Pular para o conteúdo
Home > Desenvolvimento > Desenvolvimento das equipes e liderança: entenda a relação
Home > Desenvolvimento > Desenvolvimento das equipes e liderança: entenda a relação

Desenvolvimento das equipes e liderança: entenda a relação

Incentivar o desenvolvimento das equipes é uma das melhores estratégias para alcançar metas e resultados. Isso porque quando um colaborador cresce, a empresa, consequentemente, cresce. Mas de quem é o papel de ajudar no desenvolvimento interno dos funcionários? O RH, o líder ou o próprio colaborador? De imediato já podemos responder que é papel de todos, mas as lideranças têm um destaque nesse processo.

Os líderes são as pessoas mais influentes para seus times. Bons líderes, ao contrário de chefes, conseguem extrair o melhor de seus liderados e podem mudar a realidade da empresa, apenas com uma gestão mais eficiente e estratégica.

Uma das principais formas de implementar estratégias mais eficientes na sua gestão de pessoas é incentivando e investindo no desenvolvimento das equipes. Uma pesquisa da Gallup mostra que empresas que fizeram um investimento estratégico no desenvolvimento de seus funcionários aumentaram a lucratividade em 11%, além de terem duas vezes mais chances de reter seus talentos na empresa.

O desenvolvimento é muito benéfico, por isso, vamos conversar mais sobre o assunto a seguir.

Por que investir no desenvolvimento das equipes?

Em geral, quando falamos em desenvolver pessoas das empresas, o primeiro motivo que aparece em pauta é a qualificação dos colaboradores para fazer melhores entregas e gerar mais resultados. De fato, o desenvolvimento influencia na qualidade do trabalho, mas por que isso acontece? Será que é apenas pela qualificação de competências técnicas?

Desenvolver os colaboradores é uma estratégia que reforça a valorização do funcionário dentro da empresa. Só que a valorização influencia também a satisfação, a motivação, o engajamento e a produtividade, está tudo inter-relacionado. A verdade é que o desenvolvimento acarreta muitos benefícios e, no final das contas, acaba sendo uma das principais soluções para a nova realidade do mercado.

São inúmeros ganhos, então que tal olhar mais de perto os principais?

  1. Melhora o diferencial competitivo: as mudanças do mercado são rápidas, por isso, manter seus colaboradores motivados e atualizados é essencial para melhorar o diferencial competitivo da sua empresa com seus concorrentes.
  2. Ajuda a diminuir a rotatividade dos colaboradores: o turnover é muito preocupante quando alto. Porém, ao investir no desenvolvimento e na motivação, essa taxa tende a baixar. Isso acontece porque pessoas buscam crescer profissionalmente, ninguém quer ficar estagnado em um cargo para sempre. Mas a melhor parte é que, ao diminuir essa taxa, consequentemente, você também está aumentando a retenção de talentos.
  3. Incentiva a inovação: quanto mais competências seus colaboradores adquirirem, mais oportunidades de inovação a empresa terá. E inovar é essencial para o crescimento, principalmente, em um mercado cada vez mais competitivo.
  4. Fortalece a marca empregadora: como mencionamos, as pessoas buscam pelo crescimento profissional. Desenvolvimento virou um quesito muito importante para atrair mais talentos e para transformar a forma como sua marca é vista no mercado.
  5. Aumenta as competências dos funcionários: sejam competências técnicas ou comportamentais, incentivar o desenvolvimento é essencial para fornecer uma carga de habilidades essenciais para melhor qualidade das entregas e dos relacionamentos dentro da empresa.

O desenvolvimento das equipes não é obrigatório, porém, é essencial para manter a integridade da empresa e trazer bons resultados. Vale a pena lembrar que, para desenvolver as pessoas da sua empresa, não é só sobre comprar cursos e treinamentos, existem várias formas de trazer mais informação e conhecimento, o importante é incentivar esse movimento. Mas fique tranquilo, vamos falar mais sobre isso no decorrer do artigo.

Qual o papel da liderança na empresa?

O papel do líder no desenvolvimento das equipes

Bom, agora já sabemos o porquê é tão importante focar no desenvolvimento das equipes e dos colaboradores em geral. Mas a pergunta que não quer calar: qual o papel da liderança em tudo isso? Certo?

Para responder essa questão, vamos primeiro olhar para qual o papel da liderança na empresa.

Um líder é uma figura inspiradora para seus liderados, ele é capaz escutar e se comunicar assertivamente, possui competências comportamentais de respeito e empatia, além de sempre focar no crescimento e em uma gestão humanizada, flexível e saudável.

Isso significa que o papel da liderança é muito diferente do papel de um chefe apenas. Líderes têm a responsabilidade em extrair o melhor de sua equipe, de guiar os colaboradores para o sucesso e para alcançar as metas da empresa. Entretanto, para que isso aconteça é preciso que líderes foquem em ações que incentivem esses resultados, tais como o desenvolvimento das equipes.

O que um líder pode fazer pelo desenvolvimento das equipes?

Segundo artigo da Harvard Business Review, os profissionais não querem trabalhar para chefes que não se interessam pelo desenvolvimento e não os ajuda a aprofundar e aprender novas habilidades. E não é atoa que um dos principais motivos que levam os funcionários a se desligarem é uma gestão de pessoas ruim por parte de seus gestores.

Então se o desenvolvimento das equipes é tão importante, o que esses líderes podem fazer para que isso, de fato, funcione na empresa?

#1 Desenvolva um bom relacionamento com seu time

O desenvolvimento das equipes depende primeiramente da relação entre líder e liderados. Se você não conhece seus colaboradores, não ouve suas dificuldades e seus planos para o futuro, você não consegue desenvolver ações para ajudá-los.

Um bom líder é capaz de ter um bom relacionamento com sua equipe, para assim, conseguir criar estratégias eficazes para desenvolvê-los.

#2 Faça uma avaliação de desempenho

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que traz uma visão ampla sobre a performance das equipes de uma empresa. Sua finalidade é mensurar o progresso dos colaboradores e ajudar gestores e líderes a tomarem decisões assertivas.

Com essa avaliação, você consegue ter insights da situação atual da sua equipe e identificar quais competências precisam ser desenvolvidas e aprimoradas para alcançar melhores resultados. Também é uma forma de conhecer sua equipe e guiá-la para o sucesso profissional junto com o sucesso da empresa.

#3 Aposte no PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)

Após realizar a Avaliação de Desempenho, líderes também podem desenvolver um Plano de Desenvolvimento Individual, uma ferramenta que alinha a carreira do colaborador com suas competências e o prepara um caminho de crescimento na empresa.  

O PDI é uma forma de guiar os colaboradores da sua equipe, mostrando o caminho que deve ser feito para o crescimento e desenvolvimento profissional junto com a empresa.

#4 Estipule um plano de carreira

Outra forma que líderes podem contribuir para o desenvolvimento das equipes é estipulando um plano de carreira para cada profissional do time. Essa ferramenta traça as expectativas da empresa em relação ao colaborador e as possibilidades de crescimento com o tempo.

O foco do plano de carreira é 100% no desenvolvimento profissional de cada pessoa e também serve como um guia para o futuro do colaborador na empresa. Além de tudo, é uma forma de motivar e engajar o seu time com a empresa.

É importante que nesse plano determine claramente as competências necessárias para alcançar outros cargos e patamares em médio ou longo prazo.

#5 Invista em treinamentos externos

Quando possível, a empresa também deve investir em treinamentos e capacitação, para garantir que as habilidades dos colaboradores sejam desenvolvidas, principalmente competências técnicas.

Hoje é possível encontrar diversos cursos, treinamentos, workshops, palestras com profissionais e especialistas de várias áreas com facilidade. E essa ação é muito importante para atualizar sua equipe de boas práticas e novas tendências para melhorar as entregas e desenvolver um diferencial competitivo.

Outra forma de estimular a realização de treinamentos é oferecendo bolsa de estudos para cursos especializantes, graduação e pós-graduação.

Algumas empresas ignoram essa prática, muitas vezes por envolver um gasto financeiro, mas lembre-se que treinamentos e capacitação é um investimento e traz grandes resultados a longo prazo.

#6 Dê feedbacks contínuos

Uma ferramenta muito subestimada é o feedback. É papel da liderança dar um retorno sobre o trabalho de seus colaboradores, afinal, como eles vão identificar quais os pontos de melhoria e de sucesso?

O feedback é essencial para ter uma boa gestão, pois além de ser uma forma de evitar problemas e melhorar performance dos funcionários, também é uma maneira de incentivar o desenvolvimento das equipes.

Quando líderes apostam em dar feedbacks contínuos, sejam de melhorias ou de reconhecimento, esses retornos vão motivar seu time e ainda mostrar quais os próximos passos para o sucesso na empresa.

#7 Acompanhe o desempenho

Incentivar o desenvolvimento das equipes é essencial, mas não apenas tomar ações para que isso aconteça, é preciso também acompanhar os resultados.

Uma forma de medir e acompanhar o desenvolvimento é através do desempenho de cada colaborador. Olhar para a performance, para a produtividade e o engajamento individual vai trazer insights sobre como está o dia a dia da sua equipe.

Não se esqueça de usar a análise de dados a seu favor. Afinal, quando usamos dados para entender os resultados, conseguimos tomar decisões mais assertivas na gestão.

Como a Elofy pode te ajudar?

Incentivar o desenvolvimento das equipes pode ser um grande desafio, mas é papel da liderança olhar e ajudar seus colaboradores nesse processo, até porque, de fato, times com habilidades atualizadas alcançam maiores resultados.

A Elofy é uma plataforma que pode te ajudar a otimizar sua gestão de pessoas, inclusive o desenvolvimento dos seus colaboradores. Nós oferecemos funcionalidades essenciais para incentivar o crescimento desses profissionais de forma simples e prática, tais como PDI, Feedbacks, Avaliação de Desempenho, Sucessão e 1-1s.

Tela da Elofy
tela da Elofy

A melhor parte é que nossa plataforma também oferece um analytics para te ajudar a acompanhar seus colaboradores e trazer muitos insights para sua tomada de decisões.

Gostou do Artigo?   Compartilhe

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Fique por dentro de nossos conteúdos e novidades sobre nosso produto