Como dar um bom feedback na empresa e ser assertivo
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O feedback é uma das principais formas de melhorar o desempenho nas empresas. Também é uma estratégia que matem todos alinhados com as expectativas da instituição, que garante um bom clima organizacional, um bom engajamento e ajuda a resolver possíveis conflitos internos. Mas nem todos os gestores sabem, de fato, dar um bom feedback na […]
Como dar um bom feedback na empresa e ser assertivo
O feedback é uma das principais formas de melhorar o desempenho nas empresas. Também é uma estratégia que matem todos alinhados com as expectativas da instituição, que garante um bom clima organizacional, um bom engajamento e ajuda a resolver possíveis conflitos internos. Mas nem todos os gestores sabem, de fato, dar um bom feedback na empresa e muito menos ser assertivos com seus colaboradores.
A verdade é que quando bem estruturado, o feedback pode mudar a gestão de pessoas e, consequentemente, os resultados. Além de que, muitos profissionais veem esse retorno como uma necessidade. Para você ter uma ideia, 62% dos colaboradores, entrevistados pela OfficeVibe, gostariam de receber mais feedbacks.
Por isso, continue nesse post, vamos te mostrar tudo sobre como dar feedback na empresa e como ser assertivo para seus colaboradores e, de fato, ter resultados com essa ferramenta.
O que é um feedback?
Antes de entender como dar bons feedbacks, é preciso entender o que é um. A palavra – por si só – significa dar um retorno de algo, uma resposta. Quando aplicada ao mundo empresarial, feedback é, nada mais nada menos, do que um retorno relacionado ao trabalho e a performance de um colaborador.
O objetivo dessa ferramenta é impulsionar o desenvolvimento de pessoas dentro da empresa, visto que o feedback, seja ele positivo ou construtivo, guia o profissional em suas melhorias e no caminho do sucesso.
O que muitas empresas ignoram é o fato de que sem um retorno sobre o trabalho e desempenho, seus funcionários tendem a ficar perdidos e, muitas vezes, desmotivados. Segundo pesquisa da Great Place to Work, a falta de reconhecimento é um dos principais responsáveis pela desmotivação no trabalho e a cultura do feedback contínuo e assertivo pode mudar todo esse cenário.
Quais os tipos de feedback?
Existem vários tipos de feedback que você pode usar na sua empresa, mas, separamos os mais comuns.
#1 Feedback positivo
Também conhecido como um feedback mais voltado para o reconhecimento das ações e conquistas dos colaboradores. A verdade é que todo mundo precisa ser elogiado e valorizado por seus esforços que geram resultados.
O feedback na empresa, quando positivo, é uma oportunidade de mostrar que os líderes estão atentos às conquistas de seus liderados. Esta é uma forma de incentivar a motivação e satisfação dos talentos.
#2 Feedback negativo
Este tipo de retorno é um dos que mais assombras os gestores, por ser algo mais delicado. O feedback negativo acontece quando um colaborador não vai bem, não faz entregas adequadas e não evolui na empresa. Ele está ligado ao desempenho e a qualidade das entregas.
Lembre-se que qualquer feedback na empresa precisa ser respeitoso e assertivo. Quando o retorno é negativo, estamos falando de críticas construtivas e não um xingamento, uma comparação, uma bronca, ou algo do tipo.
#3 Feedback construtivo
Muitos confundem o feedback positivo com o construtivo. De fato, o construtivo é algo positivo, mas, normalmente, vem acompanhado de pontos de melhoria e desenvolvimento. Ele dá continuidade no crescimento do colaborador com estratégias para otimizar o seu desempenho e produtividade, para assim, continuar alcançando grandes resultados.
Mas o que é um feedback assertivo?
Um feedback só é assertivo quando é claro, objetivo, transparente e quando traz resultados eficientes no final. Um retorno assertivo não deixa dúvidas.
Primeiro, ele guia o colaborador de forma clara sobre os próximos passos a serem tomados para melhorar ou manter a constância do desempenho. Depois, também engaja esse profissional e o incentiva a tomar as ações necessárias para o sucesso.
Vale ressaltar que, um feedback assertivo é respeitos, bem estruturado e sempre alavanca o desenvolvimento. E é exatamente por isso que ele traz resultados.
Qual a importância de dar feedback na empresa?
O feedback na empresa pode mudar toda a realidade da sua gestão pois promove a cultura organizacional, ajuda a melhorar o clima do ambiente de trabalho, melhora também relacionamento entre as equipes e impulsona – principalmente – o engajamento. Tudo isso, além de aumentar a satisfação dos profissionais, cria um ambiente de confiança e saudável, que favorece a segurança psicológica e o bem-estar.
Mas os benefícios de um bom feedback não param por aí. Este retorno, quando feito corretamente, também diminui a rotatividade de colaboradores e a perda de grandes talentos, que são os maiores desafios que os gestores e profissionais de RH enfrentam. E o resultado de tudo isso? Uma melhora na performance, no desempenho, na produtividade e nos resultados.
Resumidamente, quando damos feedback na empresa, com assertividade e eficiência, estamos oferecendo uma oportunidade de crescimento, de melhoria, de reconhecimento para nossos funcionários. Evitamos também erros na gestão e outros problemas que comprometem a integridade da empresa.
No final, todos saem ganhando quando avaliamos nossos colaboradores, mas infelizmente, essa não é a realidade de empresas brasileiras. O que vemos, na realidade, é que as empresas estão começando a dar a devida importância para a gestão de pessoas, mas muitos ainda não desenvolveram uma cultura de feedbacks eficiente.
Quais as características de um bom feedback na empresa?
Que dar um bom feedback na empresa é uma forma de obter grandes resultados, todos nós sabemos, mas agora o que é uma boa avaliação? Quais as características de boas avaliações? Esta é uma dúvida que ouvimos muito, por isso, separamos algumas das boas práticas para um feedback assertivo e adequado:
1- A primeira e principal base para um bom feedback na empresa é sempre agir com respeito e reciprocidade. Nunca se esqueça que, a forma como você comunica um feedback, a linguagem que você usa, a forma como você se expressa podem gerar diversas interpretações. Por isso, é tão importante sempre conversar com seus colaboradores de forma respeitosa, com cuidado. Para isso, indicamos desenvolver habilidades de comunicação não violenta e inteligência emocional.
2- Seu feedback também precisa ser individual e único, mesmo que seja um projeto realizado em equipe, cada um precisa ser avaliado de forma diferente. Até porque, cada colaborador está uma fase diferente na empresa, tem desempenhos diferentes e funcionam de forma única.
3- Ao contrário do que muitos acham, bons feedbacks são construídos em um diálogo, onde todos os envolvidos tem voz. Se comunicar é uma via de mão dupla, então é preciso não só dar um feedback, mas saber ouvir o que seus funcionários têm para dizer.
4- Uma boa avaliação sempre vem acompanhada de um plano de ação. Ou seja, o gestor, o colega de trabalho, qualquer pessoa que for dar feedback na empresa precisa sugerir o caminho certo para alcançar o que precisa ser alcançado. Se você dá um feedback de melhoria, precisa sugerir para onde ir e como fazer essa ação.
5- Boas avaliações precisam ser uma conversa baseada em dados, argumentos e fatos que realmente mostrem um ponto de melhoria, desenvolvimento ou de conservação. Os pontos do feedback precisam ter embasamento e motivos que façam sentido tanto para colaborador, quanto para a empresa.
6- Não adianta dar retorno ao seus colaboradores uma vez no ano, bons feedbacks precisam ser contínuos. É preciso criar uma rotina de feedback na empresa, assim os resultados são mais eficientes.
7- Bons feedbacks são dados não apenas de um líder para um liderado, mas por toda a equipe. É importante envolver todos do time na hora de dar feedback, além de engajar todas as pessoas, é possível ouvir diversas visões diferentes. Chamamos essa prática de feedback 360º.
Como dar feedback na empresa assertivos?
Saber dar feedback é muito importante para que os resultados apareçam, mas nem todos os líderes estão preparados para esse momento. Seja por falta de prática, seja por concepções equivocadas que temos no mercado. Por isso, temos algumas dicas de como dar esse retorno de forma assertiva e boas práticas para que seu feedback seja efetivo.
#1 Prepare-se
O primeiro passo, ao contrário do que muitos pensam, é se preparar para fazer essa avaliação e dar um retorno adequado. Essa conversa precisa ser preparada de maneira estratégica e com o foco no que realmente importa para o trabalho de um colaborador.
Anotar os principais pontos dessa conversa vai te ajudar a estabelecer um rumo adequado para um feedback assertivo.
#2 Comunique-se claramente
Sabemos que muitas pessoas ainda têm um certo receio em dar feedback na empresa, mas ficar enrolando não vai levar essa conversa a lugar nenhum. Uma avaliação assertivas precisa ser clara para quem está recebendo-a; por isso, é importante que você seja pontual e específico, no assunto que você se planejou em conversar.
Aqui também é importante que você dê espaço de fala para seu colaborador, afinal, conversas de avaliação são vias de mão-duplas e precisa ser um diálogo. Afinal, ouvir também comunicar-se. Não se esqueça de tirar as dúvidas da pessoa que está recebendo o feedback e sempre perguntar se ficou algum questionamento.
#3 Seja flexível e adapte sua comunicação
Lembre-se, estamos lidando com pessoas, umas diferentes das outas. Por isso é tão importante entender a linguagem mais adequada para se comunicar com cada integrante do seu time. Vale enfatizar a importância de conhecer seu funcionário e entender como cada um funciona.
Também seja flexível, analise como está o seu colaborador, ou a pessoa na qual você vai conversar. Todos temos dias bons e ruins, assim, ser flexível e empático vai te ajudar a ter uma conversa fluida e não violenta. A forma como você se comunica pode afetar seus colaboradores, é preciso ter cuidado.
#4 Dê dicas e metas
Uma boa conversa de avaliação não está relacionado apenas a um retorno claro e completo da performance de uma pessoa, mas também a um plano que trace o caminho desse colaborador. Assim, sugerimos sempre apontar dicas, metas e desafios no final da conversa, a fim de mostrar uma trilha para seu sucesso na empresa.
Dar dicas e traçar metas vai ser essencial para manter o seu colaborador motivado e focado no caminho certo.
#5 Saiba balancear
Um dos maiores erros de qualquer líder ao dar um feedback é focar apenas em críticas. Logo, é fundamental que você saiba balancear a conversa, busque também algo de positivo para dizer, como falamos anteriormente, dê dicas, torne esse momento produtivo, dê espaço para a pessoa dar ideias.
Vale lembrar que se o seu feedback for majoritariamente negativo, é preciso de cuidado. Não culpe seu funcionário pela situação e não comece a conversa com uma intimidação ou advertência. Balanceie o feedback, explique o problema em questão, discuta quais os pontos de melhorias, entenda o que está acontecendo com seu colaborador e ofereça um plano de ação.
Como a tecnologia pode ajudar?
Como você deve ter visto, dar um bom feedback na empresa é uma prática essencial para o desenvolvimento do colaborador e o crescimento dos resultados. E por mais que pareça muito complicado, hoje temos a tecnologia a nosso favor.
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Manuela Centeno
Adorei o conteúdo, faz muito sentido!