Cultura de feedback: a estratégia que virou foco do RH

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Nos últimos anos, o RH vem cuidando cada vez mais da cultura organizacional. E uma das principais estratégias para manter o engajamento e o desempenho dos times, é com a cultura de feedback. Já sabemos da importância do feedback contínuo nas empresas. Na teoria, dar feedbacks é essencial para a gestão, mas 23% dos profissionais […]

Cultura de feedback: a estratégia que virou foco do RH

Nos últimos anos, o RH vem cuidando cada vez mais da cultura organizacional. E uma das principais estratégias para manter o engajamento e o desempenho dos times, é com a cultura de feedback.

Já sabemos da importância do feedback contínuo nas empresas. Na teoria, dar feedbacks é essencial para a gestão, mas 23% dos profissionais ainda não estão satisfeitos com a constância que recebem retornos de seus trabalhos.

A verdade é que os profissionais prezam por mais e mais retornos sobre seus trabalhos, mas nem todas as empresas conseguem satisfazer esta necessidade. Por isso, vamos falar sobre uma estratégia que pode mudar este cenário, neste artigo. Boa leitura!

Por que a cultura de feedback é tão importante?

O feedback é uma ferramenta essencial na gestão pois permite que um problema seja resolvido rapidamente, e/ou que um funcionário seja reconhecido com eficácia. Entretanto, não adianta dar um feedback para seu time uma vez no ano. Os resultados não serão tão bons assim.

Ao contrário do que muitos pensam, os colaboradores querem receber feedbacks, só assim é possível seguir um caminho mais assertivo para o sucesso. Afinal, estes retornos criam oportunidades de aprendizado e crescimento para todos.

A estratégia que resolve este gap entre pessoas que querem receber retornos e gestores que não conseguem manter uma constância, é a cultura de feedback.

Empresas, que implementam uma cultura do feedback eficiente, conseguem promover um ambiente de trabalho que preza por feedbacks constantes, transparentes e honestos, por todos da empresa.

A cultura de feedback está relacionada com uma gestão de pessoas mais humanizada e eficiente; por isso, também influencia diretamente a experiência do colaborador.

São diversos benefícios, não é atoa que os gestores de RH estão priorizando esta estratégia.

Quais os benefícios da cultura de feedback para a empresa?

Uma cultura que preza por feedbacks traz diversos benefícios para a gestão, vamos olhar com mais detalhes os principais:

• Melhorar o clima organizacional: a cultura de feedback faz com que os times sejam mais transparentes em relação aos problemas e dificuldades no trabalho, isso gera maior conexão e acaba criando um ambiente de confiança e transparência.

• Aumentar o engajamento entre as equipes: ao dar feedbacks, os colaboradores tendem a se sentir mais próximos ao seu time e, consequentemente, se fazem mais presentes nas ações da empresa.

• Aumentar o desempenho dos colaboradores: o feedback acaba sendo como um guia para o sucesso dos profissionais. Assim, com esta cultura é possível motivar e ajudar seu time a manter um alto desempenho.

• Garantir o crescimento e desenvolvimento: quando você guia seu colaborador, acaba mostrando quais as melhores ações e formas de crescimento na empresa. Isso incentiva o desenvolvimento dos times e até aumenta a qualidade das entregas.

• Melhorar a comunicação interna: o feedback acaba fortalecendo a comunicação entre o time, o que é um ótimo exercício para melhorar a comunicação interna.

Quais os componentes de uma boa cultura de feedback?

Uma boa cultura do feedback não se dá apenas pelo ato de dar feedbacks o tempo todo. Existem componentes essenciais para que esta estratégia seja, de fato, eficiente. Vamos citar os principais, a seguir.

1. Comunicação assertiva: é essencial que a sua cultura de feedback preze por uma comunicação assertiva e não violenta. Sabemos o quanto os ruídos de comunicação podem atrapalhar um feedback e criar conflitos desnecessários.

2. Transparência: um feedback só é efetivo quando transparente. Afinal, trazer um retorno que foge da realidade não leva a empresa a lugar nenhum. Por isso, uma boa cultura deve incentivar a transparência, sem medo de punições.

3. Inteligência emocional: este é um fator essencial, pois garante que todos os envolvidos irão lidar melhor com as diversas situações, sem afetar outras pessoas emocionalmente. Isso faz com que o feedback seja respeitoso e profissional.

4. Diálogo: uma boa cultura de feedback preza por diálogos e não apenas um monólogo, no qual uma pessoa dá um feedback e a outra apenas recebe. É importante ter uma troca, é importante que todos falem e saibam ouvir o que o outro tem para dizer.

5. Embasamento em dados: um bom feedback precisa ter um embasamento real e assertivo. Por isso, é tão importante que a cultura impulsione o uso de dados não só para fazer decisões, mas também para dar feedbacks, sejam positivos, de melhoria, de reconhecimento.

Como criar uma cultura de feedback saudável e assertiva?

Criar e implementar uma cultura que incentive o feedback pode parecer simples, mas não podemos deixar de ressaltar o quanto é importante que você se atente a pequenos detalhes desta estratégia.

Para te ajudar a criar esta cultura que seja, de fato, saudável e eficiente tanto para os colaboradores, quanto para a empresa, nós trouxemos algumas dicas.

#1 Constância é o principal ponto, mas é preciso de cuidado

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas entendem constância como apenas dar um feedback a cada duas semanas e ponto. Não é bem assim que funciona.

É preciso de cuidado, porque nem sempre os colaboradores vão estar dispostos a dar um feedback, principalmente se sua empresa já sofre de desengajamento e insatisfação. Assim é importante, antes de tudo, mudar as expectativas comportamentais e as formas de se relacionar.

Nossa sugestão? Comece desenvolvendo as habilidades comportamentais das lideranças. Os líderes têm um papel de grande influência para seu time.

Quando os gestores se relacionarem bem com seus liderados e começarem a dar retornos constantes, se colocarem disponíveis para conversar com transparência, a cultura do feedback começará a fazer parte da rotina daquele time. E quando isso acontecer, é hora de manter a constância desejada e incentivar esta troca.

#2 Garanta que o clima esteja favorável

O clima organizacional pode influenciar o comportamento dos colaboradores em relação à empresa. Claro que, um clima ruim, de muitos conflitos e problemas, será desfavorável para uma cultura de feedback saudável.

Assim, é importante sempre monitorar e garantir que o clima esteja adequando para que a estratégia funcione como esperado.

Além de que, um bom clima também garante a transparência e assertividade na comunicação. Todo empresa deve oferecer um espaço seguro para que os funcionários compartilhem feedback.

#3 Desenhe uma estratégia que seja bem clara

A constância do feedback, a forma como ele deve acontecer, dependerá de cada empresa. Mas vale lembrar que as expectativas precisam ser claras, principalmente para os gestores.

Algumas perguntas que você pode fazer para desenhar e implementar esta estratégia são: “Qual a constância é importante para dar feedbacks?”, “De que forma vamos dar estes feedbacks? Através de reuniões 1-1s? De reuniões em times?”, “Quando os feedbacks precisam ser anônimos? E quando devem ser privados?”, “Qual a linguagem de devemos usar?”.

A clareza da estratégia é quem ditará o sucesso. Sem uma expectativa bem estabelecida, os colaboradores acabam se perdendo no propósito, e isso pode causar maior desmotivação e desengajamento.

#4 Saiba balancear os tipos de feedback

Uma cultura de feedback nunca será saudável se ela prezar apenas por feedbacks construtivos, por exemplo. É importante saber balancear o tipo de comunicação.

Existem vários tipos de feedback, seja de reconhecimento, um feedback de desempenho, para comemorar uma conquista, para instruir o time em uma tarefa, para mostrar melhorias e até para guiar um colaborador no seu desenvolvimento.

Quando criamos uma cultura que varia o tipo de retorno, que preza por dar feedbacks diversos em momentos específicos, mais saudável e eficiente a estratégia se torna.

#5 Nunca esqueça de monitorar

A cultura está em tudo, na comunicação, nas decisões, nas relações e em todos os processos da empresa. Certo? Bom, o que muitas vezes esquecemos é que a cultura, se não for monitorada, pode ir se moldando no dia a dia.

Assim, é essencial que os gestores estejam sempre monitorando a cultua do feedback. Por isso, sempre observe como os feedbacks estão acontecendo, se eles estão acontecendo, se as expectativas estão sendo atendidas. Caso contrário, é preciso conversar com os colaboradores e mudar a abordagem.

Por que a tecnologia é essencial para garantir uma boa cultura do feedback?

Se você chegou até aqui, já sabe o quanto a cultura do feedback pode transformar sua gestão de pessoas. Mas ainda sim, garantir a eficiência dessa estratégia só é possível com a ajuda da tecnologia e nós vamos te contar o porquê.

É muito trabalhoso implementar e monitorar uma cultura de feedbacks contínuos sem nenhum registro e muito menos sem nenhum dado, principalmente em grandes times. A boa notícia é que nós temos a solução!

Com a Elofy, seu time pode solicitar e receber feedbacks a qualquer momento. Além de que você consegue visualizar, monitorar e gerar insights que te ajudam a entender melhor o cenário da sua empresa. Sem contar com nossas funcionalidades de 1-1, pesquisas e elogio.

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1 comentário
Manuela Centeno

Manuela Centeno

Adorei o conteúdo, faz muito sentido!