Por que e como melhorar a experiência dos colaboradores?
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Empresas que começaram a focar em melhorar a experiência dos colaboradores estão alcançando grandes resultados. Afinal, todos os profissionais buscam boas experiências no trabalho. Quem não quer trabalhar em um local adequado, com uma cultura inovadora, com processos bem estruturados e ter uma boa relação com seus colegas de trabalho? Certo?! Já te adianto que […]
Por que e como melhorar a experiência dos colaboradores?
Empresas que começaram a focar em melhorar a experiência dos colaboradores estão alcançando grandes resultados. Afinal, todos os profissionais buscam boas experiências no trabalho. Quem não quer trabalhar em um local adequado, com uma cultura inovadora, com processos bem estruturados e ter uma boa relação com seus colegas de trabalho? Certo?!
Já te adianto que a experiência dos colaboradores é uma das principais tendências de RH para 2022 e para o futuro da gestão. Por isso, cuidar desse fator virou algo tão urgente nas empresas.
Mas sabemos que o employee experience, em sua tradução para o inglês, é um conceito inovador no mercado e nem todas as empresas conhecem, de fato, sua essência e importância. Então, vamos explorar o assunto neste artigo.
O que é a experiência do colaborador (employee experience)?
O employee experience é uma estratégia de gestão que tem o objetivo de engajar os colaboradores com a empresa, oferecendo uma jornada adequada e satisfatória para todos que passam pela organização, desde o processo seletivo até o desligamento.
Todos nós já passamos por experiências negativas e positivas na vida e sempre nos lembramos das mais marcantes. O intuito de melhorar a experiência dos colaboradores com a empresa é de marcar a vida dessas pessoas da melhor forma possível e garantir o engajamento, a produtividade e uma boa marca empregadora.
Uma boa experiência durante a jornada de um colaborador vai depender de diversos fatores, como a cultura e o clima organizacional, as relações internas, a comunicação, o tipo de gestão e a liderança. Ou seja, tudo que influencia a vivência dessas pessoas dentro da empresa é um fator.
Qual a jornada do colaborador na empresa?
Como mencionamos, a experiência do funcionário acontece durante toda a sua jornada na empresa, mas o que é essa jornada? Como ela funciona?
Tudo começa na fase da atração de talentos e no processo seletivo. Ou seja, mesmo os profissionais, que não chegam a entrar na sua empresa, precisam de uma boa experiência. Depois continuamos na seguinte ordem da jornada:
- Contratação;
- Onboarding, ou seja, no processo de integração do novo funcionário;
- Engajamento do colaborador;
- Desenvolvimento e crescimento;
- Performance;
- Offboarding, ou seja, na saída do profissional.
Qual a relação da experiência dos colaboradores com o turnover e a retenção de talentos?
Uma das maiores dificuldades atuais para os profissionais de RH é reter talentos e manter uma boa taxa de rotatividade.
Vivemos em um momento que trocar de emprego para buscar melhores condições de trabalho, melhores salários e valorização profissional, é um comportamento recorrente, principalmente das novas gerações. Porém, esse cenário pode causar altos índices de turnover e maior dificuldade em reter os melhores colaboradores da empresa.
O problema é que a rotatividade causa grande impacto na área financeira e pode destruir com a integridade da organização. Mas se os profissionais buscam ambientes de trabalho agradáveis, melhorar a experiência dos colaboradores pode ser a solução que as empresas precisam.
Quando oferecemos a melhor experiência durante toda a jornada dos nossos funcionários, fazemos com que eles se sintam mais satisfeitos, deem o melhor nas suas entregas e permaneçam por mais tempo na empresa. Então, além de diminuir o turnover, essa estratégia melhora a retenção de talentos e traz muitos outros benefícios que veremos a seguir.
Por que é tão importante melhorar a experiência dos colaboradores?
Quantas vezes você já ouviu que os colaboradores são os protagonistas de uma empresa? De fato, sem os profissionais exercendo suas funções com qualidade, nenhum negócio prospera.
Não é atoa que 67% dos CHRO’s, ou seja, os chief human resources officers, estão priorizando a experiência de seus colaboradores em todos os momentos de suas jornadas na empresa. Ter uma boa experiência, desde a contratação até o desligamento, pode mudar a relação entre o colaborador e a empresa e, consequentemente, trazer diversos benefícios.
Uma boa experiência resulta em satisfação e esse é um fator essencial para a gestão. Quando um colaborador está satisfeito, ele costuma ser mais engajado, produtivo e dedicado no trabalho. E tudo isso resulta em melhores entregas, maiores resultados e, como já mencionamos a cima, maior a permanência na empresa.
Além de ajudar a melhorar a gestão de pessoas, criar uma boa experiência dos colaboradores é uma estratégia que impacta a marca empregadora, ou seja, a forma como a imagem do seu negócio é construída na percepção dos seus funcionários e de outros profissionais que não, necessariamente, trabalham na empresa. Ter uma boa marca empregadora é uma forma de manter um bom diferencial competitivo e de atrair talentos.
Em resumo, esses são os benefícios de uma boa experiência dos colaboradores, que são de extrema importância para a empresa:
- Ajuda a atrair e reter talentos;
- Diminui as taxas de turnover e absenteísmo;
- Melhora a marca empregadora;
- Melhora o engajamento, a produtividade e a performance dos funcionários;
- Ajuda no diferencial competitivo no mercado;
- Diminui custos e ajuda a melhorar os resultados da empresa.
Como melhorar a experiência dos colaboradores com a empresa?
Antes de te mostrar estratégias de melhoria, é importante entender quais os principais fatores que levam os profissionais a terem uma boa experiência na empresa.
Claro que, cada caso tem suas variações, até porque lidamos com pessoas diferentes. Essas diferenças de comportamento, de geração e até de áreas de atuação podem influenciar na vivência dentro da empresa. Mas, no geral, esses são os fatores que ajudam a melhorar a experiência dos colaboradores:
- Respeito, empatia e segurança psicológica: o primeiro passo para que qualquer experiência seja no mínimo satisfatória é ter um ambiente respeitoso, empático e oferecer confiança e segurança para seus colaboradores.
- Transparência: é importante ser transparente em todas as etapas da jornada. Quando damos informações verdadeiras e claras sobre as decisões e ações da empresa, ajudamos nossos colaboradores a compreenderem as diversas situações e mostramos o quanto eles importam.
- Liderança e gestão humanizada: se estamos lidando com pessoas, precisamos de líderes preparados para gerir equipes de forma mais humanizada, com proximidade e eficiência. Isso torna a experiência mais agradável e profissional.
- Valorização e desenvolvimento: todos os profissionais querem crescer e se desenvolver, ninguém quer ficar no mesmo cargo, fazendo as mesmas funções para sempre e, muito menos, sem valorização e reconhecimento. Para garantir uma boa experiência, precisamos também ajudar nossos colaboradores a darem passos nas suas carreiras e valorizá-los pelas suas entregas.
Agora que você sabe quais os fatores que influenciam um bom employee experience, vamos entender como implementar essa estratégia na sua empresa.
#1 Ouça seus colaboradores
Como melhorar a experiência dos colaboradores, se você não sabe quais as suas expectativas no trabalho? Antes de tomar qualquer decisão, ouça as pessoas da sua empresa, entenda quais suas dores, dificuldades e expectativas no trabalho.
Para isso, você pode usar o feedback, a reunião de 1-1 e pesquisas variadas. Essas são ferramentas de gestão que podem trazer insights da opinião de seus colaboradores e do cenário atual da empresa.
#Dica: a Elofy pode te ajudar a otimizar esse processo. Nós oferecemos uma plataforma com essas e outras funcionalidades essenciais para cuidar da performance e engajamento dos seus funcionários e te ajuda a alcançar grandes resultados.
#2 Estabeleça e esclareça sua cultura organizacional
A cultura organizacional se resume nas crenças e valores da empresa, nas expectativas comportamentais e formas aceitáveis de se relacionar e de conduz o negócio. Quando estabelecemos uma cultura forte, inovadora e saudável, também aumentamos a satisfação dos colaboradores, o engajamento e a performance.
Além de que, uma boa cultura também é uma forma de alinhar as expectativas de bons comportamentos e assim, melhorar a experiência dos colaboradores em cada passo das suas jornadas na empresa.
#3 Cuide do clima organizacional
Quanto melhor a percepção do funcionário com o ambiente de trabalho, melhor será sua experiência na empresa.
Um bom clima organizacional se dá por vários componentes, pela eficiência da comunicação, pelas oportunidades de crescimento interno, pelo bem-estar e relacionamentos entre os profissionais de cada time. Ou seja, quando cuidamos desses fatores, melhoramos a experiência dos colaboradores, principalmente, durante as etapas de engajamento, desenvolvimento e performance da jornada.
#4 Invista no bem-estar dos seus colaboradores
Com tantos casos de estresse no ambiente de trabalho, o bem-estar virou prioridade! Investir em programas e ações que cuidem da saúde emocional e física é uma forma muito eficiente de garantir que a experiência dos colaboradores sejam boas, adequadas e saudáveis.
#5 Capacite suas lideranças e colaboradores
Seja na hora da contratação, ou em qualquer etapa da jornada de um colaborador, é importante que todas as pessoas das empresas estejam alinhadas com a cultura, com as expectativas e tenham skills comportamentais que as capacitem para se relacionar com outras pessoas do time.
Poucos dão importância para as soft skills, mas essas habilidades são essenciais para melhorar os comportamentos e relações, principalmente, com as lideranças da empresa.
Por isso, desenvolver e capacitar seus profissionais com habilidades de comunicação, inteligência emocional, gestão de tempo e gestão humanizada, é uma forma de melhorar a experiência dos colaboradores com a empresa e com seus times.
O segredo de implantar e melhorar a experiência dos colaboradores é entender qual a jornada que esses profissionais fazem na sua empresa, quais os pontos mais marcantes dessa caminhada, quais suas expectativas e quais ações podem garantir bons momentos.
E nunca se esqueça de ouvir seus funcionários e acompanhar os resultados das suas ações, essa é a única forma de manter e sempre melhorar o employee experience na sua gestão.
Manuela Centeno
Adorei o conteúdo, faz muito sentido!