior engajamento e prezam pelo desenvolvimento dos seus profissionais, certamente têm o feedback em sua cultura. O que, talvez você ainda não saiba, é que existe uma versão dessa estratégia, chamada feedback 360º que está sendo muito utilizada pelas organizações por trazer muitos benefícios e resultados. O feedback 360º permite a construção […]
Feedback 360º: o que é e qual sua relevância nas empresas
Empresas que buscam maior engajamento e prezam pelo desenvolvimento dos seus profissionais, certamente têm o feedback em sua cultura. O que, talvez você ainda não saiba, é que existe uma versão dessa estratégia, chamada feedback 360º que está sendo muito utilizada pelas organizações por trazer muitos benefícios e resultados.
O feedback 360º permite a construção de uma visão completa e profunda sobre o comportamento do profissional, sua jornada de trabalho e metas que estão sendo desenvolvidas no time.
Por isso, neste artigo, contamos tudo sobre esse tipo de análise, os benefícios para o profissional e para a empresa. Assim como de que forma a tecnologia pode facilitar – e acelerar – a coleta dessas informações, gerando um relatório completo e de fácil leitura para contribuir com a gestão dos seus talentos!
O que é um feedback 360º?
Antes de explicar o que é um feedback 360º, precisamos falar sobre a expressão “feedback”. Essa palavra vem do inglês e é formada por dois termos: _feed_, que significa alimentar, e _back_, que quer dizer volta. Em uma tradução livre, feedback pode ser entendido como o retorno de algo, ou o ato de dar resposta a uma atitude e um comportamento.
Assim, o feedback, dentro das organizações, se torna uma ferramenta essencial, pois é capaz de oferecer aos profissionais uma “resposta” sobre sua jornada, pontos fortes ou skills que ainda podem ser aprimoradas.
Já um feedback 360º é conjunto de diversos feedbacks, fornecidos por todos aqueles que trabalham com o profissional avaliado. Esse grupo de “avaliadores” é formado por lideranças, ele próprio (fazendo uma autoavaliação), pares, liderados e até clientes internos ou externos.
O profissional ou o seu gestor indicam quem serão os colaboradores que responderão ao feedback e o principal critério para a escolha é que essas pessoas tenham contato com o avaliado durante o seu dia a dia.
É importante lembrar que o formulário precisa avaliar os comportamentos do colaborador, considerando ainda as metas e os resultados atingidos.
Por que dar um feedback 360º?
A cultura do feedback faz parte da gestão de grandes organizações que buscam um maior engajamento e o aprimoramento dos seus resultados: 90% das empresas da lista da FORTUNE 500 utilizam avaliações 360 em seus processos de desenvolvimento e gerenciamento de talentos.
Assim como o feedback é capaz de contribuir para sinalizar as fortalezas e os pontos que precisam ser ajustados na jornada do profissional, o feedback 360º também irá favorecer esse processo.
Porém, neste caso, a avaliação de feedback ganha um potencial ainda maior para a gestão e o desenvolvimento do profissional, uma vez que conta com a contribuição de outros colaboradores, além do olhar do gestor e também de uma autoavaliação (por parte do colaborador que está sendo avaliado).
Além de oferecer informações preciosas para o desenvolvimento do profissional, esse retorno 360º também traz outros benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Quais os benefícios do feedback 360º?
Quando implementado com sucesso, esta estratégia vai, principalmente, afetar todo o clima organizacional e relacionamentos entre o time. Por isso, é preciso ter cuidado.
Mas, de fato, existem diversos benefícios que tornam o feedback 360º tão relevante tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Vamos aprofundar quais são essas vantagens, a seguir.
Benefícios para o colaborador
#1 Direcionamento
O profissional que passa por um processo de feedback 360º consegue ter uma visão mais nítida em relação ao seu desempenho, potencialidades e relacionamento com o ambiente.
Ao receber os comentários dos avaliadores, é possível identificar gaps no desenvolvimento, aqueles pontos que, muitas vezes, sem um olhar de fora, não poderiam ser percebidos pelo colaborador.
Dessa forma, além de encontrar possíveis pontos de melhoria, ele também consegue compreender se está no caminho para conseguir alcançar suas metas individuais.
#2 Desenvolvimento
Assim como um feedback contribui para o direcionamento, ela também colabora com o desenvolvimento do profissional avaliado.
Ao identificar um gap de conhecimento ou habilidade, existe a possibilidade de traçar um plano de desenvolvimento para que este colaborador consiga buscar recursos que contribuam com o seu aprimoramento e crescimento.
#3 Precisão
Como mencionamos a cima, o feedback 360º dá uma visão ampla e diversa da performance e do desempenho. Isso é ótimo para o colaborador porque ele consegue ter mais precisão nos resultados. Isso acontece pois aumenta o número de pessoas para dar o feedback e, ainda, engoba diversas outras visões.
É muito provável que colegas do time, ou pessoas que trabalhem diretamente com um colaborador, tenham um feedback mais diverso, por dividirem experiências que nem sempre o gestor tem.
Benefícios para a empresa
#1 Valorização e desenvolvimento dos profissionais
Assim como o feedback contribui para o direcionamento e o desenvolvimento do profissional, ele também acaba gerando uma valorização de quem está sendo avaliado.
Isso porque, ao receber um acompanhamento, com informações que contribuem para o seu desempenho e ser incentivado a buscar um crescimento, seja dentro da empresa, ou enquanto profissional, o colaborador avaliado desenvolve um sentimento de valorização, o que o mantém motivado e engajado junto ao processo.
#2 Mapeamento de possíveis gaps
Ao realizar um feedback 360º, é possível identificar e mapear gaps de competências e de desempenho dentro dos times. Muitas vezes, sem a ajuda de olhar de fora, o profissional dificilmente conseguiria identificar aquele ponto como algo a ser aprimorado.
Porém, esses gaps, quando não identificados e solucionados, podem acabar gerando problemas maiores a longo prazo. Por isso, é fundamental fazer esse acompanhamento e corrigir a rota sempre que necessário.
#3 Direcionamento e alcance de metas
Além de revelar possíveis gaps, o feedback 360º também colabora para indicar se o profissional está no caminho para alcançar suas metas. Caso o colaborador não esteja tendo resultados tão satisfatórios, é possível encontrar maneiras para ajudar a solucionar a situação e fazer com que ele conquiste os objetivos.
Isso impacta diretamente no trabalho no time e, consequentemente, nos resultados da empresa, uma vez que, ao ter resultados positivos por parte dos colaboradores, a organização se torna mais competitiva e conquista mais espaço em seu segmento.
Quando implementar o feedback 360º?
Implementar um feedback 360º não tem muitas regras. Cabe ao gestor sentir qual o momento que faz mais sentido ter uma avaliação como essa. Por exemplo, depois de um projeto que envolva o time, ou durante um ciclo de OKR.
Mas é preciso ter cuidado. O feedback 360º, quando mal implementado, pode causar um efeito contrário do que o esperado. Um deslize e essa avaliação pode acabar com o clima organizacional, com a relação da equipe e ainda trazer problemas na performance.
O ideal é observar alguns fatores antes de implementar esse tipo de feedback. Primeiro entenda como está o clima entre os colaboradores. Se você sentir que os retornos vão ser muito negativos, que pode ocorrer algum desentendimento e deixar alguma pessoa desconfortável, o ideal é esperar a poeira abaixar.
O que vemos no mercado, são empresas que costumam aplicar essa estratégia antes de uma avaliação de desempenho, antes de uma promoção, ou quando há uma leve queda de performance e entregas do time. Normalmente, o feedback 360º não vem em momentos de grandes conflitos e problemas.
A tecnologia pode aprimorar e facilitar muito esse processo, sabia?
Na Elofy, o módulo de feedbacks permitirá a construção de uma cultura focada no desenvolvimento e na performance dos colaboradores.
É possível solicitar e receber feedbacks de reconhecimento ou orientação, para um ou diversos usuários, ao mesmo tempo, além de ser possível criar templates próprios para a sua empresa.
Ao final, você tem acesso à tela de histórico de feedbacks e ao analytics para coletar insights e criar planos de ação eficazes para o desenvolvimento de cada colaborador, de acordo com as necessidades apontadas nos feedbacks recebidos, fazendo, dessa forma, uma gestão muito mais eficaz da sua empresa!
E aí, gostou da nossa explicação? Conseguimos te ajudar? Deixe seu comentário! 💙
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