Employer Branding: o que é e como aplicar na empresa

5 minutos de leitura

Há inúmeros desafios que os profissionais de recursos humanos enfrentam diariamente, mas atrair e reter os melhores talentos, assim como diminuir os índices de turnover, são considerados por muitos, os principais. A competitividade do mercado exige ações específicas para que uma empresa seja um destaque positivo, e a estratégia de Employer Branding pode ser uma […]

Employer Branding: o que é e como aplicar na empresa

Há inúmeros desafios que os profissionais de recursos humanos enfrentam diariamente, mas atrair e reter os melhores talentos, assim como diminuir os índices de turnover, são considerados por muitos, os principais. A competitividade do mercado exige ações específicas para que uma empresa seja um destaque positivo, e a estratégia de Employer Branding pode ser uma das principais soluções.

Se você abrir seu LinkedIn agora e perguntar para suas conexões, quantas pessoas gostariam de trabalhar na empresa Google, ou na Amazon, você provavelmente receberia diversos “sim”. A verdade é que muitos gostariam de ter um emprego em grandes organizações que não só prezam pelo colaborado, mas são referências no mercado. A questão é como tornar uma empresa atrativa, ao ponto de todo mundo querer fazer parte?

O primeiro passo está na percepção que os colaboradores têm da empresa. Para isso, é importante focar em estratégias que constroem melhores ambientes de trabalho, tais como a melhoria do clima organizacional, da cultura da organização, da comunicação interna e da relação entre times. Afinal, pesquisa nos mostra que 76% dos colaboradores, quando não satisfeitos, buscam novas oportunidades.

Mas não adianta apenas melhorar o clima da empresa, é preciso manter essa imagem, então vamos entender mais sobre como fazer isso neste artigo.

O que é Employer Branding?

O Employer Branding, em português marca empregadora, consiste em uma estratégia de marketing institucional que visam construir e manter a imagem positiva de uma empresa. O intuito é melhorar ou manter uma percepção positiva da empresa, mas neste caso, os alvos não são os clientes e sim, os colaboradores.

Essa técnica de branding busca enfatizar os pontos positivos da organização, para fortalecer a sua imagem interna e extra. Isso faz com que pessoas tenham vontade de trabalharem na organização, assim é possível atrair e manter os melhores talentos para o time.

Sendo assim, quando o Employer Branding é bem executado, melhora a reputação da empresa interna e externa como um bom lugar para trabalhar, para se desenvolver profissionalmente e para criar uma carreira sólida e estruturada. Quem não quer trabalhar em um lugar assim, certo?!

Por que o Employer Branding é importante?

Muitas estão acostumadas a focar o branding da marca para o consumidor, porém muitas também esquecem que o colaborador é, na verdade, o core da empresa. Você já deve ter ouvido o famoso ditado: “as pessoas são a alma do negócio”, e essa frase nunca fez tanto sentido! Partindo do ponto que as empresas são formadas por pessoas, quanto mais a marca empregadora for atrativa a talentos, mais ela terá resultados positivos.

Além de ser importante na construção da percepção e na retenção dos melhores colaboradores, o Employer Branding também é essencial para a produtividade das equipes. Quanto mais o RH trabalha em ações para fazer com que o ambiente de trabalho seja o melhor possível, mais os colaboradores se sentirão satisfeitos e com aquela sonhada sensação de pertencimento.

Employer branding

Esses pontos positivos impactam diretamente na performance e no engajamento dos times. Os funcionários automaticamente se esforçam para permanecer na empresa, e os profissionais de fora querem suprir expectativas para entrar.

Em relação à parte financeira, o Employer Branding contribui para a redução de custos nos processos de contratação, afinal, uma boa reputação resulta na atração de profissionais muito mais qualificados, que eximem grande parte dos recursos necessários para tais processos.

Não há como mensurar a importância de uma empresa com uma imagem positiva, não é mesmo? Além de impactar os colaboradores, o RH e a empresa, ter uma boa reputação também beneficia a visibilidade que a organização tem perante seus fornecedores.

Em resumo, esses são os principais motivos pelos quais você precisa investir no Employer Branding da sua empresa:

  1. Aumenta a retenção de talentos. Nós já falamos e não deixamos de enfatizar o quanto isso é importante para as organizações.
  2. Fortalece a imagem da marca não apenas para os colaboradores e aplicantes, mas também para o próprio cliente.
  3. Aumenta a satisfação, o engajamento e, consequentemente, a produtividade e resultados dos funcionários.
  4. Pessoas satisfeitas é sinônimo de diminuição da rotatividade (turnover).
  5. Aumenta o interesse externo e faz com que novos taletos sejam atraídos para a empresa.
  6. Tudo isso gera a diminuição de gastos com demissão e contratação.

Quais são as estratégias de Employer Branding?

Antes de pensar em fazer uma estratégia de Employer Branding, é indicado fazer uma análise sobre a essência da sua marca – o que tornaria a sua estratégia totalmente personalizada. Ou seja, cada empresa têm suas características e necessidades, então cabe a você entender qual as melhores estratpegias para o momento da sua organização.

Porém, há algumas ações de Employer Branding que são o ponto de partida e se encaixam bem nas empresas. Confira a seguir:

#1 Defina uma cultura organizacional

Antes que criar uma estratégia de Employer Branding, é preciso conhecer a sua empresa e entender o cenário atual que ela se encontra. E é neste momento que entra a cultura organizacional. Ela nada mais é do que a identidade do seu negócio, ou seja: ela é algo único! É necessário ter uma presença forte e positiva, para que a sua marca seja exaltada e atrativa para os profissionais.

Quando a cultura organizacional é bem definida, é possível trazer inúmeros benefícios para sua empresa, principalmente para o clima do ambiente de trabalho.

#2 Lembre-se: funcionários satisfeitos promovem boa fama!

Quanto mais os seus colaboradores estiverem satisfeitos no trabalho, mais eles farão uma boa propaganda do seu negócio! Esse movimento é um processo espontâneo que faz parte das estratégias de Employer Branding. Certifique-se sempre de que o seu time está feliz e se sentindo bem na empresa.

Mas o que, de fato, promove uma boa satisfação dos funcionários? Bom, segundo relatório da GPTW, esses são os principais fatores: oportunidade de crescimento na empresa, qualidade de vida, valores e cultura alinhada, remuneração e benefícios, e estabilidade no trabalho.

#3 Utilize redes sociais para compartilhar histórias relevantes

Há redes como o LinkedIn, por exemplo, onde os profissionais compartilham suas histórias e às vezes viralizam – em alguns casos, contam experiências positivas sobre as empresas na qual trabalham. Torne público os acontecimentos marcantes, conte a história do seu negócio e foque sempre nas pessoas, afinal, são elas que tornam tudo possível!

Outra estratégia é promover ações que façam com que seus colaboradores também compartilhem mais sobre o dia a dia na empresa em suas redes sociais. Use a internet ao seu favor para que seu Employer Branding alcance outros horizontes.

#4 Crie uma cultura de feedback

Ter uma cultura e feedback significa dar voz aos seus colaboradores e assim, entender qual é a percepção deles. Conversas constantes deixarão você por dentro das mudanças de pensamentos, sentimentos, e a vasta gama de informações que a comunicação pode oferecer. Isso pode trazer insights relevantes sobre como está o cenário da empresa e o que precisa de atenção.

Ah, mesmo que o feedback recebido seja ruim, não desanime. Você só conseguirá fazer mudanças positivas na sua marca, sabendo o que as suas pessoas têm a dizer sobre ela.

#5 Demonstre confiança

Se a sua equipe confia em você, já é meio caminho andado. Para conquistar a confiança dos colaboradores, o primeiro passo é ter uma gestão transparente. Seja transparente e sincero com a sua equipe. O que é dito tem que fazer sentido com as ações do dia a dia. Assim, as pessoas se sentirão seguras e confiarão em você. Isso promove o crescimento dos colaboradores, e, ao mesmo tempo, do seu negócio.

#6 Faça o processo de Onboarding para novos colaboradores

O Onboarding é essencial para que o profissional não se sinta “caindo de paraquedas” no ambiente de trabalho. Esse processo é uma imersão do colaborador nas atividades da empresa, em que ele conhece os setores, o funcionamento, responsabilidades do time, etc.

A verdade é que quanto mais inteirado um novo colaborador se sente no começo da sua jornada na empresa, melhor será sua performance, sua integração e percepção da marca.

Existem muitos caminhos que podem ser traçados para tornar a sua marca reconhecida no mercado, e várias formas de implantar uma estratégia de Employer Branding nas empresas, mas o importante é lembrar que as pessoas são a alma do negócio e precisam de cuidado e atenção.

Employer Branding com a plataforma da Elofy

Utilizando a plataforma da Elofy, você não apenas conta com todas as funcionalidades necessárias para acompanhar o desenvolvimento da sua marca e a satisfação dos seus colaboradores, mas também consegue registrar, analisar e monitorar dados de maneira simples, rápida e eficaz.

Em um software amigável, intuitivo e fácil de usar, você descarta a ideia de depender de planilhas, papéis impressos, e-mails e todo o resto.

Employer branding na Elofy

E aí, gostou da nossa explicação? Conseguimos te ajudar? Deixe seu comentário! 💙

Comece agora sua jornada na Elofy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário
Manuela Centeno

Manuela Centeno

Adorei o conteúdo, faz muito sentido!